Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador + placa-mãe + RAM


Posts recomendados

Oi pessoal,

 

Estou pensando em trocar a base de Processador + placa-mãe + RAM, já pensando em fazer um upgrade na placa de video no ano que vem.

 

Meu uso é basicamente para jogos e desenvolvimento de software. A configuração que tenho hoje já atende muito bem a parte de desenvolvimento, mas está começando a ficar ruim para jogar.

 

Estou disposto a gastar até uns R$3000,00 nessa troca, mas um pouco a mais não tem problema.

 

Hoje estou com a seguinte config:

Processador: i5 4460 3.2GHz

placa-mãe: GA-B85M-D3H

RAM: 2X8GB DDR3 CORSAIR VENGEANCE 1600MHZ

Armazenamento: SSD 480GB KINGSTON (SATA III)

Placa de video: GTX 1060 3GB

Gabinete: Phantom 410

 

@Edit:

Fonte: Corsair CX500 80 plus bronze

 

Estou há alguns anos sem acompanhar o mercado de hardware, na última vez que alterei algo importante no meu PC a Intel era absoluta, mas pelo que vi a linha Ryzen da AMD está batendo de frente com alguns Intels, então, estudei um pouquinho e pensei em pegar o seguinte:

 

* 9600k tá na mesma faixa de preço do 8600k, essa única motivação de ter escolhido ele, porque me parece absolutamente o mesmo desempenho do antecessor.

* Não pretendo fazer SLI/Crossfire.

 

Intel 9600k

Water Cooler (preciso de recomendações que meu gabinete suporte)

2x8GB 2666 ~ 3000 mhz DDR4 (corsair, hyperx, o que tiver mais em conta e for de uma marca boa)

placa-mãe LGA1151 com ao menos 1 entrada M.2, 4 RAM, não sei bem qual escolher.

 

Dei uma olhada nos Ryzen 5/7 em comparação com os i5, mas não achei o resultado muito interessante pelo mesmo valor. Um ponto positivo é que aparentemente a AMD deve manter suporte de soquetes nas próximas gerações, coisa que a Intel historicamente não faz.

 

Agradeço pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angern Obrigado pela resposta.

 

Estou com uma Corsair CX 500, acredito que ela vá segurar o upgrade tranquilamente.

 

Então, no comparativo de R7 2700x com i5 9600k, o i5 normalmente se sai melhor em games, e se eu somar o valor do water cooler que vou precisar comprar no caso do i5, daria mais ou menos o mesmo preço.

 

R7 2700x - R$1500 a.v na Kabum

i5 9600k - R$1315 a.v na Kabum

 

Por que eu deveria ir na AMD ao invés da Intel?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angern entendi, e quanto a placa-mãe, dei uma olhada, e essa me parece interessante:

https://www.kabum.com.br/produto/99504/placa-mãe-asus-para-amd-am4-matx-prime-b450m-gaming-br-ddr4?origem=52&gclid=Cj0KCQiAvebhBRD5ARIsAIQUmnkqAsujK1m32Pdq3UR36OzlMEIK52AEnCbFtM7KQrdkqNdt_Mm-RmIaAofCEALw_wcB

 

Ela é compatível com RAM DDR4 até 2400 MHz e parece ter uma placa de som boa - isso é um ponto positivo pois estou com um HyperX Revolver P2 (sem 7.1), que depende da placa de som.

 

O processador, iria no 2700x mesmo, já que a diferença de um pra outro está em torno de 100~150 reais.

 

Outro ponto é que eu estava analisando o desempenho de memórias 2400mhz vs 3000mhz, e a diferença de FPS em jogos é tão pequena que não vale a pena pagar 200 reais a mais por cada pente de memória.

 

Acho que vou pegar a da Corsair Vengeance 2400 MHz, já que é uma marca muito boa e está num preço legal:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=84471

 

Esse kit ficaria em torno de R$ 2775.

 

Consigo algo melhor com esse mesmo valor?

 

Ainda estou tentado a ir para o i5 + water cooler, pois uso esse pc mais para jogos do que para trabalho.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lipemenezes na pichau tem uma b450 da gigabyte e ela possui uma construção melhor que está da asus que é da linha de entrada da b450, sobre a ram pode pegar ela mesma e você tem a opção de fazer OC nela, sobre o i5 se essa diferença de fps com o custo vale a pena pra você então pegue ele, ah tem a opção de por um r5 2600 tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angern

 

Bom, acho que vou pegar essa config:

 

R$799,00 (Pichau) - Memoria Corsair Vengeance LED Vermelho 16GB (2x8) 3000MHz DDR4

 

R$719,00 (Pichau) - placa-mãe Gigabyte Z390 M GAMING LGA 1151

 

R$263,00 (Pichau) - WaterCooler Maelstrom 240T DeepCool 120mm

 

R$1315,00 (Kabum) - Processador Intel Core i5-9600K Coffee Lake Refresh, Cache 9MB, 3.7GHz

 

Total: ~ R$3100,00

 

Se eu quiser fazer OC, esse WC vai segurar?

Se esse WC não segurar, tô disposto a subir para um 240mm melhorzinho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lipemenezes o i5 9600k é um ótimo processador, principalmente para jogos.

Leia o teste (link) que o Clube fez aqui e verá que para jogos o i5 é melhor, porém para trabalho o Ryzen 7 2700 leva vantagem por conta dos núcleos e threads.

 

Mas eu concordo plenamente com o @Angern que o Ryzen 7 2700 iria suprir tranquilamente e ainda daria para economizar uma boa grana e quem sabe logo dar um up na placa de vídeo.

Contas simples:

Ryzen 7 2700 R$ +- 1.350,00

placa-mãe Biostar B350GT3 - R$ 399,00 (pela escassez de placas mães é uma ótima opção)

Memória que você citou: R$ 799,00

Total: R$ 2.550,00, economia de R$ 550,00.

 

Ao meu ver, só valeria a pena o i5 se você fosse usufruir de todos os FPS a mais que ele dá. Se você tiver um monitor (144hz ou maior) e placa de vídeo que consigam dar esta diferença.

Sua placa de vídeo vai ser "fraca" para qualquer um destes processadores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...