Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TIM Live Fibra Internet e VoIP


Posts recomendados

@alexluc Huahuahua, e viva a fita scotch preta! Já faço isso com meu climatizador que tem LEDs VERMELHOS horríveis...

 

Concordo, não deve cancelar, é continuar reclamando e exigindo melhoras no serviço, mesmo porque a luta diária acontece com todas as operadoras. Eu estou fazendo os testes no speedtest com WiFi, porque na LAN mesmo só tenho a Smart TV, e antes o sinal estava sofrível mas já melhorou também, acho que era mais instabilidade do sinal de entrada do que da WiFi. Inclusive meu MacBook Air e iPhone estão na 5 GHz e o alcance está bom. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2019 às 13:15, piitt disse:

@alexluc  Sim. É que em conexões até 100 megas você consegue com portas megabit e acima disso você precisa de portas gigabit. No caso, a sua placa-mãe deve ter placa de rede com conexão gigabit pra conexão reconhecer acima disso.

 

Isso vale para roteador também? um dual band mas com portas megabit não resolveria? e outra, poderia ser de outra marca, ou não? um roteador com função de repetidor?!?!?!

 

 

Em 03/08/2019 às 19:16, Patricia Valle disse:

@alexluc Huahuahua, e viva a fita scotch preta! Já faço isso com meu climatizador que tem LEDs VERMELHOS horríveis...

 

Concordo, não deve cancelar, é continuar reclamando e exigindo melhoras no serviço, mesmo porque a luta diária acontece com todas as operadoras. Eu estou fazendo os testes no speedtest com WiFi, porque na LAN mesmo só tenho a Smart TV, e antes o sinal estava sofrível mas já melhorou também, acho que era mais instabilidade do sinal de entrada do que da WiFi. Inclusive meu MacBook Air e iPhone estão na 5 GHz e o alcance está bom. 

Então, só não cancelei pelo fato da internet estar funcionando de  boa. Porque se dependesse de outros fatores, ja tinha resolvido.

 

Aguardando o retorno da Tim, até agora nada.

Os downloads de vocês estão dentro do esperado? pergunto para não se basear somente nos  tais medidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem. Darei o ar da graça depois de algum tempo sem postar mas estar sempre na luta aqui com a Tim Live.

 

Quanto ao LED da PON: Estava alternando entre vermelho e azul, havia valores do meu Optical Module Rx Power (dBm) fixados em -27000 e alguma coisa sendo que o correto deveria ficar em -25000 pra baixo. A Tim enviou um técnico aqui para dar uma olhada e começamos  a  fuçar com o power meter pra ver se encontraríamos o problema. Sim, eu tive que auxiliar o técnico.

Descobrimos que o sujeito que tinha feito a instalação da fibra no dia tinha EMBOLADO o cabo da fibra do lado da caixinha  e isso acabou DOBRANDO o cabo que é extremamente sensível. Bem, a TIM tinha me sabotado já na instalação.

 

Com o problema identificado, foi fácil, apenas reorganizei e busquei deixar o máximo sem dobras possível. Os valores NA HORA abaixaram para -19065 e vai oscilar para menos durante o dia e seguir o curso normal de oscilação. O LED da PON agora está constante, estável e inclusive a navegação melhorou e olha que já estava ótimo!

Quanto ao VOIP: Foi me avisado pelo próprio Técnico da Tim Live que é um problema na região e a Tim está trabalhando para solucionar esse problema.  A ladainha de sempe.

 

Manterei a minha reclamação no site consumidor.gov.br até que o problema seja solucionado em sua totalidade. O VOIP precisa receber chamadas.

 

 

12 horas atrás, alexluc disse:

Isso vale para roteador também? um dual band mas com portas megabit não resolveria? e outra, poderia ser de outra marca, ou não? um roteador com função de repetidor?!?!?!

 

@alexluc Sim, resolveria sim, para wifi.  Eu aconselho procurar por um roteador que já tenha o padrão 802.11/AC por ser um padrão mais novo e dotado de uma maior taxa de transferência. Dá certo sim.  Quanto a marca, eu aconselho você a ficar com: TP-Link e Intelbras pra essa tarefinha. Pode ser qualquer outro que tenha a especificação que eu sugeri, mas esses eu recomendo por já ter usado e ter obtido na época bons resultados mas se quiser usar outro, sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha missão agora é encontrar o Manual do Usuário desse modelo f@st 5556 v2. As poucas informações na internet são muito básicas. No site da Sagemcom e em vários sites de notícias da época em que foi lançado (Londres, 2015) ele aparece com tendo um software suite chamado Swan https://www.sagemcom.com/broadband/broadband-solutions/swantm-software-suite/

Como ter acesso a isso, é o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexluc Sim, esses aí já investiguei, só o básico mesmo. Como esse da TIM é customizado e fabricado em Manaus, a própria TIM é que deveria disponibilizar o manual ou pelo menos as configurações básicas e problemas comuns no site (suporte), mas apesar dessas informações existirem para outros modelos, ainda não existem para esse. 

