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Resistor de base PNP no circuito


rmlazzari58

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Será que alguém me ajuda com transístor e lógica?

 

Para que a chave liga-desliga acione um LED vermelho (ou um buzzer, como sugeriu a @Isadora Ferraz) quando a bateria for insuficiente para ligar a carga, pensei no seguinte esquema:

 

img12012019_015.thumb.jpg.5d6a75bbac99970b4b8d6f920babc5e0.jpg

 

 

Se CH1 estiver "ligada" (ou seja, se houver carga na bateria), haverá +2,5v, vindos da bateria de 5v, no meio do divisor que vai aos pinos 2 e 6 do 555. Aí o acionamento de CH2 só fará a saída do 555 alternar já que o BC558 não vai conduzir. Mas quando CH1 estiver "desligada", a ideia é que nesse ponto haja -2,5v, vindos da bateria de 2,5v. E aí acionar a CH2 fará com que o LED acenda. O 555 nem perceberá já não haverá corrente seu pino 8.

 

Estou em dúvida quanto ao seguinte:

 

1- o BC558 bloqueia a corrente entre sua base e o coletor? Digo, não estaria, nesse esquema, simplesmente "botando fogo" no 558? Se estiver, será que dá para resolver através de um diodo a mais, entre os +2,5v da rede divisora e o resistor da base? E se for o caso desse diodo, não muda nada no resistor da base?

 

2 - Aquele capacitor de 1uF no caminho entre o -2,5v da bateria e o resistor de 10k da base do transistor influencia alguma coisa? É que esse capacitor é necessário para quando o 555 estiver alimentado... Além disso tem o resistor de baixo do divisor dos pinos 2 e 6 do 555, R1 de 100k, que também estará negativo. Tudo isso, capacitor e resistores, ligados à base do BC558. Será que funciona?

 

 

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Com o CH1 fechado o led apaga. 

Se CH1 estiver aberto o resto do circuito não interfere em nada, simplesmente terá o led aceso. 

 

O transistor, capacitor e o 555 não atrapalham um ao outro, funcionam em perfeita harmonia. 

Os resistores de 100k você diminui para 10k, assim o transistor tem uma corrente maior para acender o led. 

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Grato, @Mestre88. E de fato com CH1 aberta, apesar do lado de CH2 que vai aos pinos 2 e 6 do 555 inverter a polaridade, o outro lado está sempre negativo. Ou seja, abriu CH1, CH2 como está, não serve para nada.

 

Vou estudar melhor e ver se consigo fazer com que o lado de CH2 que vai ao negativo via C1, quando CH1 abre, fica positivo.

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Ainda estão faltando os resistores das bases do BC548 e BC558 além do resistor do LED. Será que C1 nesse lugar ainda cumprirá a função de dar a amortecida que dava antes? Além disso haverá o resistor do LED entre o negativo e a chave... Bem, se a ideia estiver boa, @Mestre88, vou aos cálculos. Que você acha?

 

img13012019_017.thumb.jpg.20472eb031c63839fac3ce75a1b0b03a.jpg

 

Em tempo: será que posso pensar num único resistor para as bases do BC548 e BC558? Ou melhor não, melhor um resistor para cada base? É que estou pensando no tamanho da PCB...

 

(Edição posterior para corrigir erro crasso)

 

@Mestre88, por favor considere que esse LED está no coletor do BC558, antes de sua "juntada" ao coletor do BC548. E antes desse LED, portanto, o resistor dele. Grato.

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Amigo considere este minimalismo...

ljrMT.png

 

você ainda vai continuar convivendo com o consumo da bobina do relé.  .. (..?). você tem algum motivo pra não usar um mosfet ou até mesmo transistor no lugar dele.  .. (..?)

Até mesmo o 555 (se não for cmos) consome bem

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13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo considere este minimalismo...

ljrMT.png

 

você ainda vai continuar convivendo com o consumo da bobina do relé.  .. (..?). você tem algum motivo pra não usar um mosfet ou até mesmo transistor no lugar dele.  .. (..?)

