Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos,

Estou a poucos meses com um problema irritante no PC, ele simplesmente desliga do nada, não aparece tela, bipe, ou qualquer outra informação, apenas apaga.

Logo após apagar ele tenta reiniciar automaticamente e desliga antes mesmo de carregar o Windows. As vezes nem na primeira vez ao tentar ligar o pc ele consegue chegar a tela do Windows.

Fiz vários testes e por fim achei o problema (aquecimento) mas que não consigo solucionar, pois a temperatura não está alta. O processador atinge o máximo de 60, a placa de vídeo um máximo de 50. Como sei que é aquecimento? Simples, se eu coloco o ar do quarto em 20º eu consigo jogar qualquer coisa por 5 horas sem ter problema algum.

Pode ser algum problema na placa-mãe? que ela faz a leitura errada da temperatura e desliga para se proteger?

Alguma sugestão?

Segue abaixo as configurações do meu PC para possam me ajudar.

Processador: I5 2500k

placa-mãe: Gigabyte Z68MA D2H B3 (Bios F2)

Cooler: Corsair H60 (intake)

Memória: 2 pentes 4 GB (cada)  ddr3 1033

Vídeo: Gigabyte 970 gaming G1 (4gb)

Fonte:Corsair CX650w

Gabinete: NZXT S340

Obrigado desde já,

Abraço.

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, abulhoes disse:

Pode ser algum problema na placa-mãe? que ela faz a leitura errada da temperatura e desliga para se proteger?

Se ela tem essa opção e você está certo que não há aquecimento excessivo faz o teste desativando essa proteção na BIOS. 

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, lnpott disse:

Se ela tem essa opção e você está certo que não há aquecimento excessivo faz o teste desativando essa proteção na BIOS. 

É o que penso em fazer, mas talvez tenham alguma outra sugestão que não havia pensado e ser menos arriscado rsrsrs

É comum em placa-mãe ocorrer esses erros e simplesmente desligar o pc?

• Membro VIP
Postado

@abulhoes Na verdade não mas eu já vi acontecer. 

Algumas ASUS desligavam por alarme falso de baixa tensão na linha +12v. Esses sensores dão indicações erradas com certa frequência, por isso digo que só testando. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O melhor teste é no dedão, ou se tiver um termômetro infravermelho melhor ainda. Tire a tampa e vai jogando, encosta o dedo no block, se estiver pelando é porque tá superaquecendo.

Nas opções de temperatura do BIOS altere o valor para um mais alto, 70~75ºC é um bom valor.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Phoenyx disse:

O melhor teste é no dedão, ou se tiver um termômetro infravermelho melhor ainda. Tire a tampa e vai jogando, encosta o dedo no block, se estiver pelando é porque tá superaquecendo.

Nas opções de temperatura do BIOS altere o valor para um mais alto, 70~75ºC é um bom valor.

Boa! Acho que consigo um termômetro infra emprestado para testar.

Não lembro de ter visto opção de alterar o valor na BIOS, vou verificar hoje a noite

• Membro VIP
Postado

@abulhoes Deve ter, baixa o manual e confere.
Se não tiver e não estiver superaquecendo desliga esta opção, pois o próprio processador tem um limitador interno, quando ultrapassado ele desliga a máquina sozinho.

Aqui eu deixo em 75ºC por desencargo de consciência, mas poderia desabilitar tmb.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@abulhoes Só testando para saber. CPU acho pouco provável.

Não está utilizando estabilizador não né ? A aparência da placa-mãe está ok ? Nenhum componente com aparência duvidosa ?

Postado

@lnpott

Sem estabilizador

placa-mãe em perfeito estado... pelo menos aparentemente

Reparei que eles desligou mais vezes quando utilizei memória Dual Channel (2 placas de memória - na verdade nem chegava a entrar no Windows), quando coloco apenas 1 memória (não importa o slot) eu consigo usar o pc (Windows normal e games) desde que a temperatura ambiente esteja baixa (com o ar do quarto ligado).

Poderia ser a memória? 😲

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!