Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 1400 não abaixa de 90 graus


renatévis

Posts recomendados

IMG_20190109_230543981.thumb.jpg.a5e6325d39e45208c166b268bf0ce989.jpgTô com um Ryzen 5 1400 numa Gigabyte A320M. Nunca dei a mínima pras temperaturas, até que comecei a jogar AC Odyssey e tive uns problemas pra rodar que não vem ao caso. Então resolvi baixar um daqueles programas para o monitoramento do PC e vi incríveis 95 graus na minha CPU. Achei de começo que o problema era no software. Passou-se um tempo e fui usando mais vezes esse software em jogos mais leves também (LoL e o bom e velho GTA:SA) e a temperatura nunca abaixou de 90 graus. Até que vi que essa temperatura que constatava o software era verídico, pois a temperatura que aparecia na bios era mais ou menos a mesma (não abaixava de 90 nem passava de 95). O que eu posso fazer pra resolver esse problema?

 

Alguns detalhes: uma tampa do gabinete fica aberta. De fans tenho a da fonte, do processador, duas da placa de vídeo (GTX 1050 3gb da Galax) e só. Eu "media" a temperatura do PC na mão (sim, eu só colocava a mão no gabinete) e nunca ficou tão quente quanto ficava no meu antigo PC que durou anos e anos (às vezes era possível literalmente queimar o dedo se deixasse lá) por isso que estranhei a CPU chegar a 90 graus.

 

A imagem em anexo é a bios, computador recém ligado, há cerca de 1 minuto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você insistir com ele ligado vai queimar ele... você tem que ver se o cooler esta bem preso mesmo.... parece estar desencaixado pela temperatura... e nao se mede temperatura com a  mao...  levou sorte de ate agora nao ter queimado seu processador!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Consegui resolver o problema.

 

Pra quem quiser saber, fiz o seguinte:

 

Abri o PC, desmontei o processador e montei de volta, tava tudo certo.

Fui pra bios ver como tava as regulagens da velocidade da fan. Como eu nunca tinha mexido lá e pelo que eu sei, a fan tem uma configuração padrão - quanto mais quente, maior a velocidade. Porém, ela estava no modo "silencioso", ou seja, tem a velocidade abaixo do normal. Então botei no modo normal. O fato é que apesar disso, a velocidade do cooler não aumenta de jeito nenhum. O que resolveu foi botar a velocidade em 100% o tempo todo. Daí, a temperatura não passou nem de 60º nunca mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito esta sem pasta térmica entre o processador e o cooler... Pois o correto é  ele esta no modo normal e não esquentar.... Como você desmontou tudo quando puder troque a pasta térmica... Se não souber a quantidade só procurar no YouTube... É bem pouco apenas para dar contato pois se colocar muito o calor não passa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Rolando Caio da Rocha disse:

Troque o cooler por outro de melhor eficiencia... Geralmente os coolers oferecidos pela amd para o seus processadores são sub-dimensionados.

 

 

Nesse caso não, até pelo TDP desse cpu. Os R5 vem com um bom cooler box no mínimo o Cooler Wraith Stealth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rolando Caio da Rocha disse:

Troque o cooler por outro de melhor eficiencia... Geralmente os coolers oferecidos pela amd para o seus processadores são sub-dimensionados.

 

 

 

1 hora atrás, lnpott disse:

Nesse caso não, até pelo TDP desse cpu. Os R5 vem com um bom cooler box no mínimo o Cooler Wraith Stealth.

 

Exatamente, para TDPs de 45W o cooler da supre até 65W, para TDPs de 65W (que é o caso da maior parte dos Ryzens, inclusive do OP), o cooler supre até 95W, e para os Ryzen 7 de 95-105W o cooler é capaz de sustentar até 125W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 horas atrás, Rolando Caio da Rocha disse:

Troque o cooler por outro de melhor eficiencia... Geralmente os coolers oferecidos pela amd para o seus processadores são sub-dimensionados.