Até mesmo o 555 (se não for cmos) consome bem

 

Grato, @Isadora Ferraz. Vou dar uma estudada. De cara fiquei sem saber que Vcc é aquele lá, se da fonte de 2,5v ou da de 5v. Vou dar uma estudada.

 

Quanto ao relé, tô seguindo sua dica e estudando alguns mosfets que, seguindo a dica do @F4b10 nesse tópico aqui ( https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1346468-criando-interruptor-esperto-para-uso-com-bateria-de-li-ion/ ) , de tirei de uma placa-mãe velha. Do primeiro da tabela abaixo, que me pareceram melhores, tinha 6 mas um estava travado no "conduz". Do 2o e do 3o catei dois de cada e estão bons. Os dois últimos, eu encontrei no comércio. Eu preferiria desses mais comuns no comércio porque, vai que depois da geringonça montada, algum estrague, né?

 

961168424_atabelamosfet.jpg.9c59975720679cda64a68ea6e4b634b2.jpg

O mosfet seria melhor, sem dúvida, mas ainda tô batalhando com o problema de que, sem bateria, o relé desarma mas o mosfet (se estava armado quando a corrente foi cortada) não. Agora, trocar o relé por... transistor?! Agora você me pegou, Isadora, rs...

 

Sobre o 555, se quiser te mando amanhã uma foto dele. Mas o que está escrito é "ST CHN NE555N VN718". O datasheet dele tá anexo.

 

ne555-955177.pdf

 

Sabe dizer se ele é CMOS ou não? E se não for, você me indicaria como comprar um que seja CMOS? São baratinhos, esses 555...

 

 

 

13 horas atrás, Mestre88 disse:

@rmlazzari58 seu segundo circuito não dá certo, o led vai acender bem fraquinho. 

E ainda pode ocorrer do flip flop ficar bugado sem o capacitor. 

 

@Mestre88, acho que dei uma melhorada. Para as bases dos transístores, eu estava pegando lá em cima, onde tem 5v ou nada. Agora tô pegando do meio do divisor resistivo que vai aos pinos 2 e 6 do 555. É que nesse ponto nunca tem 0 volts: ou tem +2,5 ou -2,5, dependendo da bateria de 5v estar ligada ou não. Já que negativo é menos que zero, isso não tornaria mais fácil o trabalho principalmente do 558?

 

Como refiz, ainda gostaria de tentar mais um pouco ajustar resistores, quem sabe o LED não fique tão fraquinho assim? Ali, na bateria pequena, tem 2,5v no mínimo. (Veja a "verdade" sobre as baterias abaixo.) Talvez abaixar o valor do resistor desse LED (R1 abaixo)... E se mesmo ficar fraco, quem sabe, em vez do LED, um buzzer, como a @Isadora Ferraz disse?

 

Olha, eu refiz o esquema na minha leiguiçe total, tô achando que melhorou mas tô achando também que tem muito resistor no caminho das bases dos transistores. Será que precisa de R2 e R3? R6 já não atende aos 2? Será que do jeito que está já dá para testar na protoboard sem torrar componente nenhum?

 

ainterruptor.thumb.jpg.471720f388e1efc61533ed9dbdcb0517.jpg

 

Quanto ao capacitor, colocá-lo entre o emissor do 548 e o negativo já não atende ao que precisa o 555? O 548 não vai levar à CH2 exatamente o que receber de seu emissor?

 

Bem... se não atender, que tal mudá-lo, colocá-lo na saída do coletor do 548, talvez antes talvez depois do encontro dessa saída com o catodo do LED, de tal forma que ele atue sobre a "pressionada" que a gente der na CH2, será que dá certo?