 

Bem, a Tim Live tem outro canal de atendimento via chat pela web ou whatsapp... https://www.timlive.online/anatel/#

 

Ontem fui atendida rapidamente por uma atendente educada e eficiente, mas hoje ao solicitar o manual do USUÁRIO do equipamento, já fui tratada como lixo e me deixaram falando sozinha... não se pode elogiar, infelizmente. A TIM não disponibiliza o manual, a Sagemcom do Brasil também não e a Sagemcom da França até respondeu o email, dizendo que a operadora é que deve fornecer. Claro que a TIM só forneceu um folder com instruções de instalação básicas.

 

P.S.: acabei de checar o folder que veio com o modem e ele fala LED DSL que nem existe nesse modelo... que erro crasso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao VOIP...

 

Essa screenshot do chat que tive com um provedor VOIP do Arizona, US diz tudo... o Sagemcom é falho porque não maneja o tráfego SIP apropriadamente e não permite desativar o SIP ALG.

 

Realmente, não existem essas opções no f@st 5655 v2. Ou seja, tudo tem que ser feito via TIM e os técnicos de lá batem cabeça e não resolvem. 

 

aMl5j5cl.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2019 às 05:35, piitt disse:

@alexluc  Fala cara, tudo bom? Então, sim. A partir do momento que depende do seu modem, se faltar energia, falta VOIP.

 

Bem, para atualização do post referente a Wi-Fi do modem que reclamei logo acima.

 

Realmente, o modem entregue pela TIM LIVE F@st 5655v2 é uma bela de uma porcaria para WI-Fi. Para o resto, até que cumpre bem.

 

Para solucionar o caso, resolvi tirar a poeira de um roteador aguardo aqui em casa. Configurei em bridge o modem da TIM e roteei com o outro aparelho. A princípio, deu tudo certo, entretanto, o roteador obviamente não reconhecia a minha conexão por completo. Tenho TIM LIVE 150 megas e ele apenas deu conta de 100 megas cabeado pro meu pc. Para o Wi-fi, qualquer 10 megas já estava de bom tamanho. Então não fiquei satisfeito e fui dar uma olhada se esse roteador tinha a opção WDS. E para a minha surpresa, tinha!  Essa função transforma o roteador em um repetidor.

 

Então, configurei como um repetidor. O problema foi de fato resolvido. Aqui em casa agora tenho 2 conexões wi-fi, sendo uma com o repetidor que está chegando 30 megas de up e 30 de down em banda 2,4 GHZ (Maravilhoso) e uma segunda que uso no quarto que chega a 50 megas de up e os 60 de down operando em 5GHZ. O modem da TIM LIVE fica no meu quarto, e o wi-fi no quarto funciona perfeitamente até pela distância do modem que é irrisório, então, essa segunda conexão fica com o PS4 e meu celular quando dentro do quarto. O PC ficou com a internet no talo usando 170 megas.

 

Se pensam em ir para a TIM LIVE, o conselho que eu deixo é: Comprem um bom roteador/repetidor. Vocês vão precisar. Fora isso, a TIM me supre muito bem aqui em Anápolis, tendo uma conexão cabeada extremamente estável dentro dos testes que fiz. A Wi-fi via modem deles é que é uma bela de uma me*** mas resolvi com repetidor.

O roteador que virou repetidor usado por mim foi um Link One L1 - RW332 e agora está sala central apenas ligado a energia e só, mas nenhum cabo fazendo sua função de repetidor. 

 

@piitt De acordo com essa galera https://forums.whirlpool.net.au/thread/34lpjjn3?p=2 os roteadores da Sagemcom em modo bridge não funcionam corretamente para o VOIP. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, piitt disse:

Não tem problema, nem que eu faça uma configuração DMZ. Mas de todo jeito eu vou ficar livre desse modem terrível e quem sabe eu ainda não passe a amá-lo com o tempo só por ter esquecido que ele me deu tanto trabalho?

