Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX8300 overclock com cooler stock


Coneeh

Posts recomendados

Olá boa noite. Faz alguns dias que baixei o programa MSI Afterburner e comecei a observar as temperaturas e cores usados do meu processador e GPU, estou tendo problema com gargalo em diversos jogos pelo fato da minha CPU ser abaixo da GPU, porém, nos jogos em que a CPU é mais utilizada, ela não passa de 45-48 graus, isso com o stock padrão e uma fan pra tirar o ar quente.

 

Estou vendo guias e vídeos tutoriais de como fazer overclock, sou novo em OC e não entendo nada disso, vi que é okay de fazer com a minha config porém não pode passar os 70 graus, e vi muita gente falando pra trocar o cooler de qualquer jeito, entretanto devido ao graus que estou pegando, fica a dúvida. 

 

minha config:

GA-78LMT-USB3 R2

FX 8300 4.2GHz Max Turbo

RX 560D 4GB DDR5 1196MHz 896 SP

8GB RAM Genérica

120GB SSD & 500GB HHD

CX450

 

 

Vale dizer que tirando as memórias e o HD, é tudo novo.

 

 

 

Desde já agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cooler original antigo da AMD para os FX é bem ruim e barulhento, além do fato dos FX esquentarem bastante. Tem CPU coolers no mercado por menos de 130 reais como os da Coolermaster, que irão te suprir muito bem, só ver se é compatível com o socket do teu FX e pronto, vai ter uma melhora muito grande de temperaturas e ruído com um CPU cooler diferente. Os coolers atuais da AMD eu realmente me surpreendi, são extremamente silenciosos e mantém o CPU muito frio. Mas os mais antigos eram ruins. Se quiser mesmo fazer overclock, só trocar o cooler mesmo, o resto da sua máquina aguenta de boa, em especial a fonte que é ótima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz OC para 4.0MHz e consegui estabilidade com a tensão de 2525v. Fiz testes rápidos de estabilidade com o OCCT e Intel Burn. Fiz testes também com o Cinebench R15 e o 3DMark, tive resultados bons mas a temperatura está no limite!

 

Durante o teste de 10 minutos com o OCCT, aparentemente o teste que mais demanda de todos, o processador ficou com 64-65ºc AVG e bateu no MAX 66. O que me preocupou ai foi a MOBO que em duas temperaturas ficou bem elevada, uma 73ºc e outra 81ºc nos seus máximos.

 

Com o Intel Burn foi outra história. Ficou em 62ºc em AVG e no MAX chegou a 65º. No ÚLTIMO SEGUNDO do teste, pulou para 70ºc, não sei se é preocupante, me digam. 

 

Cinebench peguei 603 de score.

 

3DMark

Sky Diver - 15.331

Fire Strike - 5.392

 

 

 

 

Vou jogar alguns games observando a temperatura em tempo real, e vou fazer testes mais longos com os programas de stress. Se começar a chegar na casa dos 69/70, vou baixa para 3.9MHz e ver como fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Dopler Tem uma parte na gaveta do gabinete, a da frente que tapa as peças, que tem diversos buracos e no manual diz que lá da pra encaixar 2 fans exaustor, totalizando dai 3. Se eu fizer isso, ajuda também? Conversei isso com algumas outras pessoas que entendem do assunto, e me recomendaram comprar um T4, mas veja bem, paguei 350 no processador, ai o T4 tá por 150 + frete, praticamente metade do preço do processador...

 

 

Acabei de gastar bastante dinheiro com o PC, o ideal seria não gastar nada, no máximo arranjar 2 fans genéricos pra por na gaveta do gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@everyone Como disse anteriormente não entendo muito do assunto, andei pesquisando e vi muita gente falando que é bom alterar a tensão do CPU NB, gostaria de saber se é mesmo necessário e o que muda... Estou pegando 64-66 estável rodando jogos bem pesados na CPU e com a GPU chegando a 70.

 

 

 

Desde já agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@everyone Fiz um teste mais longo usando o OCCT que deu erro aos 32 minutos. Com o HWMonitor aberto, acusa o MAX de 70 graus, por diversas vezes que olhei o teste estava em cerca de 67. Alguém sabe dizer o que houve e como proceder?

 

Segue as imagens do erro.

 

https://imgur.com/a/ZVyJDNU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/01/2019 às 13:44, lnpott disse:

@Coneeh Então parece estável. Poe um bom cooler e uma ventoinha no VRM e sobe mais 🤭

 

Já ta no processo kkkkkkk

To negociando 2 cooler pro gabinete no OLX, deizao cada...

dependendo de qnt cair, vou subir pra 4.2... o jogo mais pesado pro processador ate agr é o Battlefield 1, ele fica a 58-64 graus, e eu li que passando de 62 graus nesse processador é um stress mt alto e não é recomendado... então tem que ver, mas valeu :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A norte bridge nos processadores AMD (CPU NB) é responsável por tudo que for externo aos cores, no caso o IMC e o cache L3, subir a tensão dela por si só não muda nada no desempenho do processador, e é desnecessário, a menos que se faça overclock nela também.

 

A BIOS de algumas placas leva a uma certa confusão por listar itens como NB e CPU NB, neste caso, a NB certamente será o chipset da placa-mãe, que é responsável pelo clock do HyperTransport.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

A norte bridge nos processadores AMD (CPU NB) é responsável por tudo que for externo aos cores, no caso o IMC e o cache L3, subir a tensão dela por si só não muda nada no desempenho do processador, e é desnecessário, a menos que se faça overclock nela também.