 

 

 

Por fim, @Isadora Ferraz e @Mestre88, ontem desmontei uma fonte velha, que carregava uma filmadora VHS que não existe faz tempo, e descobri um componente do qual tenho ouvido (lido) bastante por aqui e que serve como chave: um opto-acoplador NEC2501. Como a questão aqui é "chavear", quem sabe sirva para alguma coisa, né? Talvez até o relé... Ainda não xeretei se é um componente fácil de achar no comércio, confesso que tenho um pouco de aflição em colocar um componente que não tem reposição (vai que queime)  mas quem sabe esse negócio de opt-acoplador possa servir prá alguma coisa?

 

Outro componente do qual tenho lido aqui, em outros tópicos, e que pode servir é um chip "chave H" (se não me engano) e que parece que faz as vezes daquela dupla 558 e 548. (Como tem chip que facilita a vida da gente, né?) Mas tudo isso se o esquema que botei acima não servir...

 

 

 

P.S.: Eis a "verdade" sobre as duas baterias, que eu separei em duas só para tentar entender melhor o problema:

 

A única bateria que há está conectada a um módulo que gerencia seu carregamento. Esse gerenciador tem um mosfet que desliga a bateria do regulador que eleva a tensão para 5v a partir de uma entrada de 2v prá cima, o stepup. O positivo de 2,5 volts que falo no esquema do interruptor com 555 é o positivo da bateria (A). E o positivo da bateria de 5v é a saída do stepup (B). A chave CH1 é o mosfet que está soldado na placa do TP4056.

 

1305900436_1verdade.jpg.c88c7f9d04d3639e6df7884a393287bd.jpg

 

Por azar, nos 5 TP4056 que eu tive, todos comprados juntos, esse "interruptor" mosfet não funciona, não corta a saída do carregador. Ou seja, mesmo com a bateria com 1v, o circuito continuava ativo. O stepup não funcionava mais, ele precisa de 2v no mínimo. Mas a bateria continuava sendo drenada pelo circuito de elevação da tensão.

 

Numa última tentativa, pelo que disse o @F4b10, comprei novos gerenciadores de carregamento TP4056 de outro vendedor e testando constatei que dos 4, 3 cortam a corrente ao stepup aos 2,88v (e restabelece aos 3,03v) e 1 corta aos 2,46v e restabelece aos 2,49v. Não vou devolver ao vendedor porque esse corte e essa histerese não estão no anúncio (ML). Mas sem dúvida esses 4 estão bem melhores do os da "partida" anterior.

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@rmlazzari58 se estou entendendo bem, você está tentando montar essa "parafernalha" só para avisar que a carga da bateria de 5V está fraca ou acabou completamente. 

Esses transistores pendurados no 555 podem atrapalhar o funcionamento do flip flop na prática, esse circuito é meio crítico. 

Fica muito mais fácil e confiável montar o circuito acima postado pela @Isadora Ferraz. Com ele você pode até descartar a bateria de 2,5V.

E ainda regulando o zener da pra escolher com que tensão o led acende. Claro que se a bateria de 5V descarregar completamente o led não vai acender, se quiser ainda pode ligar essa outra bateria pra mantê-lo aceso. 

 

Seu 555 é o comum, mas não precisa se preocupar com isso. 

O 7555 é muito ruim de achar, eu mesmo nunca vi um. 

Sobre o mosfet ele desliga no corte da alimentação sim. 

E colocar um transistor no lugar do relé é a coisa mais simples que tem, o ruim é que ele pode esquentar e dar quase na mesma que o relé. 

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Um curiosidade sobre mosfet. Num teste (que faço: conhecimento empírico) ele fica fechado mesmo. P.ex. se você aplicar o multimetro na escala diodo/beep entre G e S ele dispara. Confirme isso medindo logo após entre D e S. Isso é normal e ocorre devido à capacitância entre G e S que fica carregado mantendo o estado on. Pra "abrir" é só dar um curto (ou com as ponteiras invertidas) entre G e S: descarrega. Se isso não ocorrer, o mosfet pode estar ruim.

