Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Gamer Antigo com FPS abaixo do normal Xeon E5450 G41T-M7 e R5 230 2GD3


Posts recomendados

Olá Pessoal!

Sou um pouco leigo nessa parte de configurações e no momento não posso estar comprando um pc melhor. Eu tenho um computador antigo mas que roda muitos jogos no Low e alguns no médio e estou fazendo alguns upgrades para poder melhorar meu fps, que é muito baixo por sinal.

vamos lá, minha configuração :

Processador Antigo: Intel Core2Duo  E7500 2.93 GHz -  3MB L2  e 1066 MHz FSB. |||| Processador novo: Xeon E5450 SLBBM 3,00 GHz (4 cores e 4 threads), 12M cache, 1333MHz FSB

placa-mãe(Continua a mesma) ECS G41T-M7 v1  Socket 775.

Placa de Vídeo(Continua a mesma) R5 230  2GB, 650m, 128bits, DDR3.

SSD 240GB Kingston A400 (a melhor coisa que já investi na vida!).

Memoria RAM: 2x4  Total 8GB  DDR3 Kingston 1333Mhz (Continuo usando ele)

 WaterCooler CoolerMaster 120 Lite (Continuo usando ele)

Com essa configuração eu rodava GTA V no normal, com reflexos no alto  com média de 19FPS em HD (1640x e alguma coisa). com CPU e GPU rodando no máximo, era jogável, mas ainda sim travava um pouco.

Então decidi comprar um processador Quad Core, mas como os Core2Quad estavam muito caro no brasil eu importei um Xeon e5450 (por 60 reais) e instalei no meu computador, atualizei a bios e ele foi reconhecido normalmente.  Entrei no GTA V e notei que o jogo ficou muito mais fluido, sem aquelas travadinhas, o processador rodando em 20% em todos os núcleos, e a GPU em 80-99% , porém meu FPS continuou nos 17-19. o uso da RAM nunca passou dos 4GB. E a Vram da placa de video nunca deixei consumir mais que 1,5Gb (ela possui 2Gb).

Então queria saber se é alguma configuração que preciso fazer na advanced cmos ou placa de vídeo, ou se preciso trocar a placa?

PS: fui instruído a desativar o C1 na cmos, está correto também?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A placa de vídeo está sendo o fator limitante na sua configuração, você pode colocar um i7 8700k e 32GB de RAM que continuará rodando a 19FPS. Nesse caso o ideal seria pegar uma R7 260X ou R9 270X usada mesmo, dependendo do seu orçamento é claro.

 

Qual sua fonte? Usa estabilizador?

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, grievous disse:

A placa de vídeo está sendo o fator limitante na sua configuração, você pode colocar um i7 8700k e 32GB de RAM que continuará rodando a 19FPS. Nesse caso o ideal seria pegar uma R7 260X ou R9 270X usada mesmo, dependendo do seu orçamento é claro.

 

Qual sua fonte? Usa estabilizador?

entendi, pensei que era preciso fazer a configuração de algo do processador no cmos ou da placa de video no windows.

Minha fonte é uma EVGA 400w chaveada 110-220v(não lembro o modelo, estou no trabalho) sei que não é grande coisa. usava um  estabilizador simples, mas no momento só estou usando aquela régua com fusível, recomenta voltar com o estabilizador, precisa ter algo especifico?

já a placa de vídeo se for para comprar usada tenho mais confiança em importar pelo aliexpress, no mercado livre muitas já foram torradas e arrumadas e o mercado livre só garante 7 dias, no aliexpress posso testar por 1 mês e mesmo se der problema já consegui uma garantia depois de 3 meses.

lá encontrei essas 2: 

GIGABITE: GTX 750 TI 1 cooler

e

ZOTAC: GTX 750 TI 2 coolers

ou me indica outro modelo?(só pelo aliexpress)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Paulo2031 Certo, eu já não confio tanto no AliExpress para uma compra desse naipe já que demora a entrega, se vier errado é complicado para devolver, tem gente que muda a BIOS da GPU para ser reconhecida como outra, etc.

 

Se sua fonte possuir 2x conectores pci-express de 6 ou 8 pinos eu recomendo a compra de uma GTX760 que a diferença de preço é pouca pra GTX750Ti pelo menos no Aliexpress que é onde você pretende comprar. Caso não possua os conectores vá de GTX750Ti mesmo que é uma placa decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, grievous disse:

@Paulo2031 Certo, eu já não confio tanto no AliExpress para uma compra desse naipe já que demora a entrega, se vier errado é complicado para devolver, tem gente que muda a BIOS da GPU para ser reconhecida como outra, etc.

 

Se sua fonte possuir 2x conectores pci-express de 6 ou 8 pinos eu recomendo a compra de uma GTX760 que a diferença de preço é pouca pra GTX750Ti pelo menos no Aliexpress que é onde você pretende comprar. Caso não possua os conectores vá de GTX750Ti mesmo que é uma placa decente.

