Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Falso Aquecimento - temperatura baixa


Posts recomendados

Boa tarde a todos,

Estou a poucos meses com um problema irritante no PC, ele simplesmente desliga do nada, não aparece tela, bipe, ou qualquer outra informação, apenas apaga.

Logo após apagar ele tenta reiniciar automaticamente e desliga antes mesmo de carregar o Windows. As vezes nem na primeira vez ao tentar ligar o pc ele consegue chegar a tela do Windows.

Fiz vários testes e por fim achei o problema (aquecimento) mas que não consigo solucionar, pois a temperatura não está alta. O processador atinge o máximo de 60, a placa de vídeo um máximo de 50. Como sei que é aquecimento? Simples, se eu coloco o ar do quarto em 20º eu consigo jogar qualquer coisa por 5 horas sem ter problema algum.

 

Pode ser algum problema na placa-mãe? que ela faz a leitura errada da temperatura e desliga para se proteger?

Alguma sugestão?

 

Segue abaixo as configurações do meu PC para possam me ajudar.

 

Processador: I5 2500k

placa-mãe: Gigabyte Z68MA D2H B3 (Bios F2)

Cooler: Corsair H60 (intake)

Memória: 2 pentes 4 GB (cada)  ddr3 1033

Vídeo: Gigabyte 970 gaming G1 (4gb)

Fonte:Corsair CX650w

Gabinete: NZXT S340

 

Obrigado desde já,

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, abulhoes disse:

Pode ser algum problema na placa-mãe? que ela faz a leitura errada da temperatura e desliga para se proteger?

Se ela tem essa opção e você está certo que não há aquecimento excessivo faz o teste desativando essa proteção na BIOS. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, lnpott disse:

Se ela tem essa opção e você está certo que não há aquecimento excessivo faz o teste desativando essa proteção na BIOS. 

É o que penso em fazer, mas talvez tenham alguma outra sugestão que não havia pensado e ser menos arriscado rsrsrs

É comum em placa-mãe ocorrer esses erros e simplesmente desligar o pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O melhor teste é no dedão, ou se tiver um termômetro infravermelho melhor ainda. Tire a tampa e vai jogando, encosta o dedo no block, se estiver pelando é porque tá superaquecendo.

Nas opções de temperatura do BIOS altere o valor para um mais alto, 70~75ºC é um bom valor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Phoenyx disse:

O melhor teste é no dedão, ou se tiver um termômetro infravermelho melhor ainda. Tire a tampa e vai jogando, encosta o dedo no block, se estiver pelando é porque tá superaquecendo.

Nas opções de temperatura do BIOS altere o valor para um mais alto, 70~75ºC é um bom valor.

Boa! Acho que consigo um termômetro infra emprestado para testar.

Não lembro de ter visto opção de alterar o valor na BIOS, vou verificar hoje a noite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@abulhoes Deve ter, baixa o manual e confere.
Se não tiver e não estiver superaquecendo desliga esta opção, pois o próprio processador tem um limitador interno, quando ultrapassado ele desliga a máquina sozinho.

 

Aqui eu deixo em 75ºC por desencargo de consciência, mas poderia desabilitar tmb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@lnpott

Sem estabilizador

placa-mãe em perfeito estado... pelo menos aparentemente

 

Reparei que eles desligou mais vezes quando utilizei memória Dual Channel (2 placas de memória - na verdade nem chegava a entrar no Windows), quando coloco apenas 1 memória (não importa o slot) eu consigo usar o pc (Windows normal e games) desde que a temperatura ambiente esteja baixa (com o ar do quarto ligado).

 

Poderia ser a memória? 😲

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...