 

O foto acoplador não vai te servir pra seu caso.

 

você pode substituir o zener pode diodos em série.

 

6 horas atrás, Mestre88 disse:

transistor no lugar do relé é a coisa mais simples que tem, o ruim é que ele pode esquentar

De fato ele deve menos que mornar se você saturá-lo bem. Além de que, a corrente do seu sistema tende a ser bem baixa. Tenta um bc337 ou bc635. Atenção à disposição CBE e ECB. Este tr deve estar C no gnd do seu sistema e E no [-] da bat. A B através de um R naquele circuito - no A do led -  que propus. Sorry.. to sem lápis e papel pra desenhar...

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Caramba, @Isadora Ferraz, desculpa mas ainda não consegui entender se Vcc, no seu esquema com zener, está na bateria de 5v ou na bateria de 2,5v... Além disso não estou conseguindo imaginar onde ficaria a chave de pulso que, pulsada, vai acender ou não o LED, informando assim se a chave da bateria de 5v está aberta ou fechada. Lembrando que se a chave da bateria de 5v estiver fechada, pulsando ou não a chave do 555, o LED não deve acender, de jeito nenhum.

 

Olha, tô quase desistindo, começando a achar que é impossível. Mesmo assim, como último suspiro, trouxe aqui um diálogo que estou tendo comigo mesmo, hehe... (acho que esse problema tá me deixando lelé da cuca, rs...)

 

Diz Renato a Renato:

 

- "Simplificando, a ideia é a seguinte: tem um botão de pulso na frente do aparelho. Você vai lá e pulsa ele. Se a bateria estiver tiver mais que 2,5v, o aparelho liga e o LED permanece apagado. Se tiver menos que 2,5v na bateria, em vez de ligar o aparelho, o pulso faz acender o LED. Ou melhor ainda, faz soar um bip.

 

Mas como saber se a bateria tem mais de 2,5v? Fácil: na saída dela tem um regulador de tensão que, se ela tiver mais do que esses 2,5v, transforma esse 2,5v em 5v. Mas se a bateria tiver menos que 2,5v, na saída do regulador não tem tensão nenhuma. Mesmo assim a bateria ainda terá algo como 2,4v.

 

O problema é fazer aquele único botão servir para as duas coisas, alternadamente: OU ligar e desligar o aparelho OU acionar o bip.

 

Então vamos separar a fonte em duas baterias só prá facilitar:

 

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No esquema de cima, onde o positivo da bateria B e o anodo do LED podem ser ligado de tal forma que quando CH2 for fechada e CH1 estiver aberta o LED acenda?

 

OU

 

No esquema de baixo, onde o catodo do LED pode ser ligado para que quando CH2 for fechada e CH1 estiver aberta, o LED acenda?

 

Resposta: Como está não tem jeito porque quando CH1 estiver aberta, os dois lados de CH2 estarão, em relação a B2, negativos.

 

E se mudássemos isso de forma que quando CH1 estiver aberta, um desses dois lados de CH2 se invertesse, tornando-se positivo em relação a B2? Mas tem que ser só com CH1 aberta, hein? Porque se CH1 estiver fechada, o lado B de CH2 já vai estar positivo direto, e o lado A... bem, esse vai alternar em função do estado do flip-flop do 555, ora alto, ora baixo. Além disso tem um capacitor polarizado do lado A. Melhor tentar usar o lado B da CH2...

 

Então... se e somente se CH1 estiver aberta, CH2 pode ser usada para acender o LED. Por outro lado, quando CH1 estiver fechada, CH2 não deve ter ação nenhuma sobre o LED. Ou seja, com CH1 fechada, tanto faz pulsar CH2 ou não que o LED não dará nem bola. Por outro, meu caro @rmlazzari58, quando CH1 estiver aberta você pode até dançar um tango puladinho no lado que quiser de CH2 que o 555 não vai nem acordar. É que quando CH1 estiver aberta, o 555 terá 0 volts no pino 8...

