Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Criar programas com "interface"


Ir à solução Resolvido por DiF,

Posts recomendados

Boa noite pessoal,

 

Para muitos pode parecer um assunto besta, porém preciso de uma ajudinha, estou aprendendo bastante sobre linguagem c, e até o momento só programei programas nas "telinhas pretas", queria avançar e aprender a fazer uma interface mais bem trabalhada, como se fosse um programa para um cliente, até o momento descobri um complemento chamado allegro, porém não parece ser bem o que procuro... Alguém poderia me ajudar?

 

Eu devo trocar de linguagem para este fim ou vocês me recomendam fazer a troca pelo c ser ultrapassado?

 

Queria algo simples como a interface do Android Studio em que você define onde são os botões, o que eles fazem com um pouco mais de praticidade, isso existe?

 

Abraços galera, se puderem anexar alguns livros para que eu possa dar uma estudada agradeço ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@Augusto Megres Olá,

Com a linguagem C, você não vai conseguir criar interface gráfica (GUI) .

É necessário o C++. 

Você pode ver um exemplo aqui: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/bb384843.aspx

 

3 horas atrás, Augusto Megres disse:

vocês me recomendam fazer a troca pelo c ser ultrapassado?

Não é ultrapassado, é bastante usada ainda, porém para o seu objetivo que é interface gráfica, tem que ser o C++  que usa orientação a objetos.

 

Se você já programa e tem noções do C, pode ir para o C++

 

3 horas atrás, Augusto Megres disse:

Queria algo simples como a interface do Android Studio em que você define onde são os botões, o que eles fazem com um pouco mais de praticidade, isso existe?

Isso depende da IDE usada.  O visual studio acho que oferece isso também( não posso dizer com certeza)

O Netbeans tem suporte,  o Eclipse for C++ tem suporte além de outras IDEs.

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://glade.gnome.org/É possível criar uma GUI com C, usando uma biblioteca, mas a variedade de bibliotecas é menor do que uma linguagem como C++ ou outra de mais nível maior.

 

Um exemplo com GTK+, que é uma biblioteca bem comum para criar GUI's em C.

 

Outros exemplos de bibliotecas GUI para C:

- Nuklear

- libui

- IUP

 

Tem o ncurses também, para criar TUI (interface em terminal), mas aí fica limitado ao uso em terminais (sistemas baseados em Unix).

 

Existem outras, mas não sei se algum proporcionar a praticidade como a do Android Studio (pelo menos para C), mas essas parecem estar melhor documentadas. De qualquer forma, talvez o Glade ajude no caso de GTK+.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto Megres    você pode fazer  interface usando a API do windows , nesse link tem informações de como usa-la  :

http://vulms.vu.edu.pk/Courses/CS410/Downloads/Charles Petzold - Programming Windows - 5th Ed.pdf

e nesse também

https://forum.zwame.pt/threads/tutorial-programar-para-windows.75878/:

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para C++ um framework bem interessante é o QT Creator

 

Tem um curso sobre QT no canal do professor bruno:

 

 

No decorrer do curso ele ensina criar um controle de vendas e estoque completo usando SQL. Se seu intuito é criar aplicações comerciais pode ser um bom ponto de partida.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...