 

 

Isso é do tempo do FX, agora dão conta sem problema.

@renatévisVerifque se a pasta está aplicada corretamente e o cooler bem encaixado e rodando normalmente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2019 às 12:46, danielcortiano disse:

se você insistir com ele ligado vai queimar ele...

Incorreto. Na verdade todos os processadores modernos, tanto da Intel quanto da AMD tem proteção de superaquecimento. No caso dos Ryzen, em 95 °C, o processador começa a baixar os clocks e a tensão (thermal throttling) pra prevenir danos ao mesmo, culminando em desligamento.

 

Em 20/01/2019 às 00:25, renatévis disse:

Consegui resolver o problema.

 

Pra quem quiser saber, fiz o seguinte:

 

Abri o PC, desmontei o processador e montei de volta, tava tudo certo.

Fui pra bios ver como tava as regulagens da velocidade da fan. Como eu nunca tinha mexido lá e pelo que eu sei, a fan tem uma configuração padrão - quanto mais quente, maior a velocidade. Porém, ela estava no modo "silencioso", ou seja, tem a velocidade abaixo do normal. Então botei no modo normal. O fato é que apesar disso, a velocidade do cooler não aumenta de jeito nenhum. O que resolveu foi botar a velocidade em 100% o tempo todo. Daí, a temperatura não passou nem de 60º nunca mais.

Iria sugerir a mesma coisa. Aqui, mesmo com overclock e o cooler setado à 100%, a temperatura não chega aos 60 °C.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao brinque com esse sistema de autoproteção e depois volte aqui para  dizer o que acontece...

 

nao sei onde você tirou informação que todos aguentam 95...

 

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-ryzen-7-2700x

 

o 5 1400 sim

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-ryzen-5-1400

 

de 94 graus para 95... 1 grau...  force uma proteção de placa!

 e outra o print esta ali... se abaixasse clock nao  estaria a 3217mhz  chegaria aos 94...

baixou de 3.4 a 3.2...  grande proteção....

adicionado 5 minutos depois

e outra nao e aumentando velocidade de fan...

 

ter que colocar um cooler a 100% a 3.2  e ainda achar que o  problema é cooler...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 09/01/2019 às 22:46, renatévis disse:

Alguns detalhes: uma tampa do gabinete fica aberta. De fans tenho a da fonte, do processador, duas da placa de vídeo (GTX 1050 3gb da Galax) e só. Eu "media" a temperatura do PC na mão (sim, eu só colocava a mão no gabinete) e nunca ficou tão quente quanto ficava no meu antigo PC que durou anos e anos (às vezes era possível literalmente queimar o dedo se deixasse lá) por isso que estranhei a CPU chegar a 90 graus.

Qual é o modelo exato do seu gabinete? Poderia enviar uma foto?

 

E não se usa a mão como termômetro.

 

Em 20/01/2019 às 00:25, renatévis disse:

Abri o PC, desmontei o processador e montei de volta, tava tudo certo.

 

Fui pra bios ver como tava as regulagens da velocidade da fan. Como eu nunca tinha mexido lá e pelo que eu sei, a fan tem uma configuração padrão - quanto mais quente, maior a velocidade. Porém, ela estava no modo "silencioso", ou seja, tem a velocidade abaixo do normal. Então botei no modo normal. O fato é que apesar disso, a velocidade do cooler não aumenta de jeito nenhum. O que resolveu foi botar a velocidade em 100% o tempo todo. Daí, a temperatura não passou nem de 60º nunca mais.

Seu problema era o cooler mal encaixado, não o modo silencioso. Por sinal, alterar de silencioso para normal afeta o desempenho do cooler, mas não tende a ser por muita diferença.

 

Se você precisa colocar a velocidade do cooler a 100%, então ainda tem algum problema aí. Deixe o computador regular a velocidade conforme a temperatura e leia as máximas. Por sinal, 60ºC é baixo.