 

Tem cura, dotô? rs...

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Amigo você quer transformar a bateria em 5V mesmo quando ela tiver com 2,5V. ..(..?).  Isso não me parece muito interessante pois no seu aparelho vai "re"-cair pra ~3V mesmo. Só esta transformada já deve comer boa parte da energia dela. No caso penso que vale + a pena ligar a bat direto no aparelho e fazer aquele esquema de carregar a partir do 5 com alguns leds em paralelo.

 

No caso do circuito que propus,  vcc é o v da bateria mesmo. Coloque uns 4 diodos em série no lugar do led. Perceba qua quando ela tiver com 4x0,6v=2,4V o transistor conduz e acende o led.

 

Agora o lance do flip flop faça só por curiosidade com led mesmo. Penso que nem vale a pena pro seu sistema. Cogite um botãozinho mecânico L/D qualquer.

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Em 14/01/2019 às 15:46, Isadora Ferraz disse:

Cogite um botãozinho mecânico L/D qualquer.

O botãozinho L/D é tudo o que não funciona, @Isadora Ferraz. Isso porque, quando a bateria fica abaixo dos 2,88v, o mosfet do carregador a desliga do som. Desligado o som, a bateria se recupera até 3,03v e, pronto! O som "liga sozinho" de novo. Por isso é que o 555 flip-flop vai ajudar: quando o som se desligar sozinho, só vai ligar de novo se alguém pressionar o botão.

 

Em 14/01/2019 às 15:46, Isadora Ferraz disse:

No caso do circuito que propus,  vcc é o v da bateria mesmo. Coloque uns 4 diodos em série no lugar do led. Perceba qua quando ela tiver com 4x0,6v=2,4V o transistor conduz e acende o led.

 

Entendi. O que eu estava querendo fazer é um botão para acionar esse teste de bateria mas com um detalhe: que fosse o mesmo botão do 555 flip-flop. Ou seja: aparelho desligado, você aperta o botão: se tiver bateria, o aparelho liga. Se não tiver, acende um LED ou toca uma buzininha. Essa buzininha diz o seguinte: "O aparelho está ok só que a bateria está descarregada". Minha ideia é que se você aperta o botão e o rádio não liga, a sensação é que está tudo morto. O problema é que o botão do flip-flop faz parte do circuito dele, dar uma hackeada nele não tá fácil.

 

Mas ainda não perdi a esperança de bolar um esquema para que o mesmo botão sirva tanto para acionar o flip-flop, se houver carga na bateria, quanto para tocar essa buzina, se não houver. Tô xeretando um optoacoplador que ranquei de uma fonte antiga... vamos ver.

 

Mas o que vim perguntar agora é sobre o uso de transistor no lugar do relé do 555. Não pode ser mosfet porque senão vira a tal chave mecânica de L/D. é que mosfet guarda o último estado mesmo desligado. Bem... vai ver tem um jeito de iniciá-lo sempre em off, né? Mas como eu ainda não sei, vai de BJT, mesmo.

 

Andei xeretando e acho que o mais adequado, como você sugeriu, é o TIP31. Não sei se estou lendo certo o datasheet mas acho que nesse TIP , entre o coletor e o emissor, pode correr até 3A e 40v. E lá diz o seguinte:

 

Coletor-emissor saturation voltage: 1,2v

Base-emissor on voltage: 1,8v

 

Tô entendendo que na saída (pino 3) do 555 não basta positivo mas sim que precisa ter... err... 1,2v ou 1,8v? Ou nada disso, eu é que tô entendendo errado?

 

Também tô em dúvida quanto o seguinte: um relé ou liga ou desliga, mas um transistor, pelo que tô entendendo, tem gradações. Por exemplo, se a saturação for com 1,8v, com 1,6v ele não satura mas já conduz um tiquinho. Será que é isso?

