Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consumo de energia PC


Posts recomendados

Bom to tentando explicar aqui pro pessoal q mora comigo, que o PC ligado aqui n gasta muita energia

mas n sei como calcular e mostrar pra eles que realmente consome pouco

Será que alguém pode calcular e me dizer quanto consome meu pc?

 

Aqui vai a Config: R5 2400G ,  GTX 1060 6gb, 8GB DDR4, Fonte de 500w 80plus, 1xHD, 1xSSD, 5 fans 120mm e Monitor LED 21pol

 

Costumo usar 15h por dia, sendo umas 7h de Jogo mas nd que use realmente toda a energia da placa. 

Moro em São Paulo e a tarifa é de 0.484 R$/kWh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu não me engano, o cálculo de consumo depende da potência da sua fonte + a % de eficiência dela.

 

Exemplo:

 

Eu tenho uma fonte de 650w, ela é 80 plus gold, possui uma eficiência de 87% em 50% de uso, 90% em 80% de uso e 87% em 100% de uso. Se eu uso somente a metade da capacidade da fonte, estarei na faixa de 87% de eficiência, logo significa que para ela te dar 650w de potência, ela precisa usar 734w da energia elétrica.

 

100-87 = 13%
650*1,13 (1+ para já incluir a soma dos 650) = 734,5w

 

Essa vai ser a potência retirada da sua rede elétrica, ai você conclui fazendo os cálculos do consumo de KWh.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Gabriel Tomaz disse:

Bom to tentando explicar aqui pro pessoal q mora comigo, que o PC ligado aqui n gasta muita energia

mas n sei como calcular e mostrar pra eles que realmente consome pouco

Será que alguém pode calcular e me dizer quanto consome meu pc?

 

Aqui vai a Config: R5 2400G ,  GTX 1060 6gb, 8GB DDR4, Fonte de 500w 80plus, 1xHD, 1xSSD, 5 fans 120mm e Monitor LED 21pol

 

Costumo usar 15h por dia, sendo umas 7h de Jogo mas nd que use realmente toda a energia da placa. 

Moro em São Paulo e a tarifa é de 0.484 R$/kWh

A demanda de seu PC não chega a 340 Watts como pode ser visto ai nessa simulação:  https://outervision.com/b/dg0iGM

 

Como sua fonte deve ser (você não disse, estou deduzindo apenas) uma fonte com eficiência de 80% a demanda de pico dela desde a rede elétrica deverá estar em um pico de 340/0,80 = 425 Watts mas isso é o pico do pico. Na média não deve passar dos 200 Watts..

Ora, 200 Watts x 15 horas x 30 dias = 90.000 Watts por mês, ou 90 kWh mês, que a um custo de R$ 0,484R$ vai dar algo em torno de 90 x 0,484 = R$ 43,00 por mês.. Pelos dados por você fornecidos e de modo aproximado..

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
Em 07/01/2019 às 16:28, faller disse:

A demanda de seu PC não chega a 340 Watts como pode ser visto ai nessa simulação:  https://outervision.com/b/dg0iGM

 

Como sua fonte deve ser (você não disse, estou deduzindo apenas) uma fonte com eficiência de 80% a demanda de pico dela desde a rede elétrica deverá estar em um pico de 340/0,80 = 425 Watts mas isso é o pico do pico. Na média não deve passar dos 200 Watts..

Ora, 200 Watts x 15 horas x 30 dias = 90.000 Watts por mês, ou 90 kWh mês, que a um custo de R$ 0,484R$ vai dar algo em torno de 90 x 0,484 = R$ 43,00 por mês.. Pelos dados por você fornecidos e de modo aproximado..

e sobre a minha configuração , moro no rio de janeiro, comprei essa rtx 2080 ti e estou meio que com pé atras no consumo dela, estou meio que apreensivo se vai vir o valor de 10 chuveiros elétricos a mais na minha conta de luz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...