Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino como usar HEX do Arduíno?


Posts recomendados

Pensei em facilitar o fornecimento de alguns programas de arduíno, mas como alguns usam bibliotecas específicas... as vezes não encontradas...

ou instalar as mesmas... etc...

pensei em gerar o arquivo HEX (como faço com os PICs)

Até encontrei no programa do Arduíno uma opção "exportar HEX compilado"... e realmente ele gera o HEX...

mas como gravar este HEX na placa do Arduíno?

 

Tentei abrir ele com o programa do arduino mas ele diz não reconhecer o programa.

 

Existe tal opção para o Arduíno?

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BloodCeltics Lopes

 

Eu uso um pequeno programador chamado USBASP, usando o conector de 6 pinos ICSP existente no Arduino. 

 

Ou uso o programador embutido no Bascom para isso, via interface USB mesmo.

 

Vou dar uma pesquisada para ver se acho outro programa via USB mesmo que suporte o .hex da IDE do Arduino.

 

Update :  achei !!

 

https://github.com/christophediericx/ArduinoSketchUploader

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um ponto pra não esquecer, se você fornecer a imagem .hex do seu programa, deve COMBINAR ela com o bootloader do arduino em questão, caso contrario, se o utilizador gravar o programa inadvertidamente, ele não terá como recuperar o arduino sem antes gravar o bootloader.

Mas aqui fica minha curiosidade, porque distribuir o .hex de uma plataforma tão reusável quanto o arduino? Você pode adicionar os fontes das bibliotecas necessárias de forma local para evitar problemas com dependencia externa.

Outro ponto o .hex não garante que o programa funcione, pois ele foi compilado para determinado arduino, com o microcontrolador X, sob condições de hardware que podem ser diferentes entre os utilizadores eu pessoalmente vejo mais chance de distribuir um .hex que não funciona do que liberar um projeto cuja a dependencia externa não esteja sendo satisfeita.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Felipe Electronic disse:

Só um ponto pra não esquecer, se você fornecer a imagem .hex do seu programa, deve COMBINAR ela com o bootloader do arduino em questão, caso contrario, se o utilizador gravar o programa inadvertidamente, ele não terá como recuperar o arduino sem antes gravar o bootloader.

Mas aqui fica minha curiosidade, porque distribuir o .hex de uma plataforma tão reusável quanto o arduino? Você pode adicionar os fontes das bibliotecas necessárias de forma local para evitar problemas com dependencia externa.

Outro ponto o .hex não garante que o programa funcione, pois ele foi compilado para determinado arduino, com o microcontrolador X, sob condições de hardware que podem ser diferentes entre os utilizadores eu pessoalmente vejo mais chance de distribuir um .hex que não funciona do que liberar um projeto cuja a dependencia externa não esteja sendo satisfeita.

 

Valeu obrigado pela dica, vi que o programa gera hex com o bootloader e sem o bootloader... vou usar então o que já vem com o boot...

 

A questão é para iniciantes como eu que tive algumas dificuldades com as bibliotecas... até por tudo para funcionar...

e algumas pessoas não querem aprender arduino... só querem por o circuito para funcionar... tipo assim copiar algum dispositivo e colocar em sua casa sem se preocupar com nada.... como eu em alguns casos...

Mas seria interessante disponibilizar os dois o fonte e o hex para quem só quer gravar.

No caso eu pensava em disponibilizar o hex e falar que serve somente para o arduino citado no artigo que criarei...

e caso os leitores quiserem se aventurar daí forneceria o fonte junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...