 

Outra dúvida: não achei no datasheet a corrente quiescente. Você e o pessoal aqui já me disseram que um transistor consome muito menos que a bobina de um relé. Mas como curiosidade, quanto consome esse TIP31?

 

Por último, cara @Isadora Ferraz, um choro, rs... Será que você não conhece um transistor cujo encapsulamento seja menor do que os TIP31 e que sirva? Eu olhei, como você sugeriu, o BD136 (TO225)... o problema é que pelo datasheet, o máximo que este deixa passar é 1,5A. Se bem que diz lá que ele conduz 40v e 12,5W. E se o circuito pedir mais do que 1,5A mas sobre 5v (e não 40v), será que ainda assim queima tudo? rs... Ou será que pode passar dos 1,5A com essa tensão pequenininha?

adicionado 2 minutos depois

datasheet do tip31 e do bd136:

 

tip31a-d - tip32.pdf

bd136-d.pdf

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2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Ou será que pode passar dos 1,5A com essa tensão pequenininha?

Não pode. As especificações são o limite de tudo, não pode passar nenhuma delas. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Também tô em dúvida quanto o seguinte: um relé ou liga ou desliga, mas um transistor, pelo que tô entendendo, tem gradações. Por exemplo, se a saturação for com 1,8v, com 1,6v ele não satura mas já conduz um tiquinho. Será que é isso?

Sim, mas para fazer ele ficar no meio termo precisa de circuitos para esse propósito. Se você só ligar lá na saída do 555, ele conduz no máximo igual ao relé. 

Da maneira mais simples ele faz o que você quer. 

 

Sobre apertar o botão e acender o led tenho duas sugestões:

Põe um botão com dois contatos separados, um para o led e o outro para o 555. 

Ou então no mesmo botão você troca o 555 por um integrado CMOS que tenha flip flop, pode ser o 4013, 4017, 4024 ou outro contador. O importante é que nesses um dos terminais do botão vai no positivo, aí fica fácil acender seu led. 

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Amigo esta semi confusãozinha coloca meu mundo do minimalismo de cabeça pra baixo. Pra mim, uma chavinha LD e monitorar a bateria com o led e já era...

 

De fato pro transistor saturar - fechar = relé - ele precisa de um boa corrente na base. Então quanto > o ganho > a saturação e < a corrente (inútil) na base. Por isso o BD135 penso que é melhor. Este seu radinho duvido que a corrente seja alta.

E não... um mosfet não se mantém ligado. você confunde com scr. E sim.. um mosfet fecha mais o contato as vezes até + que relé e não consome corrente "de base". O problema é que não me vem a mente um de baixo RDS a baixo VGS mas sim existe.

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3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Pra mim, uma chavinha LD e monitorar a bateria com o led e já era...

 

Pois é, prá mim também. Mas a reclamação foi a seguinte:

 

"Deixei o radinho tocando e me deitei. Quando ele parou de tocar, eu já estava quase dormindo, me virei e comecei a dormir mesmo. Mas aí, do nada, ele recomeçou a tocar. Isso, de desligar-e-ligar também já aconteceu antes, quando eu tava lendo e mesmo só ouvindo música. Tem jeito, pai?"

 

Bem... é só cuidar que o radio fique sempre ligado na tomada, né... que fique com a bateria sempre carregada. Cheiona a bateria dura umas 8 horas. Então é tirar da tomada só quando for levar prá fora. Mas, sacumé, o cliente tem sempre razão, rs...

 

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Por isso o BD135 penso que é melhor. Este seu radinho duvido que a corrente seja alta.

 

O radinho, na verdade, é um conjunto de player mais um amplificador. O player, segundo o anúncio (ainda não medi) quando toca rádio mesmo, toma pouco menos de 100mA. Quando toca bluetooth ou MP3, deve ser mais... mas acho que não passa de uns 200mA (chutasso, rs...)

