Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual tensão segura para Northbridge placa-mãe Intel?


Anderson Rosina

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, sou novo no fórum então desculpa se eu estiver fazendo algo errado.

 

Vamos lá;

Comprei um i7 980 e uma placa-mãe Intel Dx58S02 (1366), e estou com alguns problemas com o Overclock.

1° Consegui um bom desempenho em jogo com northbridge em 3.500 mhz, porém só consigo estabilizar o NB nessa frequência com 1.4v, seria perigoso essa tensão para o NB? achei meio alto. 

2° PC suporta memorias 1.333. Tenho 3 pentes de memoria 1.866, mas só consigo subir base clock ate 1.600, acima disso impossível estabilizar.

3° Consigo overclocks bem estáveis, com temperaturas boas e sem Crash estressando, porém quando desligo o PC e desligo a fonte ele não liga mais, fica reiniciando sozinho varias vezes antes de estabilizar novamente, ou as vezes nem liga sem mexer alguma coisa na BIOS.

 

Sou leigo em over nessa placa-mãe Intel, alguém que tenha conhecimento supremo poderia me ajudar?

 

Nas fotos foi o melhor que consegui.

48427885_212677176304307_6405686358953689088_n.jpg

48430051_2104461769613531_7110203798865313792_n.jpg

49058219_773959092966187_4996898903606427648_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que o clock do uncore (North Bridge) esteja mais alto do que deveria para a plataforma.

 

Com o Gulftown (ou Westmere) a frequência do uncore deve ser no mínimo 1.5x a da RAM, é o recomendado pela Intel, sendo assim, com memórias de 1600 MHz, a base para o uncore seria de 2.4 GHz, isso não nos impede de dar um overclock nessa frequencia, de toda forma. Ainda sim, as orientações gerais da Intel recomendam que o uncore seja no máximo 2x a velocidade da RAM, neste caso, 3200 MHz seria o ideal segundo a Intel, acima disso o risco de instabilidade aumenta.

 

Quanto a tensão do uncore, a Intel lista que a tensão para o QPI/Uncore é de 1.1-1.4V, porém há relatos em fórums que acima de 1.35V já possa ser o bastante para causar dano aos chips a longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/12/2018 às 10:55, Amanda Gonçalo disse:

Pode ser que o clock do uncore (North Bridge) esteja mais alto do que deveria para a plataforma.

 

Com o Gulftown (ou Westmere) a frequência do uncore deve ser no mínimo 1.5x a da RAM, é o recomendado pela Intel, sendo assim, com memórias de 1600 MHz, a base para o uncore seria de 2.4 GHz, isso não nos impede de dar um overclock nessa frequencia, de toda forma. Ainda sim, as orientações gerais da Intel recomendam que o uncore seja no máximo 2x a velocidade da RAM, neste caso, 3200 MHz seria o ideal segundo a Intel, acima disso o risco de instabilidade aumenta.

 

Quanto a tensão do uncore, a Intel lista que a tensão para o QPI/Uncore é de 1.1-1.4V, porém há relatos em fórums que acima de 1.35V já possa ser o bastante para causar dano aos chips a longo prazo.

 

Olá Amanda,

 

Exatamente o que eu precisava saber. Diminui a frequência do NB para 3.200 MHz e esta estável com 1.275V, (estou testando e acho que vai dar para baixar mais a tensão).

Se eu continuasse com 1.4V certamente eu ia ter sérios problemas devido minha ignorância, então... Muito Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...