 

Sim, é o que a galera faz e recomenda, chamam o firmware customizado da Sagemcom para a TIM de "crapware". 

 

Aqui tem um tópico antigo sobre esse problema 

 

Eu entrei em contato com o suporte da Sagemcom no Brasil via email e nada. Fiz o mesmo com o suporte na França e um técnico entrou em contato imediatamente e já trocamos vários emails. No último email ele abriu o jogo:

"I am sorry that your router Sagemcom does not offer all the desired features, It is the Internet access provider who makes the specifications and Sagemcom does what the internet access provider asks him.

This is also why it is up to the access provider to do the documentation, because each internet access provider has its own specificities."

 

Claro que a TIM não vai prover a documentação. Se praticamente todas as configurações avançadas do roteador estão desabilitadas para o usuário, para que Manual do Usuário? Eles deveriam ter pelo menos 2 tipos de roteador, um para usuários básicos (que não sabem e não querem saber como o serviço funciona) e outro para usuários avançados. Economizaria tempo do cliente e do suporte para resolver problemas insignificantes. Esse roteador não é ruim, ele tem várias funcionalidades, mas estão todas desabilitadas pela TIM. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No dia 30 de julho enquanto eu fazia um teste ligando para o amigo @piitt do meu VoIP para o dele, a ligação foi cortada e a internet caiu. Pois bem, no mesmo instante liguei no 10341 do meu celular Claro (ainda bem que tenho condições financeiras de ter um celular de outra operadora, e quem não tem?) e a atendente abriu uma chamada para visita técnica em até 48 horas. Pois bem, hoje, 10 de agosto,  11 dias depois, recebi uma mensagem da TIM via WhatsApp dizendo que o técnico viria hoje: 

 

o6fSHUWm.png

 

Cancelei o agendamento...

 

Como é possível resolver problemas técnicos assim? Deixei uma sugestão para melhoramento com o atendente, que obviamente não vai passar para um responsável, porque eles não se comunicam. Por quê não liberam a interface avançada (que esse modem tem e é muito boa), para usuários que estão acima do "básico" para que problemas simples de configuração sejam resolvidos pelo próprio usuário? Um técnico poderia fazer essa liberação mediante solicitação do usuário e pronto! Ficar congestionando um sistema de suporte que já é precário é a receita perfeita para o colapso do sistema. Todos os dias vejo dezenas de carros da TIM instalando equipamentos nas ruas, residências e empresas. A expansão é galopante. Imagino que melhorias no suporte estejam em curso, essa do WhatsApp está tentando engatar, mas ninguém contrata profissionais já qualificados para dar suporte a equipamentos que mudam rapidamente de tecnologia e cursos de qualificação demandam tempo e disponibilidade, duvido que a TIM vá dar conta do recado. Os países europeus, onde a TIM presta serviço, são muito menores do que o Brasil. Lá o sistema funciona, aqui é outra história. 

 

adicionado 8 minutos depois
Em 24/07/2019 às 16:03, ciro-mota disse:

Como o tópico acabou desvirtuando do assunto inicial e passou para uma troca de experiências com a operadora/serviço, alterei então o título do tópico.

 

@ciro-mota Tem como você alterar o título do tópico novamente, acrescentando ao final "e VoIP"? Como esse serviço hoje é oferecido junto com a Tim Live Fibra Internet, mas tem configurações e problemas próprios, penso que ficaria bom para quem queira informação específica sobre o VoIP da Tim Live e também para o tópico aparecer quando um membro pesquisar "VoiP". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que os problemas com VoiP não se restringem ao Brasil. A TIM Italia teve que liberar as configurações do VoIP para quem quiser usar um modem/roteador diferente do fornecido pela empresa.

 

https://www.mondo3.com/tim/2018-12-03-agcom-348-modem-libero-parametri-configurazione.html

 

As configurações genéricas da TIM Italia 

 

https://assistenzatecnica.tim.it/at/Internet_privati/modem_generico#604002

 

Pensem bem, se lá que é um país com 60 milhões de habitantes, já sacaram que não dá para dar suporte para quem precisa, imaginem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, alexluc disse:

@Patricia Valle Ola Patricia, além do Voip, os problemas com internet você ja resolveu? via wifi. Você não usa cabeada não né?

 

Oi @alexluc Meu VoIP agora parece normal, mas tenho certeza que se a rede cair por qualquer problema de energia, manutenção na rede ou qualquer outra razão, ele voltará a dar defeito como sempre aconteceu. Parece que na reinicialização automática, após queda, ele não volta legal. Tenho que tirar o cabo e colocar novamente antes de reinicializar.