 

Já o amplificador diz que no máximo entrega 3w por canal aos alto-falantes (se forem de 4ohm de impedância) usando 5v. Uma vez li não lembro onde, @Isadora Ferraz, que watt para som é volt x ampere. Ora, se for isso mesmo, 6w / 5v dá 1,2A. Mais, digamos, uns 200 mA do player e tamos no limite (1,4A) porque o BD135, pelo que li, deixa passar até 1,5A (Ic, é isso?). Isso com o radinho no máximo volume... Ainda por cima esse amp é PWM, classe D, ou seja mesmo no máximo, quando o sinal é mais fraco (momentos em que tem, sei lá... só um violãozinho no fundo, por exemplo), o amp toma menos ainda.

 

Além disso tudo o BD135 é TO225, mais fininho e menor que o TO220, mesmo se puder um dissipador. Acho que o 135 é perfeito, que você acha?

 

Agora, quanto ao mosfet... tem o Si230DS que, se entendi direito, precisa de 1,5v no gate (VGS TH min.) e com essa tensão deixa passar 2,5A (Imax) com 30v (VDS) (Não entendi ainda muito bem o que é VGS sem TH, no caso + ou - 20v...) Não sei se tem 1,5v no pino 3 do 555... Ou seja, de novo o BD135 parece a melhor opção. Que você acha?

 

4 horas atrás, Mestre88 disse:

Sobre apertar o botão e acender o led tenho duas sugestões:

Põe um botão com dois contatos separados, um para o led e o outro para o 555. 

Ou então no mesmo botão você troca o 555 por um integrado CMOS que tenha flip flop, pode ser o 4013, 4017, 4024 ou outro contador. O importante é que nesses um dos terminais do botão vai no positivo, aí fica fácil acender seu led. 

 

Um botão com 2 interruptores independentes, que a turma chama de DPST ou DPDT, e sem trava seria o ideal. Tenho uns push botom sem trava aqui mas todos eles, apesar de ter 4 terminais, @Mestre88, são SPST. Será que é difícil de encontrar assim, sem trava e DPST ou DPDT?

 

Até rabisquei aqui o que seria com um botãozinho desses:

 

img17012019_027.thumb.jpg.83fe4b5931fe8751f2248aeaf5c4f694.jpg

 

E se eu encontrar um botão desses, não sei bem como seria melhor de ajeitar os resistores. Veja, quando S1 estiver fechada, para a base de T1 vai positivo (considerando Rx e Ry iguais, vão +2,5v) e aí nada passa entre o coletor e o emissor, certo? E quando S1 estiver aberta, vai o negativo de B2 e aí T1 abre. O ideal seria um valor para Rx que já acertasse a corrente para a base do T1. E aí repetir esse valor para Ry. Mas quanto menores forem Rx e Ry, mais rápido a bateria gasta. Será que daria para fazer Rx com uns 10k? Ou até melhor, com uns 100k? Quanto seria bom pensando na bateria e no T1, que fossem Rx e Ry? (Coloquei um Rz aí mas só por leiguice, mesmo, como opção talvez inútil. Mas vai que de alguma forma ajuda nos cálculos...)

 

Agora, com o 4013, não consegui imaginar como seria porque quando S1 estiver aberta, o 4013 estaria desligado. Não dá para alimentar o 4013 na B2 porque se S1 tá aberta é porque B2 já está fraca.

 

Mas seria ótimo usar esse 4013 no lugar do 555, se através dele desse para mudar a função da chave S2. Pensei em algo como "quando S1 estiver aberta, o 4013 está desligado. Aí S2 atua sobre o LED. Mas se S1 estiver fechada, S1 serve como gatilho para T2 e só isso. Com S1 fechada, o 4013 nem sabe que o LED e o T1 existem. Será que dá prá fazer isso, Mestre?

adicionado 12 minutos depois

.Te contar uma coisa, @Isadora Ferraz, sobre monitorar a bateria. Além desse interruptor, atrás vai ter um display de 10 LEDs, sabe daqueles quadradinhos?, e um 3914 ligado direto na bateria e com um botão só prá ele. A qualquer momento a pessoa vai poder monitorar a bateria bastando pulsar esse botãozinho na parte de trás da geringonça.

