Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como chavear 2 pré amp com chave + footswich


Jemec

Posts recomendados

Boa Tarde!

Fiz dois pré amplificadores e estou fazendo a troca ou seja alterando entre o IN_1 e o IN_2 utilizando uma chave. Como na figura abaixo.
Mas além da chave de pressionar quero alterar os canais através de um footswitch, mas estou tendo dificuldade de conseguir encontrar a solução.

Figura.thumb.jpg.f10dd32b5688351611cef700012978a9.jpg

adicionado 9 minutos depois

A primeira tentativa obvia foi colocar o Jack e chaveando. Ou seja, quando pisar no botão, ou seja, pressionar o botão o jack conecta o IN_2 ao sinal. Mas ai somaria o IN_1 + IN_2. O que teria que bolar é. Quando através do footswitch, acionado o IN_1 abre e o IN_2 aciona. 

adicionado 9 minutos depois

Figura2.thumb.jpg.e9bbbbb052221067ed12fcbe0824f839.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa fazer um sistema do tipo three way, igual os interruptores paralelos que acendem lâmpadas nas casas.

Se o seu footswitch tiver 3 terminais é possível fazer usando um relé. Se não tiver, aí são dois relés.

Se os sinais forem de baixa intensidade, aí dá pra usar circuitos integrados do tipo 4066 ou 4053 no lugar do(s) relés.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui bolar a ideia, mas tenho que ver como realizar.

adicionado 7 minutos depois

370350130_Seleo.thumb.jpg.bc7fa4c49342c6987b887b8de54a43e5.jpg

adicionado 11 minutos depois

Tenho a chave manual. No qual seleciona o Pré 1 e o Pré 2 normalmente. Fazendo com que o U1:C conduza normalmente. e o Jack nesse caso está aberto "Footswitch". Quando coloco o jack e fecho ai o U1:C abre e o U1:B fecha.

Será muito complexo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui fazer um esquema utilizando 4066, mas ai teria usar uma outra chave. Que seria pra selecionar Footswitch ou Chave manual,

adicionado 7 minutos depois

foot_manuakl.jpg.85045e2f9fa38c92a20e9ab4c44bee18.jpg

Ai se for utilizar chave manual, seleciono na outra chave de seleção como manual e faço mesma com para utilizar o footswitch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Jemec disse:

Será muito complexo?

Com o 4066 dá pra fazer, mas precisa de umas coisas a mais.

 

Com o 4053, só precisa dele mesmo e de um lugar pra tirar tensão entre 5 e 12V.

imagem402.GIF.11d473f89822bb3eb1cc2da1ebdb8913.GIF

Dê uma olhada no datasheet do 4053 pra entender um pouco melhor como ele funciona. Essa forma como ele aparece no Proteus é meio confusa de entender.

Não aparece, mas o pino 16 é o positovo, os pinos 7 e 8 são ligados ao negativo junto com o 6 e o 9.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui fazer com 4066 pelo menos no Isis funcionou.

chaveamento_4066.thumb.jpg.0b5418c8c59420c846d6b40508882c65.jpg

adicionado 8 minutos depois

SW1 é o chaveamento manual, SW4 é a chave que seleciona manual ou FootSwitch, no qual posso utilizar uma chave dupla, no qual quando acionado a chave que seleciona a entrada, já seleciona  a saída. São usado dois 4066. Quando o jack footswitch está no nível lógico baixo está em no IN_2 e quando não está no nível lógico baixo o IN_1 é selecionado.

adicionado 11 minutos depois

@Mestre88 Obrigado! Vou testar sua ideia, me parece mais simples.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...