Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de Load Balance


jbdf

Posts recomendados

Olá pessoal.

 

Tenho um router Asus RC3200 que teoricamente faria load balance, porém ao usar essa função o acesso a internet simplesmente morre.

Alguns sites ficam incessíveis e para vários ficam demorando o acesso com aparentemente problema em "TLS Handshake".

 

Com isso, estou pensado em comprar um load balance para resolver meu problema e ver se consigo somar as duas conexões WAN.

 

Podem me ajudar?

 

Dados das conexões:

Conexão 1: Vivo 200Mbps

Conexão 2: NET Virtua 250mpbs

 

Esta é a configuração que tentei usar, já mudei as proporções mas o problema continua.

 

tela.jpg.69a444e5b1492702fe36f26dd3a13a89.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

 

Se este equipamento não têm duas entradas WANs, ele só deve fazer balanceamento com um link na WAN e outro na USB com modem 3G/4G.

 

Eu uso uma RB da Mikrotik para balancear 3 links e funciona bem, só não é tão fácil a configuração.

Há soluções prontas da TP-Link, mais eu não gosto deste tipo de equipamento.

https://www.tp-link.com/br/products/biz-list-4910.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ExCeller disse:

Ola

 

Se este equipamento não têm duas entradas WANs, ele só deve fazer balanceamento com um link na WAN e outro na USB com modem 3G/4G.

 

Eu uso uma RB da Mikrotik para balancear 3 links e funciona bem, só não é tão fácil a configuração.

Há soluções prontas da TP-Link, mais eu não gosto deste tipo de equipamento.

https://www.tp-link.com/br/products/biz-list-4910.html

 

 

Ele possuí a opção de escolher uma porta lan para servir como segunda wan. Atualizei a imagem com a forma exata que tentei mas deu problemas como se a conexão fica-se perdida.

 

Li sobre o Mikrotik, mas pelo que vi a NET está fazendo alguns bloqueios para este router e tem algumas pessoas reclamando.

Estava realmente olhando os TP-Link, só que não achei nenhum teste com velocidade acima de 100Mbps.

Acho que o TL-R470T+ não aguenta a soma das duas conexões e estou buscando alguma solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ExCeller disse:

Não sei como um provedor pode bloquear marcas de roteadores (nem deve ser legal). É só clonar o MAC é tá feito (não há diferença de um PC conectado).

 

Este do link abaixo é Gigabit:

https://www.tp-link.com/br/products/details/cat-4910_TL-ER5120.html

 

 

 

Realmente eu estava enganado, esse problema com a NET era outra coisa.

Vejo que o Mikrotic é uma ótima solução mesmo.

Você consegue me indicar bons tutoriais ou leituras para conseguir configura-lo?

Será que seguindo este vídeo, já atenderia minha necessidade?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que passei a usar Mikrotik, não me vejo usando outra solução. 

 

Quanto a tutorias e materiais, não conheço um local específico, frequento o fórum da Mikrotik e vejo alguns tutos no Youtube e vou procurando entender o funcionamento para adequar as minhas necessidades. No começo parece tudo muito complicado, principalmente nas versões mais antigas onde nem IP vinda colocado em nenhuma interface (vinha zerado), hoje já vêm uma configuração básica que já sai funcionando com DHCP cliente na interface WAN. 

 

Hoje tenho 3 links balanceados e com failover, tudo funcionando perfeitamente.

MIKROTIK_BALANCE.png.a89f1a18fbccc3dc7ec1d9aa9f86af33.png

 

Quanto ao vídeo citado, há alguns detalhes que não foram explicados e poderá dar problemas em alguns sites, mais ajuda a começar a entender o funcionamento e depois é só fazer os "ajustes finos".

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Optei pelo mikrotik mesmo e a solução me atendeu perfeitamente. Consegui fazer as configurações vendo muito conteúdo do YouTube.
Recomendo a quem quiser também dar uma olhada em segurança, pois ele foi infectado assim que teve acesso a internet, mas consegui impedir no mesmo momento e reverter.

Obrigado a todos pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por nada. 

Realmente deixaram um falha bem grave, numa versão até nova do ROS, mais já corrigiram.

O sistema deve ser atualizado com certa frequência.

https://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?f=21&t=137572

https://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?f=21&t=140165

 

Se quiser, faça um cadastro lá no fórum deles, que te informam quando alguma vulnerabilidade for descoberta.

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...