Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Saída auxiliar através dos alto-falantes


j_serep

Posts recomendados

Boa tarde galera, pretendia ligar uma JBL a TV, via cabo P2, porém a TV não possui saída de áudio, apenas a óptica. Decidi então pegar um auxiliar dos alto-falantes, usando uma chave para hora selecionar os falantes, hora o auxiliar. 

 

O problema é que a saída da placa, estéreo, possui dois pares de fios para os falantes, porém, o negativo destes não é comum. Tentei ligar com apenas um comum e um dos falantes fica chiando muito. Desta forma gostaria de sugestões do que posso fazer para manter o som estéreo na saída auxiliar, e também explicações sobre o porque de os negativos não serem comum vide os amplificadores estéreos que vi circuitos possuíam o negativo como terra comum.

 

Aguardo respostas e grato desde já!

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É uma alternativa sim mas com o preço conhecido e outros nem tanto: ambos os sistemas não vão poder compartilhar o terra. Então, cuidado com o fio 🌍... dos equipamentos..!  E se for mesmo uma saída classe d, você não vai poder desligar o a.f. dela.

Não vi o esquema... De repente num é nada disso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Funciona sim. O cuidado (de novo, caso o ampl. seja chaveado classe d) é que nao pode ligar os terras em comum. Como geralmente o terra vai pra tomada ac, então não pode ligar o 3º pino e nem encostar metal - metal de um no outro.

To com preguiça de procurar esquema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas soluções:

 

A primeira é a mais conhecida e a que usei na minha TV. Coloquei um adaptador de fibra ótica para áudio comum. 

O ruim é que esse adaptador precisa de fonte, como não tinha outra tomada eu preparei um cabo e usei a porta USB da TV (que eu não uso) pra alimentar o aparelhinho). O meu é igual o da foto abaixo:

images?q=tbn:ANd9GcT1fHsgHfhd-26p_axiB3K

 

A segunda alternativa é acoplar dois transformadores a saída de alto falante. 

Assim depois dos transformadores poderá juntar os terras. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conversor óptico dizem que perde muita potência, é verídico? Por isso não optei por ele (e também pela grana). 

 

A ideia do transformador basta usar um transformador 1:1, qualquer impedância?

 

Fazendo com o opto eu precisaria usar um outro transistor como chave pra acionar o LED do opto, e que tipo de tratamento precisaria pro sinal ficar legal?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, j_serep disse:

O conversor óptico dizem que perde muita potência, é verídico? Por isso não optei por ele (e também pela grana). 

O conversor é feito pra você ligar num amplificador a parte caso não queira o som original da TV.

Não perde potência porque tudo depende do tipo de amplificador e caixas que irá usar.

2 horas atrás, j_serep disse:

A ideia do transformador basta usar um transformador 1:1, qualquer impedância?

No lado que vai na TV deve ter a mesma impedância do alto falante.

A do outro lado é ideal que seja maior, tipo 500R ou 1k e deve ser ligada em série com um capacitor de no máximo 4,7uF.

2 horas atrás, j_serep disse:

Fazendo com o opto eu precisaria usar um outro transistor como chave pra acionar o LED do opto, e que tipo de tratamento precisaria pro sinal ficar legal?

Com o opto eu não entendo muito, mas você pode se basear com o circuito da TV que eu mencionei acima:

imagem674.thumb.GIF.a0451f510ef00752b5de978a6660b682.GIF

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito legal o circuito do opto. O pulo do gato é a polarização - uma corrente dc mínima - passando pelo led emissor. Isso foi feito através da polarização do transistor com alguns cálculos mínimos e alguma experimentação. Isso foi feito pra não zerar a corrente com sinal baixo o que causaria alguma distorçao no som. Algo como 'som quadrado' - quasiliterelmente. O áudio presente na base faz a modulação da luz no emissor.

 

Do outro lado o receptor entrega à base do outro transistor. É uma das raras utilizações da polarização na basedo transistor receptor que vejo.

O que faltou é um capacitor na 'saída' se não passar o dc. E claro este sinal deve ser aplicado a um amplificador e não direto no a.f. ... óbvio d+?