 

Eu não uso cabeada mas posso usar um notebook velhinho que tenho aqui com Windows XP, hahaha. Aparentemente está tudo funcionando bem, mas eu fico fuçando porque não quero depender mais do suporte da TIM LIVE. 

 

E o seu? Em que pé está?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patricia Valle Então, o Voip daquele jeito que ja expus aqui, sem solução; inclusive hoje se encerra o prazo estipulado dentro do consumidor.gov, nenhum contato ate agora.

Já a internet, se for cabeada ta ok, ; e a wifi, coincidentemente hoje, não ta caindo nem ta difícil de conectar, em relação a dias anteriores. Não sei se ainda valeria a pena comprar o roteador que o @piitt sugeriu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, alexluc disse:

@Patricia Valle Então, ligações eu consigo fazer normalmente. Agora para receber, estou recebendo somente de móveis locais ou interurbanos Tim, outras operadoras, não; fixos locais não recebe; fixos DDD somente se utilizar o código 41.

 

Isso pode ser problema na Portabilidade mesmo. Se você faz para todas as operadoras e recebe apenas da TIM, as outras operadoras não estão reconhecendo seu número. Você recebe de TIM fixo local ou TIM VoiP (se bem que acho que Anápolis não tem TIM fixo...mas não tenho certeza, pelo que sei todos os TIM fixo são celulares GSM de mesa).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Patricia Valle disse:

 

Isso pode ser problema na Portabilidade mesmo. Se você faz para todas as operadoras e recebe apenas da TIM, as outras operadoras não estão reconhecendo seu número. Você recebe de TIM fixo local ou TIM VoiP (se bem que acho que Anápolis não tem TIM fixo...mas não tenho certeza, pelo que sei todos os TIM fixo são celulares GSM de mesa).

 

Sim, o TIM fixo daqui são estes celulares GSM de mesa que você falou. Sei porque vi numa revenda daqui da cidade este modelo e o vendedor me explicou.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando...

 

Já recebi uma mensagem de WhatsApp, um email e dois telefonemas do suporte da TIM, perguntando se minha conexão está normalizada... isso sem eu ter nenhum problema de conexão. Espero que quando eu realmente tenha um problema e entre em contato, eles voltem a ser tão eficientes.

 

Achei um manual de instalação do f@st 5655v2 em eslovaco. Explicam direitinho como instalar inclusive a fibra óptica. Pena eu não entender a língua, mas o manual é bem pictórico e dá para entender tudo. https://www.telekom.sk/documents/10179/16906547/Samoinštalačný+manual+Sagemcom+5655+05_17.pdf

 

Ontem li uma discussão em um fórum da Romênia e depois de muita tradução vi que o provedor deles retirou a função "Bridge" do menu da interface web desse gateway. Uma das explicações do provedor é que nem o VoIP nem a IPTV funcionam em modo bridge. 

https://forum.softpedia.com/topic/1092810-sagemcom-5655-ac-rf/page__st__216

 

Também vi que uma outra possibilidade pode estar ocorrendo com o VoIP do @alexluc e do @piitt, já que não receber chamadas no VoIP também foi discutido em casos sem portabilidade. Caso a atualização de firmware não tenha ocorrido satisfatoriamente (no caso do @piitt quando o LED da PON estava vermelho por causa da fibra enrolada), o funcionamento do VoIP pode ser afetado. Tenho certeza que atualizações devem estar sendo feitas frequentemente, o que ocorreu na Romênia quando da primeira utilização desse gateway. Minha conexão ficou bem mais estável e a WiFi mais potente sem eu ter feito nenhuma alteração, então penso que atualizações de firmware podem ter ocorrido. Seria interessante postarmos os dados de versões de hardware, software e GUI (graphic user interface) para compararmos.

 

 

O meu hoje:

Hardware Version: 1.0

Software Version: SG3610T00035

GUI Version: 1.201.5

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/08/2019 às 09:57, Patricia Valle disse:

@ciro-mota Tem como você alterar o título do tópico novamente, acrescentando ao final "e VoIP"? Como esse serviço hoje é oferecido junto com a Tim Live Fibra Internet, mas tem configurações e problemas próprios, penso que ficaria bom para quem queira informação específica sobre o VoIP da Tim Live e também para o tópico aparecer quando um membro pesquisar "VoiP". 

 

Procedente, fiz a alteração do título. 👍🏼

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...