No meu caso não estou com pressa então lá é preferível, pois no mercado livre muitas das que estão vendendo foram compradas da china também 🤣 então o risco de ter sido editada a bios é o mesmo, se bobear é maior.

Ela tem um com 6pinos +2 em no mesmo cabo, e um de 8 pinos. Vou esperar uma nova promoção para poder efetuar a compra da GTX760.

sobre o estabilizador, você recomenda o uso dele, se sim, ele precisa de alguma configuração especifica?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Paulo2031 Estabilizador não é recomendado, ele só atrapalha o funcionamento de fontes modernas! Uma fonte de qualidade conta com tensão universal, ou seja, ela funciona com qualquer tensão entre 90 e 240 volts. Se sua fonte conta com seletor de tensão 110 ou 220v é indicativo que é um projeto antigo, o que é ruim, porém não vejo necessidade de troca. Apenas remova o estabilizador, confira se a tensão na fonte é a mesma da sua residência e ligue na tomada. Sugiro comprar um bom filtro de linha da Clamper pois ele alivia o trabalho da fonte e te protege contra surtos de tensão.

 

Quanto á fonte tem que ver se os cabos são pci-e e não o conector de energia da CPU, algumas pessoas confundem porque eles são praticamente iguais. Quanto ao risco da GPU vendida no ML ser editada é só procurar anúncios que vão com a embalagem original, de vendedores confiáveis, tem que pesquisar bastante nessas horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, grievous disse:

@Paulo2031 Estabilizador não é recomendado, ele só atrapalha o funcionamento de fontes modernas! Uma fonte de qualidade conta com tensão universal, ou seja, ela funciona com qualquer tensão entre 90 e 240 volts. Se sua fonte conta com seletor de tensão 110 ou 220v é indicativo que é um projeto antigo, o que é ruim, porém não vejo necessidade de troca. Apenas remova o estabilizador, confira se a tensão na fonte é a mesma da sua residência e ligue na tomada. Sugiro comprar um bom filtro de linha da Clamper pois ele alivia o trabalho da fonte e te protege contra surtos de tensão.

 

Quanto á fonte tem que ver se os cabos são pci-e e não o conector de energia da CPU, algumas pessoas confundem porque eles são praticamente iguais. Quanto ao risco da GPU vendida no ML ser editada é só procurar anúncios que vão com a embalagem original, de vendedores confiáveis, tem que pesquisar bastante nessas horas.

entendi, sim ela tem o seletor, mas fiz bastantes testes nela e a tensão e corrente estão corretas, creio que essa régua que falei é o filtro de linha, tenho que verificar ele.

Sim na fonte já tem o de 8 pinos pci-e, e mais um com 6 +2 pinos para pci-e, o do processador é um 4+4 pinos, mas só usa 4.

sobre a GPU se eu não conseguir encontrar nada com preço acessível vou ter que recorrer a importação, mas também não vou comprar de qualquer vendedor, tem um que é autorizado da asus e da gigabite.

Muito obrigado por enquanto, quando receber a placa nova posto o resultado aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Paulo2031 É porque os sensores da placa-mãe não são 100% confiáveis quando eles informam as tensões, existem outros parâmetros que devem ser analisados e somente equipamentos profissionais conseguem informações precisas, equipamentos que custam muito caro.

 

Ficaremos no aguardo da placa então!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, grievous disse:

@Paulo2031 É porque os sensores da placa-mãe não são 100% confiáveis quando eles informam as tensões, existem outros parâmetros que devem ser analisados e somente equipamentos profissionais conseguem informações precisas, equipamentos que custam muito caro.

 

Ficaremos no aguardo da placa então!

sim, eu não uso programas nem confio neles, usei um multímetro profissional para medir todas as tensoes da fonte enquanto ela estava ligada com todos os hardwares funcionando.

 

Sobre a GPU encontrei alguns modelos, posso colocar nesse tópico para poder escolher a melhor, ou devo criar ou procurar outro tópico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Paulo2031 Pode colocar aqui mesmo.

 

Mesmo multímetro profissional ainda não é 100% confiável já que não tem como você saber o ruído elétrico, simular testes de carga, ver como a fonte se comporta quanto mais e mais carga é exigida dela, testar os circuitos de proteção, eficiência, fator de potência e temperatura.

 

Um teste confiável requer vários equipamentos que são bem caros e pouca gente os possuem:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, grievous disse:

@Paulo2031 Pode colocar aqui mesmo.

 

Mesmo multímetro profissional ainda não é 100% confiável já que não tem como você saber o ruído elétrico, simular testes de carga, ver como a fonte se comporta quanto mais e mais carga é exigida dela, testar os circuitos de proteção, eficiência, fator de potência e temperatura.

 

Um teste confiável requer vários equipamentos que são bem caros e pouca gente os possuem:

 

Ok, vou selecionar alguns modelos e posto aqui, estou corrido com trabalho.

 

Certo, mas estou ciente que essa fonte não é nem um pouco segura, mais pra frente pretendo troca-la, o problema é o orçamento que ta apertado.

Obrigado por enquanto!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@grievous Boa tarde!