 

Disso tudo, o que me veio a mente (doentia)... e se o transmissor fosse um diodo i.r. e o receptor um foto transistor ou  foto diodo a alguns metros de distância? Quase consigo prever algum resultado teórico-prático. Uma alternativa muito lôca pra isso seria algo como um sinal modulado pwm. Se algum dia você fizer o teste... me conta.

Só falta alguém de novo usar o capacitor de fluxo e já ter invetado isso..😠

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

O que faltou é um capacitor na 'saída' se não passar o dc. E claro este sinal deve ser aplicado a um amplificador e não direto no a.f. ... óbvio d+?

No esquema tem o capacitor sim, mas eu cortei o esquema. 

Estava próximo ao 4066 que fazia a mudança do sinal para TV/AV.

 

Uma coisa interessante que tem nesse circuito é o modo como ele é alimentado. Eram duas voltas de fio comum no fly back para a entrada AV não ter nenhum contato com o circuito da TV. 

A fonte dela era somente uma ponte, capacitor e um regulador chaveado grandão num esquema parecido com o do lm2596. 

 

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Disso tudo, o que me veio a mente (doentia)... e se o transmissor fosse um diodo i.r. e o receptor um foto transistor ou  foto diodo a alguns metros de distância? Quase consigo prever algum resultado teórico-prático. Uma alternativa muito lôca pra isso seria algo como um sinal modulado pwm. Se algum dia você fizer o teste... me conta.

Tenho uma revista de 1979 que ensina a fazer isso, mas na ocasião usaram um led comum como transmissor. Talvez há 40 anos um IR fosse ruim de achar ou até mesmo não existia. 

Nunca montei isso pra saber se funciona. 

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

 falta alguém de novo usar o capacitor de fluxo e já ter invetado isso..😠

Sim, pelo visto usaram muitas vezes. Eu gosto bastante desse filme, kkkkkkk! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Mestre88 disse:

voltas de fio comum no fly back

Certa feita fiz algo como numa tv com brilho fraco pra aumentar a corrente do filamento.

Voltando ainda mais no passado, esta técnica fora usada pra retificar a altatensão. E era uma (01) volta só. Ganhei kk. Esta única volta gerava V suficiente pra acender o filamento da válvula

1b3_ansicht1.jpg          1b3.gif

...

 

Já assisti aquele filme umas 3 vezes... neste ano kk

 

Brunão pode apagar o post mas em breve não estaremos mais aqui pra recordar do ... Passado sempre presente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Muito boas dicas.

Quando criança abri uma TV ou monitor, nem me lembro mais o que era, e me lembro que alguma coisa usava umas 2 espiras (perdi), no ferrite do flyback.

 

Então deveria ser uma fonte?

 

fiquei interessado nisso:

 

Em uma TV comum, qual o máximo e mínimo dá pra tirar destas espiras? (presumo que a bitola do fio vai influenciar também né?).

 

E a tensão sai AC ou CC?

teria algum risco desta tensão variar durante o uso?

Por exemplo: Ao ligar e desligar a TV, gerar aquela tensão que sai das bobinas dos relés que queima o driver se não tiver um diodo inverso.

Penso em brincar ligando um microcontrolador em algo assim dentro da TV, e até então o que eu fazia era "pegar carona" na alimentação de outros CIs, mas em geral esta alimentação fica limitada a 5V, e quando preciso de mais tenho que ligar uma fontezinha externa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Blumer Celta disse:

Em uma TV comum, qual o máximo e mínimo dá pra tirar destas espiras? (presumo que a bitola do fio vai influenciar também né?).

Não dá pra tirar muito. O circuito do fly back já trabalha quase no limite, e o tubo consome a maioria do que ele fornece. 

Pode ver que qualquer defeito simples e o transistor de saída já queima. 

2 horas atrás, Blumer Celta disse:

E a tensão sai AC ou CC?

É AC. 

Mas dado a alta frequência e a forma de controle do sinal não é senoidal. 

Se usa um diodo rápido e um capacitor de valor médio para transformar em DC. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...