Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HTML Formulário em site com função de soma


Ir à solução Resolvido por navegantenarede,

Posts recomendados

Boa tarde!

 

Sou totalmente iniciante e estou querendo incluir um formulário em meu site, onde o cliente seleciona as opções e, ao clicar em "CALCULAR" aparece a mensagem com um valor final.

Esse valor final seria a soma do valor de cada opção selecionada no formulário.

 

Qual seria a forma mais simples de incluir esta função no meu código?

 

Consegui chegar apenas até aqui:

 

<div class="modal-body">
                    <div class="aligncenter">
                        <html>
                            <head>
                                <title><br>ORÇAMENTO</title>
                            </head>
                            <body bgcolor= "# 000000" text= "gold">
                                <form name="calculator" >
                                <select name="faturamento" >
                                    <option value="240">SEM MOVIMENTO</option>
                                    <option value="540">0,01 A 15.000,00</option>
                                    <option value="640">15.000,01 A 30.000,00</option>
                                    <option value="740">30.000,01 A 50.000,00</option>
                                    <option value="840">50.000,01  A 75.000,00</option>
                                    </select>
                                <select name="segmentação" >
                                    <option value="0">SERVIÇOS</option>    
                                    <option value="10">COMÉRCIO</option>
                                </select>
Valor da mensalidade
                                <input type="button" value="CALCULAR" onClick="document.calculator.resultado.value=calcular()">
                                    <br>Valor será <input type="textfield" name="resultado" value="">
                                </form>
                            </body>
                        </html>

                

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriella Furlan você precisa criar a função com a lógica que fazer o cálculo que você quer.

 

Aqui eu fiz um exemplo que pode te ajudar no início, mas eu não sei como você quer calcular. E continuar a desenvolver a partir daí pode te ajudar a entender melhor do que pegar uma solução completamente pronta. Nesse caso, eu fiz com JavaScript, mas você pode fazer com outra linguagem de programação.

 

Uma sugestão para a estrutura do seu HTML é ficar atento às boas práticas.

 

Por exemplo:

- O elemento <div> deve ficar dentro do <html> e não o contrário.

- Há uma tag <br> dentro elemento <title>, o que não faz sentido para o navegador.

- Para estilizar elementos, utilize CSS, o atributo bgcolor não é mais suportado no HTML5.

- Use classes ou IDs para identificar os elementos que você pretende manipular.

- Evite usar caracteres especiais nos nomes das classes/ids dos elementos.

 

Algumas fontes com exemplos:

https://developer.mozilla.org/pt-BR/

https://www.w3schools.com/

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@navegantenarede Muito obrigada pelas dicas!!

 

Aquele código eu peguei pronto e fui modificando, como ainda não tenho muita noção não reparei nestas falhas! Agradeço a explicação ;) 

 

Sobre o código, eu quero que a pessoa selecione uma opção na lista "Faturamento" e uma opção na lista "Segmento"... Eu atribui um valor para cada opção em "Value" e preciso que seja somado esse valor e apareça em "Sua mensalidade é X".

 

Não sei se o que fiz até o momento ta certo.

 

No seu exemplo eu vi que você me passou uma fórmula "if",nesse caso eu precisaria criar um "If" para cada combinação?Assim?

 

If Faturamento == 240

and Segmentação == 10 

Valor == 250.

 

É que eu estou criando essas duas variáveis primeiro, mas tenho mais outras 3 ou 4 para incluir e preciso que seja somado os valores em todas as combinações.

 

Mais uma vez obrigada pela ajuda!!

 

Desculpa qualquer besteira, estou me complicando um pouco ainda :) 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Gabriella Furlan nesse caso você pode fazer o cálculo direto sem o if, já que é somente uma soma dos valores dos selects

 

Basta uma variável pro valor de faturamento e outra para o valor de segmentação, depois, fazer a soma dos valores nessas variáveis. Veja esse exemplo com o código atualizado.

 

Quando você for adicionar mais valores, basta criar novas variáveis e obter os valores da mesma forma, para acrescentar na soma do total.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...