Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação PC de cerca de R$3.500,00


Posts recomendados

Oi pessoal, tudo bem?

Bem, tenho uma config. um pouco antiga em casa e estava pensando em comprar um PC novo, cuja finalidade principal seria jogar.

Eu costumo jogar LoL, Dota, Starcraft2 e alguns títulos mais antigos via Steam, até aí meu PC me serve bem, mas também gostaria de jogos mais novos
como DS3 e até o RE2 que será lançado ano que vem, Shadow of the tomb raider, vampyr, wolfenstein I e II, DOOM, fallout etc..

 

image.png.79fae9ff13153f30b7b37eaa8376ebd2.png

Esta é minha config atual. Minha placa-mãe está dando os doces, os conectores estão péssimos e o driver de audio gosta de me sacanear diariamente.

 

Andei fazendo uma pesquisa de peças/preço e li várias discussões, inclusive sobre especulação dos preços e quanto mais leio mais difícil é tomar qualquer decisão.

As peças que me interessei foram as seguintes:

 

Processador

Intel Core i3-8100 (R$ 636) / Intel Core i5-8400 (R$1038) ou AMD Ryzen 5 2600 (R$993)

Placa-Mãe

Asus Prime H310M-E/BR M.2 - LGA1151 (R$400) ou Asus Prime A320M-K/BR - AM4 (R$330) / Gigabyte GA-A320MA-M.2 - AM4 (R$339)

RAM

Todas 8GB 2400MHz: TeamGroup Elite(R$398), Memory One Platinum(R$418), Geil Evo Potenza(R$420), Corsair Vengeance(R$422), Kingston HyperX(R$453)

GPU

Placa de Vídeo PNY GeForce GTX1060 6GB GDDR5 (R$1292

Fonte

Fonte Corsair CX Series 550W 80 Plus Bronze (R$290) 

 

Essas configs saem por volta de 3,8k (AMD) e 3,9k (Intel) numa loja aqui da cidade (já somei gabinete)

 

Vou listar as (várias) perguntas que tenho

1 - É uma configuração boa? Tem gargalos ou excessos? 

2 - Pelo que pesquisei de preços das peças, estão todos ok, alguns mais baratos outros um pouco mais caros, mas que devem compensar o frete, o que acham?

3 - Placas mãe "BR" são de boa qualidade?

4 - Essa fonte de 550W é adequada? 

5 - Preciso trocar pra um monitor de maior frequência? Li que a 1060 com monitor 60Hz é desperdício do que ela pode oferecer

6- Pretendia usar um pente de 8GB de RAM mas lii por aí que esses processadores necessitam de 16GB de RAM pra funcionarem bem, é verdade?

7 - Li também que atualmente os Ryzen são o melhor custo benefício, mas que esquentam mais que Intel. Deveria me preocupar com isso? Tenho bastante receio disso, já tive problemas seríssimos de aquecimento com um Phenom II.

8 - Em alguns benchmarks o i3 8100 roda de maneira bem similar ao r5 2600 e i5 8400, a diferença de preço é bem justificada? Eu também usaria o PC pra navegar, e trabalhar com texto.

9 - Vi que na Pichau tem configurações parecidas e mais baratas, questionei eles sobre as marcas da fonte e da memória e me bloquearam na rede social, então fiquei com medo de serem bombas. É confiável? Alguém já comprou de lá?

10 - E por fim, li (até aqui no Clube do Hardware) que os preços de memória e GPU estão muito altos agora. Este é um bom momento de se investir num computador? Será que os preços baixam ainda (em função de dólar, bitcoin e etc) ou dá pra comprar sem futuro peso na consciência?

 

Desculpem se me passei e brigado pela atenção de vocês

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Arkaron Olá, seja bem-vindo ao fórum :) 

 

Os Intel não possuem um custo/benefício muito legal, hoje em dia acho mais interessante ir no Ryzen mesmo. Placa de vídeo a RX580 tem desempenho semelhante a 1060 6GB e costuma estar mais barata. Fonte pode ver uma CX450 que já leva, porém não tem problema se preferir a 550.

 

Agora vamos as suas dúvidas, tentarei responder o melhor que eu puder.

 

1 - É uma configuração bastante equilibrada e excelente para jogar em Full HD no alto~ultra. O Ryzen 5 e i5 te deixariam até com folga para mais na frente colocar uma placa de vídeo mais forte.

2 -  Dá para achar algumas coisas mais baratas, Ryzen 5 2600 você vê por uns R$890, também olhe o Ryzen 5 1600 que aparece por até R$630 e é perfeitamente capaz de levar a 1060/580. Memória RAM, HDs e SSDs costumam ter um preço bacana no Mercado Livre e com frete grátis.

3 - O BR significa apenas que foi fabricado aqui, até onde sei não há diferença entre uma A320M-K e uma A320M-K/BR, talvez você encontre o nosso idioma só na segunda.

4 - Como disse antes, uma de 450 já leva, mas essa de 550 é excelente e se pensa em mais para frente colocar uma GPU mais poderosa que necessite de mais conectores, é uma ótima escolha.

5 - De forma alguma, a 1060 com 60hz está perfeito pois jogos AAA de hoje em dia é nessa faixa mesmo de FPS que ela fica com tudo no ultra. Frequência maior com essa configuração, só se for jogar de e-sports (CSGO, Overwatch, etc.).

6 - De forma alguma. Mais RAM é sempre bom, porém 8GB basta e pode sempre adicionar mais depois. O que acontece é que os Ryzen tiram certa vantagem de dual channel, porém isso é mais visto quando usa-se os Ryzen com vídeo integrado (2400G e 2200G) sem GPU.

7 - AMD esquentar é história antiga, e hoje em dia os Ryzen vem com excelente cooler de fábrica, melhores que o da Intel até.

8 - Para jogos, nessa GPU será similar, porém o Ryzen 5/i5 te darão uma margem melhor para upgrade, isso é especialmente verdade para os Ryzen cujo a plataforma terá mais dois lançamentos. Além disso, Ryzen é bem melhor para outras atividades. Volto a recomendar o Ryzen 5 1600, pessoalmente acho ele o melhor processador custo/benefício atual.

9 - Pichau tem uma boa reputação, não costumam usar bombas, mas às vezes podem não usar algo tão bom quanto o que você compraria a parte.

10 - GPU e RAM tiveram vários problemas nos últimos tempos, é algo que lá fora já está se ajeitando, mas aqui no Brasil as coisas andam a passo de tartaruga. Fazer especulação é só isso, especulação. Eu sou do tipo que diz que, se tiver o dinheiro agora, compre agora pois, sim, pode melhorar, mas também pode piorar. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fico entre o Ryzen 5 e o i5 (esse i5 está caro demais). Procure o Ryzen 5 1600, que costuma estar bem mais barato.

1 - OK

2 - N acho nada kkk

3 - Geralmente mesma qualidade. Só que são fabricadas aqui.

4 - Perfeita.

5 - Está ótimo 60Hz. Mas isso também vai depender do jogo. Não adianta comprar um monitor 144Hz pra jogar em 80FPS.

6 - Fake. 16GB vai ajudar mais, mas adiferença para 8GB é pequena. Pode comprar em outro momento.

7 - Você leu notícia de 2010. Se atualize.

8 - Um i3 rodará com o mesmo desempenho de um i7 se você for usar só o word. Isso é irrelevante para usuário comum. Se preocupe com o que usará mais recursos do PC (jogos e programas pesados).

9 - Geralmente fontes com PFC Ativo, mas as mais "econômicas".

10 - Boa pergunta...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...