Voltei com alguns modelos de placas de videos que andei procurando e achei essas que me chamaram bastante a atenção.

As que encontrei aqui no Brasil perto da minha cidade os vendedores são particulares e não dão nenhum tipo de garantia, só testam na hora. já as que encontrei na china por praticamente o mesmo valor, tenho até 40 dias de garantia pelo site e de 3 meses (usadas) a 1 ano(Novas) de garantia com o vendedor. 

 

1ª Uma EVGA 760 NVIDIA 2GB 256 bits Clique aqui para ver a foto!  R$ 290,00 , usa 2 conexões(8 e 6 pinos) o rapaz afirma estar novinha, funcionando tudo ok e é perto da minha cidade. Testa na hora. ele não tem caixa, nota nem nada,  creio que foi adquirida de outra pessoa.🤔

 

2ª Uma Gigabyte Geforce Gtx 1050 2gb Link R$ 549,00(ele faz 520 pra min) , usa 1 conexão 6 pinos se não me engano. funcionando tudo ok e é perto da minha cidade. Testa na hora. não sei se tem caixa e nota.

 

3ª Uma PowerColor  R7 360 2GB 128 Bits A mesma desse anuncio.  R$ 300,00, usa 1 conexão 6 pinos, o rapaz tem a caixa, nota e afirma estar tudo ok, é aqui perto também. um pouco mais longe que o de cima, mas ele também testa na hora.

 

E depois tem as importadas usadas e uma nova com garantia pelo site que confio e com vendedores experientes com nível alto de qualificação:  PS: Qualquer uma abaixo eu tenho + R$ 55,00 de desconto (tenho crédito guardado no site)

Primeira a nova original da china 

Veinida GTX 750TI 2GB GDD5 128bits Link  ± R$ 260,00,   usa um conector 6 pinos, completa na caixa com garantia.

e do mesmo modelo de outra marca:

GraphicsPlayer GTX 750TI 2GB 128bit GDDR5  Link ± R$ 290,00 usa um conector 6 pinos, completa na caixa com garantia.

 

Usadas:

1ª Tem esse monstro 😂🤣 GIGABYTE GTX 760 modelo GV-N760OC-2GD 256Bit GDDR5 Link ± R$ 330,00 , usa conector de 6pin+8pin, tem 3 fans.  usada 30 dias garantia pelo site e mais pelo vendedor.

 

2ª GIGABYTE GTX 950 2GB 128Bit GDDR5 Link ± 280,00 usa conector 6 pinos, usada 30 dias garantia pelo site e mais pelo vendedor. Tem outra da mesma marca e outra de outra marca com 2 fans pelo mesmo valor, usa o conector de 6 pinos, mas pelo que vi são idênticas em questão de clock, stream processors etc. 

 

3ª GIGABYTE GTX 960 2GB 128Bit GDDR5 Link ± R$ 320,00 usa conector 6 pinos, usada 30 dias garantia pelo site e mais pelo vendedor. Tem modelos com 1 fan, essa do link tem 2 fans. é o mesmo valor. creio que seria  a melhor de todas importada.

 

3ª ASUS GTX 760 2GB GDDR5 256Bit Link ± R$270,00 , usa conector 8 pinos, usada 30 dias garantia pelo site e mais pelo vendedor.

 

4ª ASUS R7 260X-DF 2GB GDDD5 128bits Link ± R$ 220,00usa conector 6 pinos, usada 30 dias garantia pelo site e mais pelo vendedor. (mesmo vendedor que a terceira)

 

5ª  e tem as 750TI  2GB 128bits, mas tem muitos modelos, muitos mesmo, 1 fan, 2 fan, OC, normal etc, faixa de valor R$ 212 a 280,00 dependendo da marca e modelo, ai não sei qual escolher delas. se ela for melhor que as outras que coloquei acima vou precisar de ajuda kkk tem mais de 10 modelos.

vou deixar 3 links abaixo das mais vendidas:

1ª GIGABYTE GTX 750 Ti 2GB 128Bit GDDR5 Link ± R$ 230,00 usa conector de 6 pinos e só tem 1 fan, é a mais vendida.

 

2ª a segunda mais vendida é a nova da GraohicsPlayer que coloquei acima por 290,00 Aqui o link novamente.

 

3ª ZOTAC  GTX 750Ti 2GD5 GDDR5 128Bits Link ± R$ 240,00 usa conector de 6 pinos tem 2 fan

 

se puder me ajudar eu agradeço desde já e desculpe ter selecionado tantas, é que não entendo nada, e tem modelos muito parecidos que não vejo nada de diferente e tem uma diferença grande de valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, grievous disse:

De todas as opções a melhor seria a GTX960 por R$320, está por um ótimo preço em relação aos demais.

Ok, então as que encontrei aqui por perto da minha cidade não compensa, e no caso minha fonte vai essa GTX960?

consegui o modelo da minha Fonte EVGA 400w  modelo 100-n1-0400, possui um de 8 pinos (sendo ele de 6+2 pinos) e mais um de 6 pinos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...