Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corrente de entrada reguladores


Posts recomendados

Estava fazendo um projeto com o regulador 1117 para 5v...

queria reduzir uma fonte de 7.5v x 1A

olhei as especificações do regulador e vi que a corrente maxima dele é 1A...

no meu projeto ele está esquentando um pouco... tenho medo de queimar ele com o tempo por estar no limite...

este 1A do datasheet se refere à entrada dele? ou seja pode entrar 1A nele?

pensei em trocar pelo básico 7805 por ser mais parrudo, mas vi nas informações da net que ele também é 1A... (entrada ou saída?)

e neste caso, caso seja a entrada maxima de 1A como faço para "comer" esta corrente a mais da fonte e deixa com uns 500ma por exemplo?

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas pessoal.

o primeiro (AMS1117 5V) é SMD (SOT-223) o único dissipador é aquele terminal grande soldado na placa....

o outro dá para colocar dissipador... (acho que vou optar por este mesmo)

 

Ele está esquentando mas somente um pouco (o circuito é pequeno um pic 12f675 e tres transistores (dirves para reles de 5v).

Dá para suportar com o dedo em cima... o circuito funciona perfeitamente, mas fiquei com medo de queimar precocemente.

 

Se eu deixar uns 5 dias ligado e ele funcionar de boa significa que ele aguenta o tranco (na versão SMD)?

 

quanto aos 200ma de carga, terei que olhar os datasheets e aprender a calcular isso....

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Mestre88 disse:

Podemos ligar esses reguladores em qualquer fonte ou bateria sem limite de corrente

...mas com de tensão.

 

3 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

está esquentando mas somente um pouco (o circuito é pequeno um pic 12f675 e tres transistores (dirves para reles de 5v)

dica: não use os 5V do lm nos relés. Use fonte à parte. Algo como uns 4 diodos em série a partir dos 7,5.

R pras bases maior que 1K

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí, a principio falei das dúvidas sobre corrente. 

Sobre tensão embora seja algo meio óbvio é interessante comentar também. 

Regulador linear sem dissipador somente em alimentação próxima a da saída (como por exemplo essa de diminuir 7,5V para 5V) e alimentação de somente circuitos integrados do tipo lógico (tal como o seu PIC12F675. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uns cálculos sobre a capacidade de consumo de corrente no LM7805, invólucro TO220,  em função da temperatura ambiente.

Isso sem dissipador, mas com montagem vertical.

Considere o caso normal, em que o LM7805 fique dentro da caixa do circuito. Neste caso a temperatura ambiente será a de DENTRO da caixa.

1022546157_7805_Dissipaes.jpg.43c1106bb03762a8b8ef61eda345e07f.jpg

MOR_AL

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ilustre amigo Moris, ilustrou bem. Se achar que deve, faça mais que isso. Fale (escreva) de onde/como tirou isso. Não que eu (eu) precise saber ou usar mas como deve saber, há tempos removi a parte central dos cálculos ficando apenas com os 'callos' (vulgo tirei o rabo dos cálculos) que tem me atendido muito bem aqui fora. Como esta informação, pode não ser totalmente inútil pra algum navegante pois recentemente este assunto veio a tona e com neguinho queimando o dedo no pequeno dissipador e tudo. Curiosamente, horas antes eu havia tido algo como uma premonição quando mencionei o fator potência geralmente esquecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Ilustre amigo Moris, ilustrou bem. Se achar que deve, faça mais que isso. Fale (escreva) de onde/como tirou isso. Não que eu (eu) precise saber ou usar mas como deve saber, há tempos removi a parte central dos cálculos ficando apenas com os 'callos' (vulgo tirei o rabo dos cálculos) que tem me atendido muito bem aqui fora. Como esta informação, pode não ser totalmente inútil pra algum navegante pois recentemente este assunto veio a tona e com neguinho queimando o dedo no pequeno dissipador e tudo. Curiosamente, horas antes eu havia tido algo como uma premonição quando mencionei o fator potência geralmente esquecido.

 

 

Cara Isadora.

Colega em alguns fóruns e detentor(a) do maior número de NicNames, que eu já tive a oportunidade de observar. (Estou parecendo até o saudoso personagem da "Escolinha do Professor Raimundo", o Rolando Lero). 😂😂😂

A tabela em questão foi produzida baseada nos tutoriais que já apresentei, em diversos tópicos deste prestigiado fórum.

A última publicação, sobre o assunto neste fórum, ocorreu há poucos dias. Eles podem ser visualizados na postagem #9 do tópico abaixo. 

É pena que dúvidas recorrentes estejam sempre aparecendo. Na medida que o tempo passa nossos arquivos se avolumam e ficam cada vez mais difícil de serem encontrados.

Há algum tempo alguns tutoriais que produzi apareciam no campo "Tópicos em Destaque", mas infelizmente eles não constam mais lá. 

MOR_AL

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, MOR disse:

Fiz uns cálculos sobre a capacidade de consumo de corrente no LM7805, invólucro TO220,  em função da temperatura ambiente.

Isso sem dissipador, mas com montagem vertical.

Considere o caso normal, em que o LM7805 fique dentro da caixa do circuito. Neste caso a temperatura ambiente será a de DENTRO da caixa.

1022546157_7805_Dissipaes.jpg.43c1106bb03762a8b8ef61eda345e07f.jpg

MOR_AL

Valeu, muito obrigado por todo este trabalho... vou estudar com meu cenário aqui, para ver como mais ou menos vai ficar a temperatura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PIC consome pouco, provavelmente vai conseguir fazer essa redução de 7,5V para 5V sem dissipador ou apenas com uma pequena lata presa. Sobre os relés, se são de 5V basta colocar em série um resistor de 50% do valor resistivo da bobina, potência mínima de 1/4W, 1/2W se não quiser abusar dos limites. (esses relés pequenos consomem 420mW na maioria dos casos). Caso use um SOT23 no regulador, área mínima no PCI ajuda (ver manual).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

O PIC consome pouco, provavelmente vai conseguir fazer essa redução de 7,5V para 5V sem dissipador ou apenas com uma pequena lata presa. Sobre os relés, se são de 5V basta colocar em série um resistor de 50% do valor resistivo da bobina, potência mínima de 1/4W, 1/2W se não quiser abusar dos limites. (esses relés pequenos consomem 420mW na maioria dos casos). Caso use um SOT23 no regulador, área mínima no PCI ajuda (ver manual).

Valeu, obrigado pessoal, estou aprendendo cada vez mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...