 

A BIOS de algumas placas leva a uma certa confusão por listar itens como NB e CPU NB, neste caso, a NB certamente será o chipset da placa-mãe, que é responsável pelo clock do HyperTransport.

 

O que rola é o seguinte, li em algum lugar que você fazendo OC no FSB também fica bem mais rápido, essa era a ideia e por isso mudar a tensão da CPU NB. Tô pra adquirir duas memórias rams boas, 2x 4GB Corsair Vengeance 1600 e vou por também as fans sugeridas pelo amigo @Inpott, no mais acho que o sistema vai ficar estável suficiente e com as temps boas pra aumentar o OC... No mais, agradeço a vcs pela ajuda, qqr novidade lanço aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o processador é desbloqueado, o overclock no BCLK (clock base do HyperTransport nos AMD) (também chamado de base clock, system clock, host clock, etc) não vai dar muita coisa além de ganhos marginais, porém, como já sabemos, subir ele vai subir todos os outros clocks juntos, ai é preciso ficar de olho nas memórias.

 

Entretanto, como o teu processador é desbloqueado, você pode subir o clock do CPU NB a qualquer momento sem precisar subir o BCLK, o up no clock do CPU NB dá ganhos consideráveis, mas não tão notórios quanto os do core, porém ajuda a reduzir latências no acesso ao cache, a memória e outras coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Se o processador é desbloqueado, o overclock no BCLK (clock base do HyperTransport nos AMD) (também chamado de base clock, system clock, host clock, etc) não vai dar muita coisa além de ganhos marginais, porém, como já sabemos, subir ele vai subir todos os outros clocks juntos, ai é preciso ficar de olho nas memórias.

 

Entretanto, como o teu processador é desbloqueado, você pode subir o clock do CPU NB a qualquer momento sem precisar subir o BCLK, o up no clock do CPU NB dá ganhos consideráveis, mas não tão notórios quanto os do core, porém ajuda a reduzir latências no acesso ao cache, a memória e outras coisas.

 

Valeu por explicar :D

Então, as memórias atuais são genéricas da china mesmo, mas vou comprar 8GB de Corsair Vengeance 1600, do mesmo dono, e fazer o dual channel, acredito que seja o suficiente pra manter o sistema estável...

 

Quando eu fazer mexer no OC eu coloco aqui os resultados, mt obrigado :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lnpott @Amanda Gonçalo @Mr. Dopler Sabem dizer quais das memórias são melhores?

 

Corsair Vengeance DDR3 1600Mhz CL9 4GB - Dual Channel 

R$240. 2 anos de uso.

 

 

Kingston Hyperx Fury White 4gb 1600Mhz + Uma outra Fury aleatória, azul ou vermelha, faz dual channel normal sendo igual?

R$220-240. Tempo de uso: Ainda não sei dizer, estão em bom estado visual.

 

 

G Skill Sniper 8GB 2x4GB DDR3 1600Mhz - Dual Channel

R$240. Tempo de uso: 2 anos de uso.

 

 

 

Desde já, agradeço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Coneeh Só fica de olho na temperatura dos VRMs da placa-mãe e também das pontes north e south, as placas mães com chipset AMD 760G não são muito boas para os FX não, mas como você diz que conseguiu uma estabilidade, só presta atenção nas temperaturas da placa-mãe.

 

Eu tive até um problema com o meu antigo FX 4300 que a ponte sul da m5a78lm lx/br deu uma esquentada fora do normal e queimou, e nem tava com over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabricio Gomes Sim, estou utilizando o HWMonitor no background durante toda jogatina, e com o Afterburner na tela. No BF1, jogo que mais esquenta minha máquina até o momento, eu vi a temp 2 e 3 chegarem a 76 e 84, mas isso foi em um dia muito quente e depois de umas 2h direto jogando com algumas config no ultra...

 

 

Eu não sei muito bem como fazer para esfriar os meus VRMs, comecei a entender direito sobre Hardware na metade de 2018, sou meio leigo em algumas coisas ainda... Eu vi que é meio na gambiarra a parada, vou tentar fazer algo similar a desse vídeo. Se tiver uma solução mais fácil, POR FAVOR.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Fabricio Gomes disse:

@Coneeh Só fica de olho na temperatura dos VRMs da placa-mãe e também das pontes north e south, as placas mães com chipset AMD 760G não são muito boas para os FX não, mas como você diz que conseguiu uma estabilidade, só presta atenção nas temperaturas da placa-mãe.

 

Eu tive até um problema com o meu antigo FX 4300 que a ponte sul da m5a78lm lx/br deu uma esquentada fora do normal e queimou, e nem tava com over.

 

 

Tive uma placa dessa com um FX 8350, rapaz a placa-mãe pegava fogo literalmente, não sei como não pegava fogo de verdade, chegava a queimar o dedo quando colocava sob os VRM. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Arnaldo C. Filho disse:

 

 

Tive uma placa dessa com um FX 8350, rapaz a placa-mãe pegava fogo literalmente, não sei como não pegava fogo de verdade, chegava a queimar o dedo quando colocava sob os VRM. 

 

Até agora so o temp 3 que ta meio que pegando fogo... Se eu fizer um multi tasking agressivo o temp 3 fica de 65 e chegou hj ate a 71.. Só durante os games que embassa... Tô realmente atrás de fazer o trambique ali do vídeo de cima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...