 

22 horas atrás, Rolando Caio da Rocha disse:

Troque o cooler por outro de melhor eficiencia... Geralmente os coolers oferecidos pela amd para o seus processadores são sub-dimensionados.

Os modelos de cooler box oferecidos pela AMD para os processadores Ryzen funcionam extremamente bem. Suportam os processadores com alguma folga e chegam até mesmo a permitir overclocks mais leves. Por sinal, são bem melhores que o modelo atual de cooler padrão da Intel.

 

17 horas atrás, Bruno Sotero disse:

Este problema está aparentando pasta térmica ou cooler mal encaixado mesmo.

Pois é, quando as temperaturas estão absurdas assim, 95% das vezes é cooler mal encaixado ou sem pasta térmica. Um cooler corretamente instalado não chegaria nisso, por pior que fosse a ventilação dentro do gabinete.

 

Em 10/01/2019 às 12:46, danielcortiano disse:

se você insistir com ele ligado vai queimar ele...

Em alguns (muitos) anos atrás isso era uma realidade. Atualmente, não. O processador não chegaria ao ponto de queimar, embora ficar nessa situação também seria algo longe do ideal.

 

Por sinal, devo ressaltar que a participação no Fórum é um privilégio, não um direito, e que todos podem expressar suas opiniões. Antes de cobrar fundamentação por parte das respostas de outros usuários, comece justificando seus comentários. Obrigado pela compreensão.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, KairanD disse:

 

Em alguns (muitos) anos atrás isso era uma realidade. Atualmente, não. O processador não chegaria ao ponto de queimar, embora ficar nessa situação também seria algo longe do ideal.

Olha ai ja nao sei... ate onde eu sei ainda se queima um componente eletrônico... ate hoje nao vi algum que nao queimasse...

se voce tem um pouco de experiencia sabe que um processador como esse caso pode chegar a 94 graus como mostrado ali... mas voce sabe quanto tempo ele aguenta a 94 graus sem danificar ele? se voce insistir ligar ele toda vez que ele desliga mantendo os 94 graus por meia hora uma... ele nao vai danificar...ou processadores modernos nao queimam???

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, danielcortiano disse:

ou processadores modernos nao queimam??

Não por temperatura, e já faz tempo.

 

Pode se dizer que todo componente eletrônico trabalhando em temperatura elevada e próxima ao limite que foi projetado tende e ter sua vida útil diminuída, sabemos disso. Porém também sabemos que os CPU's de hoje em dia são bem modernos no que se diz respeito a proteção contra superaquecimento.

 

Não só CPU's, chips gráficos também fazem um bom trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, lnpott disse:

Não por temperatura, e já faz tempo.

 

Pode se dizer que todo componente eletrônico trabalhando em temperatura elevada e próxima ao limite que foi projetado tende e ter sua vida útil diminuída, sabemos disso. Porém também sabemos que os CPU's de hoje em dia são bem modernos no que se diz respeito a proteção contra superaquecimento.

 

Não só CPU's, chips gráficos também fazem um bom trabalho.

nao sabia que inventaram ja um processador resistente a temperatura... so nao entendi porque eles colocam entao um padrão de resistência a temperatura quando vendem o mesmo!

 

 

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-ryzen-5-1400

 

na propria descriçao do mesmo descrito pelo fabricante...  acho que se nao queimassem por temperatura nao  colocariam

 

Temps máx 95°C

 

o que me sugere do fabricante colocar isso se um processador nao queima por temperatura???? 

adicionado 0 minutos depois

isso refere a resistência do ar??? água??? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, danielcortiano disse:

na propria descriçao do mesmo descrito pelo fabricante...  acho que se nao queimassem por temperatura nao  colocariam

 

Temps máx 95°C

Isso é uma informação técnica relevante para vários fins, não é para avisar que "ohhh se chegar queima tá!"

