Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Qual linguagem de programação escolher


Posts recomendados

Estou numa dúvida cruel, alguém poderia me ajudar a dar um norte pf
É o seguinte, eu estava até então estudando sobre javascript, porque ouvi dizer que era a linguagem dos sites e páginas web, mas depois me falaram que era Html e depois CSS, estou procurando muito sobre tudo isso mas quanto mais pesquiso mais me perco, e depois começam a falar que nem são linguagens, são marcações, estou tentando entrar nesse meio mas de início me perdendo nas informações

Desde já, obrigado

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da área em que você quer atuar. JavaScript faz parte de páginas web para criar funções. Em sites que exigem certo nível de segurança, usar JS não é recomendado. HTML é uma linguagem de marcação utilizada em páginas. PHP é uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web e CSS é uma linguagem de folha de estilos, que tem o papel de tornar uma página apresentável na web, relacionada diretamente com o design e aparência. Inicialmente, eu te recomendaria ir em HTML primeiro, depois ir para PHP ou CSS e só então seguir para JS, mas a ordem é você quem escolhe. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tudo certo? 

 

Antes de começar a estudar JavaScript com foco em desenvolvimento Web, aconselho a entender como funciona o HTML e o CSS, que é algo bem simples. 

 

Citação

O que é HTML? 

 

Seguinte, na programação web (linguagens voltada para o desenvolvimento de sites, por exemplo), de maneira básica é divida em 3 setores.

 

Marcação\Manipulação de Texto, Parte gráfica\desing e a Lógica.

 

A manipulação\Marcação de texto fica encardo do HTML, é com ele que você consegue definir algumas coisas como criar tabelas, deixar um texto em negrito, aumentar o tamanho da fonte e etc, todo o esqueleto do site (cabeçalho, rodapé, corpo...) 


Perceba que é uma linguagem de organização, não há 'logica' ou processamento de informações. 

 

Citação

beleza, aprendi a usar o HTML, consigo organizar o texto do meu site, e agora

 

Com o entendimento do HTML, você já pode a começar os estudos no CSS, que é outra linguagem de manipulação, onde você irá conseguir 'embelezar' seu site, irá editar as cores, formatos, definir o formato da fonte das letras e etc... 

 

Brincamos que o HTML estrutura e o CSS deixa bonito. 

 

Citação

Se já esta estruturado e bonito, vamos fazer pensar com o JavaScript.

 

O javaScript entra para dar lógica as coisas, é através do javaScript onde você programa, manipula variáveis e retorna resultados. é através do javaScript que eu consigo fazer uma soma de 1+1, por exemplo. Toda a parte lógica é ele quem processa e é por ele que deve ser feito. 

 

Veja bem que aqui eu expliquei de maneira resumida, o que cada elemento básico de uma pagina web faz.

 

Tente procurar alguns cursos, começando com 

 

HTML BÁSICO, CSS BÁSICO, LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (PPO) e JAVASCRIPT BÁSICO.

 

abs. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Gabixpxc Primeiramente, seja  bem vindo em nosso Clube do Hardware.

Javascript não é "a linguagem" dos sites.  Ela é uma linguagem client-side que age diretamente no navegador do usuário, proporcionando a interatividade.

 

Se você está pelo desenvolvimento WEB, não há muitas escolhas. O comum é usar o HTML para estrutura, CSS para estilos e o javascript para a interatividade.  Importante não confundir java com javascript. São duas linguagens diferentes.

 

A linguagem de servidor mais comum é o PHP, porém ela não é exclusiva da web.  Atualmente pode-se desenvolver aplicações desktop com PHP(php-gtk), ou até mesmo apenas com javascript( node-webkit)

 

Se você quer desenvolver sites, sugiro que comece por baixo, com as partes fáceis, no caso a estrutura HTML. Posterior, aprenda sobre como estilizar.  Se você puder, pode aprender as duas ao mesmo tempo, pois são diretamente ligadas.

Já o javascript fica à seu critério, pois é opcional.

 

Depois de aprender pelo menos o básico, você pode estudar frameworks como bootstrap ou um cms como wordpress. Eles ajudam bastante no desenvolvimento rápido. Embora eu não use muito, eu tirei um tempo para estudar um pouco sobre eles.

 

Desses dois, eu uso somente o bootstrap.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!