Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ChicoCybergoth

"Tapete" de dança estilo DDR

Recommended Posts

Saudações prezados.

O pessoal aqui em casa acabou caindo na mania de brincar naqueles tapetes de dança, tipo aquelas máquinas que tem no shopping, vão subindo as setinhas e vai pisando junto e tal.

Eles compraram desses tapetes comuns, mas ***** viu, aquele negócio é terrível, pessoal escorrega, estraga muito rápido, são duas folhas de plástico bem fino com algum tipo de material condutivo e uma esponja toda furada entre elas!

Eu estava querendo construir algo melhor pra eles mas queria fazer algo diferente e evitar de ter que trabalhar com chapas grandes e pesadas de madeira, então estava querendo uma ideia.

Eu tentei com lasers, fiz um quadro, como se fosse só a moldura, 4 lasers e 4 fototransistores ligados a "cabeça" de um tapete desse que estragou, a ideia parecia boa mas não ficou legal, tem que acertar com o pé no laser e é mais difícil que parece, colocar um monte de lasers veio a cabeça, mas vai complicar e encarecer.

Estava tentando pensar em algo óptico, capacitivo, indutivo, mas não veio a ideia ou eu não tenho conhecimento para bolar tal.

Tem que ser algo resistente, vai ter gente pulando em cima (hahahaha)

Queria manter o mais simples e barato possível (claro, estamos no Brasil né?! hahaha)

Gostaria de ideias!

Pessoal do fórum aqui é fera, tenho certeza que virão boas ideias.

Agradeço muito!

Edit: Adicionando alguns dados:
O tamanho oficial é aproximadamente 84x84cm, então cada tecla tem mais ou menos 28x28cm, bastam as 4 setas, que são os mais usados, e mais 2 botões (tipo start e cancel) que podem ser mais simples pois são bem menos usados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As ideias mais simples são de colocar um sistema tipo controle de videogame... uma circuito por baixo em forma de dedos quase cruzados e por cima um material condutivo simples ... para manter a distância você poderia usar alguma borracha ou material isolante com o mesmo efeito. Outra, além dessa, é o uso chapas de aço pequenas  e para mater distância entre elas seria usado também uma material não condutor.

 

Fora isso ideia malucas seria um sensor por pressão de água... criar um sistema isolado... como as chapas fazem pressão poderia usar isso como força em um sensor dentro da água como um nível de pressão por outro tipo. Poderia usar sensor de pesos esses chineses usados para fazer fazer balanças. Um único sensor de distância do tipo infravermelho protegido em volta por barras e apontando para cima onde a pessoa pularia e em volta para fazer o efeito mola novamente a borracha ou talvez colocar um barra com um buraco e ver quando esse buraco se movimenta. Tem alguns sensores bem baratos mesmo... poderia usar um potenciómetro ligado protegido pela mesma parede de metal e ligado a onde se pisa por uma alavanca... ai quando tiver movimento em cima daria para medir... daria para usar sensores de luz com um pequeno truque com espelhos daria para ver o nível  de ligado e desligado quando a aparte de cima se movimenta... hum... 

 

por ai... 

 

 

 

 

Alguns projetos feitos:

https://medium.com/@melhuang_/building-a-diy-dance-dance-revolution-e136265bbbfc

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Bommu Perneta Agradeço sua resposta.

Eu já pesquisei bastante mas a maioria dos projetos tem partes móveis, eu realmente queria fazer algo diferente!

Queria evitar partes móveis, não queria usar mais do que uma chapa grande de madeira que seria a base, por isso pensei em algo que pudesse ser óptico, indutivo ou capacitivo, apesar de desconhecer a parte indutiva e capacitiva.

Se for passar pra ter peças móveis eu estou pensando cair para sensores hall ou fotointerruptores, que são coisas que não se desgastam.

Te agradeço novamente pela resposta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem nenhum tipo de amortecedor https://www.instructables.com/id/Capacitive-Dance-Pad/

 

o negócio é um circuito RC basicamente e a biblioteca que o arduino, por exemplo, faz é mandar um sinal e medir o tempo que leva a outra porta receptora leva para medir a tensão mínima de ativação HIGH assim podendo medir a capacitância... com isso dá para ver foi apertado o botão.

 

Se você procurar por "capacitive sensor library arduino" ou outro microcontrolador dá para você achar a biblioteca e alguns projetos por ai. 

 

tem outras formas por ai, mas são iniciativas comerciais e não tem tanto material de como é feito e coisa do tipo... é tipo um tapete com um negócio no meio pode ser tanto um material piezoelétrico ou coisa do tipo... 

adicionado 3 minutos depois

OFF-

 

Povo que quer fazer projetos fora do normal aqui na comunidade adoram usar sensores hall ... uma paixão louca, só pode ^^ 

adicionado 17 minutos depois

Ah... ótico vai custar mais você teria que dar uma forma de distribuir os raios de luz de um laser por espelhos ou vários e fazer leituras em vários sensores para ver mudanças... e isso vai custar mais caro e não tem projetos sobre isso pelo que to vendo aqui... mais seria uma parede de detecção tipo de "HR100" que é um sensor de porta automática. 

 

Câmeras poderia usar uma que medisse valores de cores* e caso de mudança detectaria o "ligar do botão... mas essa ideia custaria mais caro e precisaria algo mais poderoso que um arduino... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ChicoCybergoth faça apenas os botões móveis, mas na parte eletrônica você usa um sensor infra vermelho. 

Deixar o botão com um curso pequeno de 10 ou 5mm já é suficiente. 

Use molas, borracha ou até algo cheio de ar pra fazer o botão subir. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×