Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Barco controlado via bluetooth


Ruan Marra

Posts recomendados

Olá, fiz um barco rc porém a placa não suportou e pifou, estou agora querendo fazer o barco ser controlado via bluetooth, o motor e o servo estão fixados e prontos, só preciso arrumar isto, mas não sei como devo fazer a ligação da placa bluetooth no arduino e no motor, servo e bateria 7.4v, se alguem poder me ajudar nisso fico grato !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ouvi dizer que o módulo hc05/06 é um dos caminhos de comunicação wireless entre arduínos e mundo externo. Então essencialmente você tem 2 desafios: aprender a conversar com o módulo e saber ligar as saídas nos drivers e motores. Mostre o que já fez como esquema, desenhos, fotos e programas e afins. Isso pode ajudar quem for te ajudar...

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ruan Marra disse:

mas não sei como devo fazer a ligação da placa bluetooth no arduino e no motor, servo e bateria 7.4v

Se você tem o arduino aquela placa pronta já soldada e tal... a saída de 5V já vem disponibilizada nele e você pode fazer a ligação o teu Bluetooth... tanto o arduino como o blue consomem pouco e dá para alimentar os dois. O buetooth vai ser alimentado pelos 5V do arduino. 

 

Se sua bateria é de 7.4V da para alimentar o arduino pelo jack p4 dele (entrada de 7V a 12V). 

 

Agora para alimentar o motor... esse teu drive que você compraria ele(motor) não é alimentado pelo arduino. O arduino faz o controle dele pela tensão de 5V digitalmente, mas a energia dele é da tua bateria que você coloca. Então... se você procurar no google por ponte "H arduino" você acha várias opções... dá para você fazer por mosfet de potência, dá para você comprar um ci controlador de motor dc dá para fazer o circuito. Claro, tudo isso se seu motor for um DC comum e não um motor brushless que precisa de outro circuito de drive ^^  A alimentação desse circuito você pode fazer de forma paralela a alimentação do arduino, assim você pode usar um regulador para fazer o drive do motor e a nergia do motor pode ser tirada dos 7V da bateria. 

 

É muito mais barato e dá menos trabalho você comprar um pronto. Ah! Claro que dá para usar um arduino normal... se você quiser pode até fazer um circuito com  só com chip do atmega que você escolher.

 

 

Se quiser fazer só uma placa que controle tudo é possível também... mas dá trabalho, eu fazia nos meu trabalhos placas únicas ^^ enfim... 

adicionado 1 minuto depois

ah! cuidado com o alcance do bluetooth ou da comunicação que você escolher... pode dar m*** ^^ 

adicionado 10 minutos depois

Lembrei agora que tem um pequeno risco de queda de tensão com esse 7,4V quando ligar o motor fora redução de tensão pelo uso da bateria... teria que estudar isso ai... pois o arduino pode ficar com pouca tensão ^^ só fazendo um teste de corrente de consumo do teu motor para ver se ele não vai matar o arduino... se ele matar o arduino tem que ter outra fonte de alimentação. como da imagem ai em cima que você postou ^^ 

adicionado 11 minutos depois

 

 

um pequeno texto, não? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

fuizzzzzzzzzzzzzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Ruan Marra disse:

tirar essa ponte H

a ponte h é pra ir pra frente e dar ré e com controle de velocidade. você pode colocar 2 relés mas fica sem controle de vel.

 

9 horas atrás, Ruan Marra disse:

usar um arduino normal

o arduíno não gosta de mim mas penso que dá pra usar qualquer um que tenha txrx e número de portas suficiente. Aguarde  ...

9 horas atrás, Ruan Marra disse:

alguem q manja do arduino

...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OFF

a primeira vez que me deparei com esse negócio de "ponte H" eu pensei que era uma monstro, um circuito horrível de fazer porque meus colegas só diziam "temos que comprar uma ponte H" e ou outra  um dizia fazer uma ponte H com um tom misterioso huauhauhahua coisa de iniciante ^^ 

 

____

idem para:

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

qualquer um que tenha txrx e número de portas suficiente

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, to aq pensando, o sinal do bluetooth é horrivel, posso perder o projeto fácil se ele sair do alcance, cujo qual é minúsculo. Acho q vou fazer 2 placas, uma receptora q fica no barco e outra q manda o sinal (controladora q chama eu acho). Vou ver uns circuitos aq

 

Usar Modulos Rf 433mhz parece ser a melhor escolha mas n sei se vão aguentar o motor porque ele consome muita energia, como disse a antiga placa esquentava um dos transistors em questão de segundos, chegava a sair fumaça. Caso esteja curioso o motor e o da lancha feilun ft009

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrei agorinha que tem aqueles microcontroladores, inclusive atmegas, que funcionam* com 3,3V. Colocaria em paralelo um regulador de 3,3V com abateria(no caso de você só usar o chip)... teu microcontrolador não iria cair devido tensão... em teoria mais seguro com essa tua bateria de 7,2V. 

 

A tensão do módulo de Rf também é baixa... tem uns que começam com 3,5V a 12V... então não vai cair também.

 

Pronto. ^^ 

adicionado 2 minutos depois

Sobre aquecimento o negócio pega... porque teus circuitos vão ficar em um ambiente fechado... mas tem uma coisa... como teu barquinho vai na água, é claro, dá para fazer o resfriamento por ela... no caso do barquinho no casco*. Ai daria para refrigerar a tua ponte H mais tranquilamente em vez de depender de grandes dissipadores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Ruan Marra disse:

o sinal do bluetooth é horrivel

o bluethoot 4.0 promete mais de 60m.

 

Se eu (eu) fosse você eu resolveria isso...

1 hora atrás, Ruan Marra disse:

um dos transistors em questão de segundos, chegava a sair fumaça

é só questão de polarizar corretamente e escolher o mosfet adequado com menor rds.

Publique o projeto e esquema (se não for questão de segurança nacional)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...