Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DR-221CL curiosidades, economia manutenção e quebra galhos


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico sobre o Drum ou cilindro CR-221CL da Brother utilizado em alguns modelos de impressoras como a MFC-9330CDW e HL-3140CW.

São de dois tipos, ou colorido ou preto, um kit vem com três coloridos e um preto.

No mercado também são encontrados apenas os cilindros de alumínio para reposição, sem a capa preta, que servem tanto no preto como no colorido, apesar de terem uma coloração diferente da original, funcionam perfeitamente e são bem mais baratos, em contrapartida, tem que saber desmontar para trocar. Eu já tenho um de reserva, assim que precisar trocar eu mostro como foi.

Na realidade a impressora faz uma contagem de impressões e avisa quando devem ser trocados e nem sempre é necessário, se a impressão estiver saindo perfeita creio que pode apenas resetar o contador e continuar a usar.

No caso de danos na superfície, os riscos ou buracos aparecem na impressão e ai não tem jeito, tem que trocar mesmo, não dá para remedar, polir ou fazer alguma gambiarra.

Fora o básico tem um detalhe interessante que diferencia o colorido do preto, além da etiqueta é claro, existe uma pecinha preta, ou uma peça plástica que ao ser encaixada no DRUM, faz toda a diferença, não permitindo que um toner (TN-221)colorido seja encaixado no DRUM ou cilindro preto(CR-221CL).

Segue abaixo fotos das diferenças e da pecinha para download:

https://drive.google.com/open?id=15GMw78Gnb_ZdETe6JRMY7G0YL-aZ6nZ-

Já fiz o teste de colocar os cilindros em ordens diferentes de cor e tudo funciona normalmente, a impressora faz o trabalho sem reclamar, só que onde deveria ser uma cor sai outra cor mas, não dá certo quando tenta colocar o toner colorido no DRUM preto, a trava impede o encaixe, o toner colorido tem duas ranhuras e o toner preto tem apenas uma, a trava faz o papel de impedir que a ranhura do toner colorido entre no espaço onde não tem a ranhura do toner preto.

Considerando situações hipotéticas como por exemplo: compra um cartucho recarregado onde o reciclador usou uma carcaça colorida para colocar o toner preto, como solucionar isso? Sem devolver o toner, dá até para encaixar o toner preto reciclado com carcaça de colorido num cilindro colorido e tudo funciona normal, para o caso de imprimir selecionando apenas em preto, colocando o toner preto antigo com o cilindro preto em qualquer uma das cores e colocando o toner preto com carcaça colorida em um cilindro de qualquer uma das cores encaixado no lugar da cor preta. Se deixar a impressora sem qualquer um dos cilindros ou toners, ela não funciona, tem que ter algum mesmo que vazio ou danificado.

E se por exemplo; dá um azar do usuário com pressa ao ver uma folha enroscada, a puxa sem os devidos cuidados e acaba por cortar a superfície do cilindro preto, causando uma marca em todas as impressões, como corrigir sem ter a peça de reposição? No caso de querer imprimir em preto, fica fácil ao tirar a trava do CR-221CL preto trocando ele por qualquer outro colorido.

A simples remoção da trava, permite usar qualquer carcaça de TN-221, preta ou colorida. Uma chave de fenda fina, um clip desdobrado ou um palito de dentes é o suficiente para empurrar as duas travinhas da pecinha permitindo que saia do conjunto do cilindro, transformando ele de exclusivamente preto para preto ou colorido, sem sofrência!

Se sabe de mais dicas, compartilhe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...