Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vaporizador 12V - Ligação direta


Posts recomendados

Bom dia pessoal, 

Tenho um projeto para ligar esse carinha aí da foto em um arduino. É um vaporizador 12V que ligo a um relé e junto um sensor de umidade. Quando o sensor detecta baixos níveis de umidade, dispara o relé que liga o vaporizador. O mundo seria perfeito se não fosse o fato do vaporizador ter um botão liga-desliga de 3 fases que reseta quando é desligado. Desmontei o aparelho achando que seria fácil dar um by-pass no botão e fazer uma direta. Porém encontrei um botão com 3 fases (liga, liga com ciclo, desliga) e apenas um fio no botão, que acredito ser um sensor que sensibiliza um relé na placa e aciona o vaporizador. O vendedor não fornece esquema do circuito e provavelmente é uma plaquinha chinesa sem muita informação. Meu desafio é ligar o aparelho toda vez que houver corrente elétrica sem usar os botões. Alguma dica de como fazer isso? Posso colocar fotos com melhores ângulos se for o caso.

Valeu!

DSC_2793 vaporizador.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Cid Valerio faça seu arduino apertar o botão. 

Coloque o relé em paralelo com o botão e programe o arduino pra dar um pulso nele. 

Pode deixar a alimentação direto, ou se preferir pode colocar um segundo relé pra cortar a alimentação. 

 

Há também a possibilidade de eliminar o circuito original deixando somente o "mecanismo" do aparelho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Mestre88 disse:

@Mestre88 faça seu arduino apertar o botão. Coloque o relé em paralelo com o botão e programe o arduino pra dar um pulso nele. 

Citação

Seria uma opção, mas eu gastaria uma porta a mais no arduino que já está meio sobrecarregado, além da umidade, ele controla a temperatura, 2 relés e um monitor de LCD pequeno.

 

@Mestre88 Pode deixar a alimentação direto, ou se preferir pode colocar um segundo relé pra cortar a alimentação. 

Citação

Alimentação direta. Não preciso do botão nesse caso, quero que funcione sob o comando do arduino, sem monitoração ou intervenção

 

@Mestre88 Há também a possibilidade de eliminar o circuito original deixando somente o "mecanismo" do aparelho. 

Citação

É a possibilidade que mais me agrada. Mas sem o esquema, estou com dificuldades para detectar os pontos onde eu poderia dar um by-pass no circuito do botão. Será que é possível por dedução, descobrir esses pontos sem o esquema? Não sou técnico em eletrônica, brinco com arduino por hobby.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É sério que não tem nenhum outro fiozinho la na naquela tampa? Escondidinho sei lá. Estou tentando virar a imagem pra ver mas num dá... ok .. Digamos que não tem... Neste caso...

O botão deve ser capacitivo ou só uma plaquinha boba. Algo como quando você aproxima o dedo altera a capacitância (as vezes indutância) pelo ferro que tem no sangue. Assim, altera uma freq de oscilação e detecta o botão "apertado". O que você pode tentar fazer é colocar um capacitor entre aquele fio e gnd pra ver se engana o sistema. Chuto uns 10p ... 100pF

 

Pra deixar só o mecanismo é uma opção curiosa. Tem que descobrir qual ci faz o chaveamento da alimentação. Se tivesse aqui comigo eu descobria rapidinho. Algo me diz que se ligar a vcc num destes eletroliticos vai dar muito certo. Faça 1 teste: monitore a v num deles e ligue e desligue normalmente pelo botão doidão. Depois disso.. fácil: ligue direto a vcc no cap em questão.

 

Este treco aí é um oscilador pra ultrassom (de fato pra faixa dos MHz) que vibra o piezzo e vaporiza instantaneamente a água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

É sério que não tem nenhum outro fiozinho la na naquela tampa?

 

Juro! KKKKKKK

 

Citação

Faça 1 teste: monitore a v num deles e ligue e desligue normalmente pelo botão doidão.

 

Sua dica funcionou perfeitamente! No multímetro eu consegui detectar os pontos de entrada e saída dos CIs e consegui fechar curto by-passando o botão! Show! Muito obrigado.👌

 

Mas... de tanto medir a corrente nos contatos, me veio a ideia de medir os terminais perto do piezzo. A plaquinha cospe 5V no piezzo.

 

Aí eu pensei...

Porque raios eu preciso daquela parafernália toda da placa do vaporizador, se eu tenho 5V na saída do Arduino? Não posso simplesmente ligar o piezzo numa saída controlável do Arduino e eu ligo a saída quando o sensor me avisar... não funciona ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelo Cid Valerio disse:

Porque raios eu preciso daquela parafernália toda da placa do vaporizador, se eu tenho 5V na saída do Arduino? 

Não deve ser 5V contínuo. 

Se baseando que funciona com ultrassom deve ser 10V pulsados em uma frequência tão rápida que seu multímetro fica nem lá e nem cá e diz que é 5V.

Somente com osciloscópio ou frequêncimetro para ter certeza se é 5V contínuo ou não. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mestre88 está correto. Não sei se disse mas aquilo é um oscilador de potência da faixa dos MHz. Portanto você precisa sim...

9 horas atrás, Marcelo Cid Valerio disse:

daquela parafernália toda da placa do vaporizador

ou quase toda, exceptuando-se o "chaveador de 1 botão doidão"

 

você deve ligar...

9 horas atrás, Marcelo Cid Valerio disse:

numa saída controlável do Arduino e eu ligo a saída quando o sensor me avisar

... mas através de um relé ou mosfet. E ligar naquele ponto que você achou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...