Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para rodar jogos antigos até R$500


Posts recomendados

Olá galera! Tenho um PC bomba bem antigo com o seguinte setup:

placa-mãe - Asus P5GC-MX/1333
https://www.asus.com/br/Motherboards/P5GCMX1333/specifications/
Processador - Intel Core 2 Duo E4500 2.2GHz FSB 800MHz
Memória RAM - DDR2 4GB DRAM 330MHz
Video onboard - Intel 82945 Express Chipset Family
Fonte ATX 200w reais

Eu gostaria de rodar jogos (sem precisar colocar tudo no máximo/high) antigos, mais ou menos de uns 5 anos pra trás, tipo Borderlands 1 e 2, Call of Duty... minha preferência são FPS e TPS como Max Payne. Quero rodar também emuladores de Playstation 1 e 2. O meu PC atual roda PS1 tranquilo, mas PS2 não, os gráficos ficam serrilhados e o FPS vai pra 20 pra menos.

Estava pensando em adquirir uma fonte 400w-500w reais e uma placa de vídeo compatível com minha placa e Processador, de custo mais baixo. Pensei em uma placa de vídeo tipo a GEFORCE GT710 2GB DDR3 64BITS LP VCGGT7102XPB, que está custando menos de 300 reais onde moro.

O upgrade da placa de vídeo e fonte roda os jogos mencionados de modo aceitável? Há outras sugestões? Pretendo gastar em torno de 500 reais nesse upgrade.

Obrigado pelo retorno!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@caaete Olá,

 

Ao invés da GT710, recomendo a GTX650, usada sai por uns R$250 e é superior, para jogos AAA até 2015/2016 ela dá pro gasto (claro que seu processador deve ser levado em conta e, neste caso, infelizmente não sei opinar).

Fonte pode ver uma CX450, PCYes Electro V2 430 ou VS400.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Kris!

Vou pesquisar a GTX650. Eu acho que, como esse meu processador é bem capenga, o uso de uma placa de vídeo dessas vá criar um desequilíbrio. Inclusive, me informaram que usar placas mais poderosas com processadores fracos podem fazer o processador queimar, pois não dará conta do volume da placa de vídeo. Isso é verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, caaete disse:

Inclusive, me informaram que usar placas mais poderosas com processadores fracos podem fazer o processador queimar, pois não dará conta do volume da placa de vídeo. Isso é verdade?

Absolutamente não! O máximo que acontece quando você usa um componente mais forte que o outro, no caso uma GPU mais poderosa em um processador mais fraco, é que você não tirará todo o potencial desse componente (chamado de gargalo), o que no máximo é um desperdício de dinheiro, mas se for pagar o mesmo preço que numa GPU mais fraca, pega logo o que é melhor, mesmo que no momento não use tudo que pode.

 

Agora, utilizar uma fonte de baixa qualidade pode sim comprometer o seu PC.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pela ajuda 👍

Uma informação que não consegui obter no site do fabricante da minha placa-mãe: qual o tipo de PCI Express que está na placa? 1.0, 2.0...

A placa de vídeo GTX 650 utiliza PCI Express 3.0. Vi no mercado livre algumas dessas placas na faixa de 250 a 350 reais e fiz perguntas aos vendedores, que disseram que a placa-mãe é compatível, mas se não for PCI 3.0, a placa não vai "render" o que deveria. Pela idade da minha placa-mãe, acho que deve ser 1.0 😁

adicionado 13 minutos depois

@Kris Wannieg

Você citou fontes como estas: CX450, PCYes Electro V2 430 ou VS400. Vi que elas custam quase 300 reais. Há alguma diferença significativa para esta placa abaixo, que custa 150 reais?

Fonte Aerocool 400W 80 Plus White KCAS

Características:
- Marca: Aerocool
- Modelo: KCAS


Especificações:
- Potência: 400W
- Pinos:1x Placa-mãe 20+4 / 1x CPU 4+4 / 1x PCIe / 6x Sata / 3x Pata
- Tensão Entrada:115~230VAC 6-3A 47~63Hz
- Tensão Saída:+3.3V / +5V / +12V / -12V / 5VSB
- Corrente:20A / 20A / 30A / 0.4A / 2.5A
- Ventiladores:12cm
- Dimensões:150 x 86 x 140mm
- Compatível com ATX12V Ver.2.3
- PFC Ativo
- Certificado 80 Plus garantindo 80% da eficiência da fonte
- 80 Plus White
- Proteção: OVP / UVP / OPP / SCP / SIP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@caaete O PCI Express é retrocompatível, então pode utilizar uma GPU 3.0 numa placa-mãe 1.0, mas pode haver alguma perda de desempenho sim (geralmente não é muito, ao menos não para a 2.0, nunca vi testes na 1.0), cai na mesma situação do gargalo do processador. Simplesmente não usará todo o potencial.

 

Quanto a fonte, Aerocool não conheço bem o bastante. Geralmente as que recomendei estão na faixa de 190~220 reais. Onde tem pesquisado? Recomendo a Terabyte, Pichau, Kabum, Cissa Magazine e Mercado Livre para compras de PC.

 

@Bakura Ryo @KairanD @Elder Nauvirth

Vocês conhecem essa fonte para opinar?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Kris Wannieg Até onde sei, ela é de meia boca a ruim, estando abaixo dos modelos que você citou. Não é algo que eu compraria. O preço mais baixo não é à toa.

 

A GTX 650 não vai ser limitada pelo slot PCI-Express 2.0 ou mesmo 1.0. Ela não tem desempenho a esse ponto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kris Wannieg Pesquisei na Kabum, Megamamute.

@KairanD É, se a Aerocool é meia boca, vou de uma marca melhor mesmo, melhor pagar mais caro que arriscar perder peças por uma fonte ruim, hehe :)

Galera, encontrei pra vender uma placa Galaxy 
GeForce GT 1030 2GB, GDDR5, 64 Bits, por 200 reais e é um rapaz de um bairro vizinho de onde moro que está vendendo, não precisaria pagar o frete de envio. Essa placa é compatível com minha placa-mãe e seria melhor que a GTX 650?

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...