Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quedas de energia constantes, o que poderia fazer?


Ir à solução Resolvido por Bakura Ryo,

Posts recomendados

Bom, tenho uma fonte BLUE ATX 500 (Sem PFC), ela funciona já a um bom tempo, já tirei de um estabilizador e coloquei direto em um filtro de linha (Coisa que mudou até um pouco do desempenho quando fiz isso), só que ta acontecendo muito que na minha cidade com chuva ou sem chuva, a energia da um pisco e volta imediatamente, gostaria de saber com o que resolver isso (Tô considerando um nobreak só que não sei qual usar/escolher), a fonte tô pensando em trocar já que quero uma nova placa de vídeo e um processador também, no caso irei trocar a fonte primeiro por uma CX450 que tem PFC ativo, só não sei se ainda ira valer a pena tudo corretamente, a rede da minha casa é 220v e claramente se eu comprar um nobreak de saida é bem carinho ficarei sem dinheiro para comprar os outros componentes, o detalhe das quedas é mais por preocupação de danificar algum componente ou até mesmo corromper arquivos ou o windows.

Um detalhe das quedas que é uma piscada rápida, voltando geralmente em menos de 5 segundos (Geralmente demora 1~2 segundo(s)). As quedas estão ocorrendo todos os dias e as vezes eu deixo meu computador virado a noite baixando alguma coisa ou renderizando algo, espero que alguém possa me dizer o que fazer.

 

Se for o caso de usar nobreak tem a tela LED, 1 Modem de internet, 1 impressora e um roteador, não sei se seja importante porém é isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estranho estas quedas, Já conferiu sua instalação elétrica externa? Dá queda quando há ventania ou algo do tipo?

O ideal seria um nobreak senoidal, mas é 1000 pilas pra cima, os nobreaks vagabundos de onda "quadrada" de ~300 reais são nada menos que um estabilizador com bateria de moto interna, corre disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Phoenyx disse:

Estranho estas quedas, Já conferiu sua instalação elétrica externa? Dá queda quando há ventania ou algo do tipo?

O ideal seria um nobreak senoidal, mas é 1000 pilas pra cima, os nobreaks vagabundos de onda "quadrada" de ~300 reais são nada menos que um estabilizador com bateria de moto interna, corre disso.

 

Nao faço ideia como é a instalação elétrica externa. O fato da fonte ser nova e com mais tensão que a outra e funcionar de forma incorreta me deixa intrigado. Procuro por respostas desde ontem sem dormir e não consigo achar ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ytallo Soares Como assim funcionar de forma incorreta?
Esta Blue ATX é a fonte nova? Já começou errado aí, deveria ter pego logo uma Corsair, ou PCYes, ou Thermaltake, etc.

 

Estas quedas repentinas e frequentes de energia não são normais da companhia elétrica, deve ter mal contato na sua rede, aí quando "venta", "chove" você fica na mão. Eu daria uma olhada na instalação externa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Kk não sei por que o @Ytallo Soares respondeu como se fosse ele ... porém... A rede na residencia esta ok, ocorre geralmente na cidade inteira isso, as vezes nem acontece nada e cai energia, com sol sem nenhuma nuvem. A ideia ta sendo usar nobreak senoidal pura (Caro de +) porém não sei qual escolher ao certo, principalmente que alguns são em VA em vez de W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Arthur Guillermo Eles são classificados em Volt-Ampere mesmo, para calcular quantos W ele fornece você tem que saber o fator de potência, aí é só multiplicar um pelo outro.

 

Tem nobreaks senoidais porém que ainda são do tipo "offline" que não ficam na bateria o tempo todo, estes também são ruins já que funcionam como um estabilizador quando tem energia. O ideal são aqueles do tipo "online" (dupla conversão) e estes custam para lá dos 2000 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to acostumado com quedas frenquentes + literalmente TODO dia? Ta meio estranho mesmo... 

 

@Phoenyx

 

Nem todos... Veja esse como exemplo: https://www.kabum.com.br/produto/33190/nobreak-sms-1800-bivolt-expert-net-winner-27429-

 

Uso ele a uns 4 anos com uma AeroCool 800w 80plus silver funcionam de boa juntos... Irei trocá-lo por um dupla conversao senoidal puro esse mes + o bixim e guerreiro!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Arthur Guillermo Agora que reparei, cada doido que aparece.... hauahuahuahauhaua
Tanto faz os valores em VA ou W, basta calcular: 

https://www.rapidtables.com/calc/electric/va-to-watt-calculator.html

https://eletroaquila.com.br/blog/converter-va-watts/

 

@grievous Bem lembrado, o ideal é o do tipo online, senão vai ficar no "tlec tlec".

