Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer hibrido de fonte linear e fonte chaveada.


Hudsonkem

Posts recomendados

então. sei que é estranho a ideia porém é uma fonte mais segura acho de estudar na pratica o assunto, sei que fazer um fonte linear é muito mais simples, porém o objetivo é justamente um melhor proveito de altas amperagens sem transistores de potencia em involucro to3. examplo, fonte toroidal de 800watts. com saida de 30volts, supondo que eu tenha um circuito que por meio de pwm ajuste a tensão e corrente por meio de potenciometro. seria possivel esse circuito ser mais fácil de fazer do'que direto em 220v? poderiam me mostra projetos similares ao que estou pedindo para que eu possa estudar? com isso imagino que eu possa alcança altas correntes sem um grande dissipador e com um mosfet mais simples e ainda um controle de corrente, correto? tipo deixaria a fonte em 50volt e sainda estabilizada de 1.5-30v e corrente de 25A. apesar de arruinar o conceito de fonte pequena e compacta e tambem sua eficiencia maior do'que uma linear. gostaria de fazer essa aventura. fico grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me opinar/comentar...

 

É pra eletrólise? Sugiro só chaveada mesmo. É pra bancada? Mesmo sendo só chaveada, penso que a variação é muito grande. A dica é tenha várias saídas mais usadas fixas. Uma chaveada pra cada, e uma de baixa corrente - pode ser até linear mesmo - de 1,5 a 30V.

 

5 minutos atrás, Hudsonkem disse:

fonte em 50volt e sainda estabilizada de 1.5-30v e corrente de 25A

e sim, esta ideia é boa (apesar da faixa grande). Pena que pra corrente alta há forças ocultas sinistras lutando contra nós mas vale pela adrenalina.

 

Há alguns anos conceitualizei (acho que neste forum) esta exata tal fonte híbrida. Uma chaveada reduzindo pra uma linear LDO. Teria que ter algo duplamente inteligente: uma controle pra cada. Muitos e muitos anos depois eis que surge um ci que faz isso... ou será coisa de minha cabeça?! Talvez pois nem lembro o nome dele...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bommu Perneta  esse projeto parece bem "perigozu" de se fazer, por isso eu queria um circuito que trabalhasse com 50vac. porém agradeço, vou estuda-lo melhor depois.. serviu até como maquina de solda O.ø

@Isadora Ferraz  então, só não sei o suficiente e nem tenho material ou ferramentas para fazer uma chaveada direto nos 220v kkk não quero morrer eletrocutado T-T 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...