Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte real 110 ligada em 220... deu ruim


Jimmy 2

Posts recomendados

Olá a todos!!!

 

Inicio pedindo desculpas pela falta de conhecimento; sou amador e iniciante em eletrônica.

 

O desktop de minha filha foi ligado no 220V com a chavinha em 110V. Estalo e cheiro de queimado. Troquei a fonte e o PC funcionou, mas como trata-se de uma fonte real de 600W, estou tentando recupera-la. É uma Cooler Master RP-600-PCAR.

O objetivo primeiro da recuperação é aprender. O segundo também.  J

 

Torrou um varistor e seu calor derreteu os terminais de 2 diodos, também abriu o fusível. Troquei tudo e... nada de funcionar. A tensão entra, mas as saídas de 5VDC e 12VDC estão em zero. Na dúvida, troquei os 3 optoacopladores.

 

Deixei ligada e medi a entrada (lado de potência da placa) do trafo principal (o maior). Tá dando 320V DC. Estranhei o fato de ser DC, o que me levou a crer que o defeito está no chaveamento, que não está sendo feito.

Percebi que o dissipador dos transistores Toshiba K2908 aqueceu bastante nos 2 minutos em que testei o trafo.

 

PERGUNTA: O fato de ter dado corrente contínua do lado de potência do Trafo indica realmente que há problema no chaveamento? Caso positivo, que componentes tem maior chance de estar com problema, e como posso testar? Ainda não consegui comprar um osciloscópio, mas eu tenho um bom multímetro.

 

Agradeço por qualquer ajuda.

Jimmy San Juan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jimmy 2 disse:

O desktop de minha filha foi ligado no 220V com a chavinha em 110V. Estalo e cheiro de queimado. Troquei a fonte e o PC funcionou, mas como trata-se de uma fonte real de 600W, estou tentando recupera-la.