Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo de Dissipadores em Eletrônica


MOR_AL

Posts recomendados

Pessoal.

Observei que esse tema é importante para a eletrônica e notei que o pessoal teve certa dificuldade, quando mostrei as imagens para o cálculo de dissipadores.

Por esse motivo eu fiz um tutorial no YouTube composto por dois vídeos, mostrando o cálculo timtim por timtim.

Procurem assistir estes tutoriais até o fim, que vocês acabarão sabendo calcular dissipadores para componentes que esquentam.

Seguem os dois tutoriais:

 

Dissipadores 1 de 2.

https://youtu.be/AOLpDlgPg_Y

 

 

Dissipadores 2 de 2.

 

MOR_AL

  • Curtir 2
  • Obrigado 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou o Teta da pasta térmica ou do componente isolante térmico que fica entre a "junção" e o case (outra resistência térmica)... no caso com esse jogar para cima da temperatura ambiente compensa pela falta desse cálculo, acredito... apesar de ser citado lá pelos 30min, porém não foi colocado no cálculo só citado por alto ^^.

 

T=(tetaJc)*Pec+(tetaCa)*Pec+(tetaPasta)*Pec+TA

 

Fora isso bem parecido com que eu aprendi com os gringos ^^ 

 

Dei aqui na comunidade o povo achou que essa minha conta não tem relação kkkkkkkkkk

 

Faltou fazer a relação com a ventoinha tem que olhar os gráficos do fabricante... tem que olhar mais datasheet de fabricante de cooler e tal... 

 

 

O fator complicador na conta seria o circuito ter algum divisor de corrente no ponto... teria que calcular corrente ou talvez aplicar a fórmula uma corrente máxima para fazer a conta em alguns casos quando não é tão fácil determinar, especialmente quando não foi você que fez o circuito ^^ 

 

 

vídeo na velocidade x2   

 

Valeu pelo vídeo ^^ 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns @Bommu Perneta . Vejo que você assistiu o vídeo até o fim.

Realmente achei que se incluísse mais detalhes, o tutorial ficaria muito extenso e dificultaria o acompanhamento de quem ainda está iniciando neste assunto. 

Ele foi direcionado mais para quem ainda está começando. Para alguém como você, percebi que não acrescenta mais conhecimento. 

Mas vamos comentar suas críticas que considero válidas e construtivas.

 

21 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Faltou o Teta da pasta térmica ou do componente isolante térmico que fica entre a "junção" e o case (outra resistência térmica)...

Certo. Acredito que você quis dizer entre o case e o dissipador e não entre a junção, que está dentro do componente e o case, certo?

no caso com esse jogar para cima da temperatura ambiente compensa pela falta desse cálculo, acredito...

Certo. Na realidade o teta case-ambiente, como me referi, engloba a pasta térmica, a mica, ou o isolante e o dissipador, propriamente dito. 

apesar de ser citado lá pelos 30min, porém não foi colocado no cálculo só citado por alto ^^.

 

Sim. Pelo motivo já explicado, mas fiz questão de enfatizar muitos detalhes no tutorial. A intenção não foi de apresentar apenas a fórmula e sim fazer com que o espectador, pensasse e tenha a iniciativa de questionar, assim como você fez. Então vejo que minha intenção foi alcançada. De nada vale, ou teria pouco efeito, caso não houvessem questionamentos. Já dei aula em universidade e ficava desapontado, quando os alunos não apresentavam dúvidas ou questionamentos. Com o tempo descobri o caminho para motivar o aluno e foi isso que fiz. Estou satisfeito por você ter apresentado este comentário, pois mostra que alcancei o objetivo.

 

T=(tetaJc)*Pec+(tetaCa)*Pec+(tetaPasta)*Pec+TA

 

Fora isso bem parecido com que eu aprendi com os gringos ^^ 

Que bom que você teve essa oportunidade. Apesar do meu curso de engenharia ter sido feito em excelente universidade, essa aula "passou batida", foi apenas apresentada rapidamente. Eu tive que garimpar muito e descobrir as dicas e a metodologia que apresentei no vídeo. Quando me formei em 1976 não haviam muitos semicondutores de potência, por isso é que a matéria só foi comentada. E essa matéria, eletrônica 1 e 2, foi dada em 1974. 

 

Dei aqui na comunidade o povo achou que essa minha conta não tem relação kkkkkkkkkk

 

Faltou fazer a relação com a ventoinha tem que olhar os gráficos do fabricante... tem que olhar mais datasheet de fabricante de cooler e tal... 

Eu disse no vídeo que com ventoinha não teria condições de fazer. Se levado a sério, o cálculo não é trivial. 

 

O fator complicador na conta seria o circuito ter algum divisor de corrente no ponto... teria que calcular corrente ou talvez aplicar a fórmula uma corrente máxima para fazer a conta em alguns casos quando não é tão fácil determinar, especialmente quando não foi você que fez o circuito ^^ 

Se entendi o que você quis dizer, eu disse que a potência é o produto da corrente eficaz com a tensão eficaz. Não quis entrar em maiores detalhes, pois em boa parte dos casos deve-se calcular uma integral.

Isso ocorre em casos de comutações, onde se considera a potência como a soma das potências de condução e de comutação.

Tem um ótimo tutorial (impresso) produzido pela IR (International Rectifier). O título é

"International Rectifier Hexfet Databook Power Mosfet Application and Product Data" de 1981.

O capítulo em questão é o 9. "Simplified Hexfet Power Dissipation and Junction Temperature Calculation Speeds Heatsink Design" Lá é mostrado o trabalho que dá para se obter a potência dissipada no componente, que no caso é um hexfet.

Mas para fontes de alimentação e amplificadores classe A, AB ou B, o cálculo fica mais fácil, ou menos complicado.

 

vídeo na velocidade x2   

 

Valeu pelo vídeo ^^ 

Valeu pelos seus comentários.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR ,

 

Muito bom !!!!

 

Concordo com a sua maneira de colocar o cálculo, é importante que entendam os conceitos envolvidos, e não é necessário o cálculo estar 100% exato e super complicado, acho que estar 95% correto e bem simples é a melhor solução!

 

Parabéns !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...