@OGSnow Como assim? Este aí é onda "quadrada" e tá caro pra dedéu... rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Bom se for R$2000 já vi que atualizar computador não vai ser algo que farei este ano kk

 

@OGSnow Geralmente todo dia a energia da minha cidade é horrível em consideração as quedas (Geralmente cai 00:00 ou de madrugada porém ultimamente veio a ficar caindo de tarde ou de dia ou ambos)

 

@Phoenyx Saberia me dizer alguns online que possa usar nesse computador? (Já to vendo que vai sair salgado o preço porém não tô tendo outra escolha) quais seriam as melhores marcas, Só SMS (A que conheço)?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, grievous disse:

Onda retangular, com estabilizador interno, do tipo offline. Infelizmente é desses que não devemos utilizar, só porque até agora não teve problemas não quer dizer que está tudo bem.

 

Parece q dei sorte mesmo entao. Nao to recomendando ele so shareando a experiencia que tive.

 

@Phoenyx

 

Esta dizendo que nao diferenca entre um de 300 e o que linkei fora o preco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Arthur Guillermo Você vai utilizar no 220v? Tem este aqui: https://www.americanas.com.br/produto/12252336/nobreak-senoidal-online-dupla-conversao-sms-23660-mirage-1000va-800w-preto-220v

 

Eu sinceramente pesquiso pouco sobre nobreaks, acho mais fácil me mudar de casa do que ser obrigado a comprar um.

Aqui quando falta energia, o que é algo raro, acaba num dia pra voltar no outro, então nobreak neste caso é irrelevante... rs

 

@OGSnow Basicamente, sim. A diferença é que este suporta até 1800VA, os de 300 mangos não passam de 600VA.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OGSnow Kkk acredita que a energia caiu novamente a uns 15 minutos ? Sim, seria 220v

Aqui de vez em quando por que antes era algo não muito raro, ficava 1 dia sem energia (24 horas completos)

 

Creio que essa vai ser minha solução por agora kk

 

Será que tem como colocar mais bateria nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Arthur Guillermo Uma coisa que você tem que ver tmb é se quando cai a energia não cai a internet. Aqui em SP, tanto Vivo Fibra quanto NET Virtua possuem baterias nas suas redes, então quem tem nobreak continua navegando.

Sinceramente, tendo uma boa fonte de alimentação e um bom filtro de linha, eu esqueceria nobreak, a não ser que você esteja arrancando os cabelos aí... rs

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Arthur Guillermo - as quedas de energia não causam danos aos componentes de seu computador. O que pode vir a danificar ou queimar alguma peça são os surtos de tensão, que podem ser suprimidos através de um dispositivo protetor contra surtos (DPS), estando presente no disjuntor da instalação elétrica ou através de um filtro de linha que traga consigo, e também pelo aterramento da instalação elétrica de seu domicílio. Com as devidas proteções, as quedas de energia podem apenas corromper o software de seu sistema.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bakura Ryo Tô pra te falar que faz muito tempo que não vejo corrompimento em Windows/Linux por queda de energia. Você pode ter corrompimento de dados (aquele vídeo que você tava editando, aquele torrent que você tava baixando, aquele save que você tava jogando).

 

@Arthur Guillermo Pra evitar estragos o principal causador é a sobretensão (caiu a energia e quando volta até as lâmpadas ficam mais luminosas, depois voltam ao normal). E dificilmente será na fonte do PC, porque fontes atuais são full range. Mas sim na fonte do seu modem, monitor, caixas de som, etc. Daí se você tiver aterramento já tá com meio caminho andado, + DPS e você tá tranquilo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Phoenyx disse:

Tô pra te falar que faz muito tempo que não vejo corrompimento em Windows/Linux por queda de energia. Você pode ter corrompimento de dados (aquele vídeo que você tava editando, aquele torrent que você tava baixando, aquele save que você tava jogando).

 

Exatamente por isto mencionei software, sem apontar. É bem raro mesmo mas vale destacar que pode acontecer, na pior das situações. Isto é, levando em conta que as proteções anteriormente mencionadas estejam presentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bakura Ryo Aqui não tem DPS (Ainda estou a procura) e aqui não é tripolar sendo 1 terra, só tem fase e neutro.

@Phoenyx Acredite ou não, mês retrasado aconteceu aqui kkk fiquei quase um mês sem computador por que meus discos estavam cheios e não tinha HD externo para fazer o backup (O qual me deu dificuldades por que no momento de fazer os backups ou tava lento ou corrompia entre outras coisas)

 

O grande detalhe que aqui não tenho DPS ainda nem na caixa de distribuição nem em outro lugar (filtro de linha), tem um filtro de linha acho que bem precário até para dizer kk

 

Irei procurar comprar um filtro de linha DPS + fonte CX450 (Que é a que preciso já que a minha é uma fonte ruim) creio que será o mais acessível no momento que um nobreak

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx  Irei comprar a CX450, não encontro o Energia 5 (Já que é o que eu quero e já tinha dado umas pesquisadas kk) e se um procurar na internet geralmente encontro mais caro, na minha cidade mesmo não tem. Quando tiver chance irei comprar, no momento já tenho que gastar com um mouse novo e a fonte vai dar R$380

 

:S preciso urgente a fonte kk tô vendo baixando uma coisa o computador começou com gargalo só pelo alto consumo do programa (Agora o W10 tem indicador de uso de energia por programa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...