Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Qual o melhor software de elaboração de PCB


Posts recomendados

O software que eu utilizo para simulação e elaboração de circuitos eletrônicos é o Proteus. Na minha opnião acho o software super intuitivo e muito rápido de se aprender a mexer, além de ter um conteúdo farto na internet para estudos. Só que eu tenho uma leve sensação, posso estar errado, de que o Proteus não é um software de precisão e que ele seria mais didatico do que comercial (não que não dê para elaborar projetos comerciais nele, mas acho ele muito simples). Talvez eu tenha essa impressão dele porque eu aprendi muito rápido a mexer nele e também porque eu não tenho conhecimento sobre outros programas, logo eu não tenho referências pra fazer comparações e ter um julgamento preciso sobre o Proteus. O lugar que eu quero chegar é o seguinte: Eu gosto dessa área de desenvolvimento de projetos e desenho de circuitos elétricos, então, visando isso, eu devo investir meu tempo ficando cada vez melhor no Proteus ou seria melhor eu aprender a utilizar outro software? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LucasElt disse:

O software que eu utilizo para simulação e elaboração de circuitos eletrônicos é o Proteus. Na minha opnião acho o software super intuitivo e muito rápido de se aprender a mexer, além de ter um conteúdo farto na internet para estudos. Só que eu tenho uma leve sensação, posso estar errado, de que o Proteus não é um software de precisão e que ele seria mais didatico do que comercial (não que não dê para elaborar projetos comerciais nele, mas acho ele muito simples). 

 

Uau .... você está redondamente enganado sobre o Proteus , meu amigo ....  ele pode não ser tão preciso como os simuladores analógicos baseados em modelos Spice complexos, mas ele é muito preciso quando se trata de lógica digital ou microcontroladores.

 

A Suíte Proteus é o ambiente de desenvolvimento mais poderoso que existe para quem pretende utilizar microcontroladores em seus projetos.

 

Para começar, veja no site do fabricante quanto que custa a versão básica , que vem com o Proteus, o Isis e uma biblioteca de microcontroladores ( por exemplo os AVR’s ), e vai ver que custa um bom dinheiro !

 

A parte de PCB, que é o Proteus, quebra o galho, não é o que existe de melhor, mas dá para fazer bons projetos com ele.

 

Se seu objetivo é apenas fazer PCB, vá de Altium.

 

Para você ter uma ideia, eu tenho um projeto no Proteus que conversa com o meu rádio-amador em tempo real usando uma interface serial simulada, assim não preciso nem montar o meu hardware real, fico apenas no Isis ajustando o hardware e o software até que esteja tudo ok e só então faço a minha placa protótipo !

 

Isso de fazer um projeto simulado conversar com o mundo externo em tempo real só ví no Isis, que é o simulador da Suíte Proteus.

 

Acredite, ganhei bastante dinheiro com o Proteus, e muito tempo de desenvolvimento foi economizado com ele.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Somando zero com o óbvio ululante mas, permita-me...

 

Pior que não existe esta de melhor. Existe apenas o que você 'se acha' nele. P.ex. vi ontem uma reportagem que uma senhora de alta idade faz altos desenhos com o paint do windows. Obviamente o corel draw faz muito mais mas ela está feliz com o 'pouco' que tem e o principal: faz muita gente feliz.

Você próprio pode fazer as comparações e com o tempo há de achar o caminho. A dica é: mantenha mente e coração abertos.

E sim concordo como Paulão. O pcb do proteus é bem completo e o simulador é show.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho o simulador do Proteus excelente, muito embora eu já tive problemas com simulação de circuitos com gerador CA nele (os valores não batiam com os cálculos ou aparecia uns valores com letras misturadas ou dava erro na hora de simular), talvez fosse falha minha e não do software. Mas enfim, vou estudar apenas no Proteus por enquanto, e se aparecer alguma oportunidade na minha vida em que exija o conhecimento de outro software, acredito que os conhecimentos que tenho de Proteus serão, de certa forma, aproveitados. Igual quando você vai estudar C# quando você já conhece linguagem C, por exemplo. FIca mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...