Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trim no SSD realmente ativado?


Keviny

Posts recomendados

Boa Noite galera do CDH, eu estou em um estado confuso com o meu SSD e queria saber se o TRIM está realmente ativado, pois toda vez que reseto o meu xubuntu e faço um "sudo trim -v /" no terminal vejo algo assim:

 

Trim_Raiz.png

 

Eu queria saber se isso é normal 🤔

adicionado 2 minutos depois

Esqueci de mencionar o meu fstab está assim, se isso influenciar:

Captura de tela_2019-01-03_20-54-59.png

 

Estou usando xubuntu 16.04.5 (kernel 4.4.0-141-lowlatency)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É assim mesmo. Essa discrepância entre as invocações do fstrim é porque o EXT4 memoriza quais blocos foram "trimados" até a próxima inicialização. Se você criar alguns arquivos, depois excluí-los e rodar o programa novamente, deverá mostrar quantidade de bytes maior que zero. Se não me engano, o XFS se comporta de forma diferente: sempre "trima" tudo.

 

Note, contudo, que com a opção de montagem "discard" você não precisa rodar o fstrim regularmente, pois o sistema de arquivos já faz isso automaticamente. O problema, porém, é que, com a opção de montagem, em dispositivos que não suportem NCQ TRIM, há perda de desempenho. Escrevi algo sobre isso aqui. Talvez seja melhor remover "discard" do fstab e deixar o script /etc/cron.weekly/fstrim do Ubuntu tomar conta disso para você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Marcos FRM disse:

É assim mesmo. Essa discrepância entre as invocações do fstrim é porque o EXT4 memoriza quais blocos foram "trimados" até a próxima inicialização. Se você criar alguns arquivos, depois excluí-los e rodar o programa novamente, deverá mostrar quantidade de bytes maior que zero. Se não me engano, o XFS se comporta de forma diferente: sempre "trima" tudo.

 

Note, contudo, que com a opção de montagem "discard" você não precisa rodar o fstrim regularmente, pois o sistema de arquivos já faz isso automaticamente. O problema, porém, é que, com a opção de montagem, em dispositivos que não suportem NCQ TRIM, há perda de desempenho. Escrevi algo sobre isso aqui. Talvez seja melhor remover "discard" do fstab e deixar o script /etc/cron.weekly/fstrim do Ubuntu tomar conta disso para você.

 

Valeu, eu tive uma pequena perda de desempenho em escrita ultimamente, mas não pensava que a causa podia ser o discard no fstab, li o seu post, mas o meu problema é que o resultado é sempre o mesmo após reiniciar o computador (com exceção do primeiro boot do dia ele faz o trim e quando executo o comando "trim -v /" ele exibe

/: 0 B (0 bytes) trimmed)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM  Fiz um testes aqui e retirando o discard do fstab o trim não inicia nem no primeiro boot do dia, mas para sanar o problema eu criei um script no systemd para "trimar" o ssd, está funcionando (pelo menos na segunda partição trimou tudo), mas já na raiz trimou, mas não tudo deve ser por causa da partição /tmp (e dá partição /var eu acho), mas causaria algum problema o sistema ficar sempre rodando o trim no boot?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ubuntu e derivados têm /etc/cron.weekly/fstrim que faz isso para você (outras distros usam a solução oficial da suíte util-linux: fstrim.{service,timer}). Ah, e o firmware pode simplesmente ignorar o comando se assim desejar. Há modelos que zeram os setores trimados e outros que não, para ver como o firmware pode fazer o que bem entender.

 

Desencana. Não coloque SSD num pedestal. Eu fiz isso lá em 2011 quando comprei meu primeiro SSD. Hoje, não dou a mínima para eles. Para mim são como discos rígidos. Apenas certifico que uma vez por semana o fstrim rodará, que é o padrão das distros de qualquer maneira, seja pelo arquivo .timer ou pelo cron...

 

Apenas mereceria alguma configuração manual caso eu pegasse um modelo com NCQ TRIM. Daí valeria a pena tentar substituir TRIM periódico pela opção de montagem discard -- e pendurar uma ferradura na parede por garantia, pois os primeiros firmwares que implementavam o recurso eram bugados demais e corrompiam dados quando o sistema operacional enviava o comando.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...