 

5 minutos atrás, danielcortiano disse:

resistente a temperatura

Na verdade todo componente eletrônico tem a sua margem de temperatura de operação. Se você resfriar ele demais com nitrogênio também não vai dar certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Assim como os demais, afirmo que o processador não vai queimar por chegar a sua temperatura máxima, a vida útil dele vai reduzir sim, talvez fique instável, porém a temperatura máxima é um valor de referência, e além disso os processadores atuais possuem recursos de proteção que evitam que uma condição de aquecimento se prolongue, como o throttling.

 

 

p.s. Além do mais, os processadores atuais geralmente conseguem lidar com temperaturas de até 100° C sem queimar, porém vão acionar os recursos de proteção, que no caso de falha, irão desligar o computador para evitar danos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, danielcortiano disse:

não sabia que inventaram já um processador resistente a temperatura...

Mas não inventaram.. Todo componente eletrônico é temerário à temperatura..

 

 

5 horas atrás, danielcortiano disse:

só não entendi porque eles colocam então um padrão de resistência a temperatura quando vendem o mesmo!

 

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-ryzen-5-1400

 

na própria descrição do mesmo descrito pelo fabricante...  acho que se não queimassem por temperatura não colocariam

Se "queimar" significar "parar de funcionar", com todo o controle de qualidade envolvido na fabricação desse tipo de componente e com todos os mecanismos de defesa que esses componentes implementam, muito difícil....

 

Mas, danificar parcialmente, isso é possível.. Isso pesa mais pra quem faz OC, onde cada grau faz diferença no resultado final.. Parar de funcionar, raramente para, mas a CPU pode ter redução de performance, por degradação prematura do silício...

 

Eu mesmo, tive um problema com minha placa de vídeo, que desligava o PC, ao bater 70ºC, o que é uns 25ºC abaixo do limite dela.. Ela tava com quase um quarto do die da GPU, sem pasta térmica e sem nenhum contato com o cooler dela.. Aquela parte, deveria estar facilmente batendo o limite térmico e desligando meu PC.. Sabe-se lá, por que ela não morreu..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/01/2019 às 17:14, Veloria disse:

Incorreto. Na verdade todos os processadores modernos, tanto da Intel quanto da AMD tem proteção de superaquecimento. No caso dos Ryzen, em 95 °C, o processador começa a baixar os clocks e a tensão (thermal throttling) pra prevenir danos ao mesmo, culminando em desligamento.

 

Iria sugerir a mesma coisa. Aqui, mesmo com overclock e o cooler setado à 100%, a temperatura não chega aos 60 °C.

Sim, é verdade. Quando chegava a 95º, o desempenho nos jogos ficavam terríveis.

Depois dos ajustes, o desempenho melhorou, e muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/01/2019 às 15:01, danielcortiano disse:

nao sabia que inventaram ja um processador resistente a temperatura... so nao entendi porque eles colocam entao um padrão de resistência a temperatura quando vendem o mesmo!

 

 

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-ryzen-5-1400

 

na propria descriçao do mesmo descrito pelo fabricante...  acho que se nao queimassem por temperatura nao  colocariam

 

Temps máx 95°C

 

o que me sugere do fabricante colocar isso se um processador nao queima por temperatura???? 

adicionado 0 minutos depois

isso refere a resistência do ar??? água??? 

Se o processador, neste caso, queimasse em uso contínuo a 95 °C, seria inclusive obrigação do fabricante, em especial da legislação, de a AMD informar o usuário caso isso acontecesse. É muito (e MUITO MESMO) mais fácil queimar um processador setando um vCore muito alto em um overclock, do que ficar rodando um processador em seu teto de temperatura a vida inteira na esperança de ele queimar. Componentes eletrônicos (lê-se: CPUs, GPUs, VRMs) são nativamente hábeis de operar em temperaturas elevadas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...