Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Python Ex Matriz em Python


Posts recomendados

"""
EXERCÍCIO: Matriz em Python
Crie um programa que crie uma matriz de dimensão 3x3 e preencha com valores lidos pelo teclado.
0 [_][_][_]
1 [_][_][_]
2 [_][_][_]
   0  1  2
No final, mostre a matriz na tela, com a formatação correta.
"""

matriz = [[0, 0, 0], [0, 0, 0], [0, 0, 0]]
for l in range(0, 3):
    for c in range(0, 3):
        matriz[l][c] = int(input(f'Digite um valor para [{l}, {c}]: '))
print('-=' * 30)
for l in range(0, 3):
    for c in range(0, 3):
        print(f'[{matriz[l][c]:^5}]', end='')
    print()

Tem como alguém me explicar passo a passo a resolução? Não entendi principalmente as partes do for (sei pra que é utilizado, mas não entendi como foi utilizado).

 

Grato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viking1 Então o papel do for junto com o range é criar um loop que vai ficar alterando o item da tabela em que o usuário vai  inserir

A função range cria uma lista de números, ali no for ele esta programado para criar uma lista de 3 números ou seja [0, 0] [0, 1] [0, 2]

Nessa parte:

for l in range(0, 3):

Ele vai mostrar a coluna L que na tabela é assim:

L0 [_]  [_]  [_]

L1 [_]  [_]  [_]

L2 [_]  [_]  [_]

    C0  C1  C2

E dentro deste for esta o for da linha C :

for c in range(0, 3):
        matriz[l][c] = int(input(f'Digite um valor para [{l}, {c}]: '))

Então temos que quando o esse range chegar ao fim o range do for L vai pular o numero e o resultado fica assim:

image.png.388c03fc8aa803241c0a73a7a754f418.png

 

Espero ter ajudado 🙂👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viking1 o primeiro for vai ser das colunas ele vai falar em qual coluna esta

vou fazer um esquema:

COLUNAS  LINHAS

[0, 0] = 0 || [0, 1] = 1 || [0,2] = 2 || [1, 0] = 3 || [1, 1] = 4 || [1, 2] = 5 || [2, 0] = 6 || [2, 1] = 7 || [2, 2] = 8

LINHA 0     [0]               [3]                [6]

LINHA 1     [1]               [4]                [7]

LINHA 2     [2]               [5]                [8]

             COLUNA 0  COLUNA 1  COLUNA 2

Então temos que o primeiro for da os números da colunas e no seu interior o segundo for que nos da o das linhas

 

Se ainda tiver duvidas pode comentar que estou a disposição!! 

adicionado 12 minutos depois

@Viking1 alguma duvida ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Evandro Rech Olha, pelo q eu entendi o primeiro for ele vai selecionar cada lista dentro da lista maior e dps ele vai colocar outro for pra selecionar cada numero dentro de cada lista pra em seguida fazer um input e jogar cada valor inserido dentro de cada 0. Após isso ele vai fazer mais dois for repetindo o processo e separando cada valor inserido em uma pequena lista, que contará com o valor inserido pelo input e o print vai servir pra quebrar as linhas e n ficar tudo em uma linha só. Vê se você concorda cmg , se n, me explica onde estou errando pls.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Evandro Rech É... não deixa de ser classificados como linhas e colunas. Por ex, qd na minha explicação eu citei que o primeiro for ele vai selecionar cada lista é a msma coisa que dizer que ele vai selecionar cada linha, e qd eu disse q ele vai fazer outro for pra selecionar cada numero dentro de cada lista é a msma coisa que dizer que ele vai selecionar cada coluna. Right ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...