Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte real 110 ligada em 220... deu ruim


Jimmy 2

Posts recomendados

Olá a todos!!!

 

Inicio pedindo desculpas pela falta de conhecimento; sou amador e iniciante em eletrônica.

 

O desktop de minha filha foi ligado no 220V com a chavinha em 110V. Estalo e cheiro de queimado. Troquei a fonte e o PC funcionou, mas como trata-se de uma fonte real de 600W, estou tentando recupera-la. É uma Cooler Master RP-600-PCAR.

O objetivo primeiro da recuperação é aprender. O segundo também.  J

 

Torrou um varistor e seu calor derreteu os terminais de 2 diodos, também abriu o fusível. Troquei tudo e... nada de funcionar. A tensão entra, mas as saídas de 5VDC e 12VDC estão em zero. Na dúvida, troquei os 3 optoacopladores.

 

Deixei ligada e medi a entrada (lado de potência da placa) do trafo principal (o maior). Tá dando 320V DC. Estranhei o fato de ser DC, o que me levou a crer que o defeito está no chaveamento, que não está sendo feito.

Percebi que o dissipador dos transistores Toshiba K2908 aqueceu bastante nos 2 minutos em que testei o trafo.

 

PERGUNTA: O fato de ter dado corrente contínua do lado de potência do Trafo indica realmente que há problema no chaveamento? Caso positivo, que componentes tem maior chance de estar com problema, e como posso testar? Ainda não consegui comprar um osciloscópio, mas eu tenho um bom multímetro.

 

Agradeço por qualquer ajuda.

Jimmy San Juan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jimmy 2 disse:

O desktop de minha filha foi ligado no 220V com a chavinha em 110V. Estalo e cheiro de queimado. Troquei a fonte e o PC funcionou, mas como trata-se de uma fonte real de 600W, estou tentando recupera-la.

Bom, você não falou o modelo da fonte, mas pelo simples fato de ter chave seletora não é bom sinal. O fato de ser nomeada como real também. A recuperação seria indicada apenas para aprender mesmo, pois não seria muito aconselhável a utilização dela por conta de não ter PFC ativo. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas.

 

Kleber, o modelo é Cooler Master RP-600-PCAR. O objetivo principal é aprender mesmo. Vou pesquisar sobre o que é PFC ativo.

 

Rodrigo, sim, coloquei um clips aberto, fechando o verde e o preto.

 

Faller,o concerto é mais pra aprender mesmo.

 

O que acharam da questão do trafo estar recebendo 320VDC (saída zero por ser entrada DC) e os transistores de potência esquentando muito e rápido?

 

O que pode estar causando a falta de chaveamento? Tem um C.I. de 8 terminais que pelo que vi comanda isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando você liga em 220 Volts uma fonte selecionada para operar em 110 Volts esses 320 Volts que você viu ai tendem a assumir 640 Volts, potencialmente danificando semicondutores em geral e ai se incluem os transistores chaveadores, diodos e ci´s além de capacitores..

O tamanho do estrago pode ser grande...

O transformador recebe sim uma energia DC, vinda da rede elétrica e já retificada e filtrada. Os transistores chaveadores tem a função de chavear, em alta frequência, coisa de 20 a 40 kHz (ligar e desligar) o caminho da corrente DC, pelo transformador, até o negativo. Isso faz com que essa energia, agora pulsante, chaveada, possa induzir no secundário do transformador as tensões de baixo valor para alimentar seu PC.

Ficar ai trocando componentes na base da tentativa e erro não vai lhe ensinar nada, a não ser soldar e dessoldar.

Saia dessa. A mim parece que da teoria operacional da fonte não sabes nem 10% do que deve ser sabido, como mínimo, para dizer estar consertando.

Se for no método de troca para ver se dá certo, sou capaz de consertar até satélite. Sem falar no Frankenstein resultante caso venha a ter sucesso..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller,

 

Entendi o que disse sobre o DC. Realmente, com minha falta de conhecimento, não havia considerado a possibilidade do multímetro estar medindo DC, mas ser tensão pulsada. Havia pensado apenas no DC sem pulsos. Agora faz sentido! Obrigado. Vou medir agora a frequência.

 

Está vendo? Já está valendo a pena consertar a fonte, mesmo que isso tudo acabe com ela no lixo, pois o conhecimento é o objetivo principal, como eu já havia mencionado.

 

O processo está bem distante de ser apenas uma troca aleatória de componentes, na base da tentativa e erro. Por exemplo, a troca do opto envolveu pesquisa na internet, entendimento de seu funcionamento, publicações de como testá-los, etc. Processo parecido ocorrerá com relação aos transistores de potência, ou ao C.I. oscilador, caso sejam os próximos suspeitos.

 

Essa é a forma que eu escolhi para formar meu conhecimento, e tem funcionado para mim.

Obrigado por terem contribuído nesse processo. 👏👏

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...