 

Não posso compartilhar esse botão com o do 555 porque quando a pessoa estiver ouvindo o rádio e quiser saber se a bateria está ok, se apertar esse botão para verificar, desliga o rádio.

 

Cheguei a pensar num único botão, algo como "se segurar o botão por mais de 5 segundos, desliga (ou liga) o rádio. Mas se for menos de 5 seg., só verifica a bateria". Mas achei que isso, no meu nível, por enquanto é inalcançável. E manter o monitor (LEDs + 3914) ativo o tempo todo gastaria muita bateria.

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28 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Cheguei a pensar num único botão, algo como "se segurar o botão por mais de 5 segundos, desliga (ou liga) o rádio. Mas se for menos de 5 seg., só verifica a bateria". Mas achei que isso, no meu nível, por enquanto é inalcançável. 

É moleza, descobri como fazer isso em 2007.

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6 minutos atrás, Mestre88 disse:

É moleza, descobri como fazer isso em 2007.

 Por isso que você é o Mestre, rs... :D

E eu aquele cara que torra transistor na protoboard, hahaha...

 

Cara, tenho até medo de perguntar mas será que é fácil? Será que eu não teria que passar mais seis meses tentando entender o que você mostrar? E será que caberia um monte de componente sem que o radinho ficasse enorme?

 

Não é desprezo não, @Mestre88, bem que eu gostaria de alcançar um troço desses. Mas acho que, se você não se ofende, deixo para a próxima, que tal?

adicionado 1 minuto depois

Ops! Ou não, hein? Prá mim com certeza seria pretenção demais. Mas vai que alguma outra pessoa venha a consultar o tópico pelas tags...

adicionado 12 minutos depois
23 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Este P é bem chato. Pesquise um mosfet de baixa V (Vgs on) canal n. E faça com flip flop mosfet  4013 e etc. O consumo desta 'chave' tende a zero.

O problema é que com S1 aberta, o 4013 ficaria morto por inanição, sem alimentação... Não dá prá usar B2... se S1 tá aberta é que B2 já tá nas últimas.

 

Agora, sobre o mosfet... vou dar uma xeretada. Mas o BD135 não ficaria ruim, ficaria?

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Amigo a ideia é manter o 4013 o tempo todo na alimentação. Creia-me: nem faz cosquinha nela. Se nosso amigo confirmar, você acredita? De fato, no século passado havia um circuito com ele que usava capacitor 47uF no vcc dele. A carga do cap durava horas mantendo a memória de um bit dele.

 

O BD precisa de corrente na base pra se manter ligado e fica comendo uma tensãozinha VCE. O mosfet, não: só tensão na base, consumo zero e praticamente fecha contato VDSon=~zero.

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53 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

eu aquele cara que torra transistor na protoboard, hahaha...

Tamo junto, pior mesmo é quando eu torro a protoboard. 

Depois eu mostro como fazer as duas funções no mesmo botão. 

Sobre o 4013 realmente ele não gasta nada e o mosfet gasta mais pra abrir do que pra fechar. Mas nesse caso ainda é menos que o bjt. 

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Que isso, Isadora, não duvido de você. E seria bem legal já que encontrar uma chave sem trava DPDT ou DPST talvez não seja tão fácil assim. Só que no datasheet do 4013 diz que o mínimo dele é 3v. E o carregador de bateria via desligá-la do circuito quando ela tiver com 2,78v, 2,76v, não lembro bem agora. Mas se S1 estiver aberta, a bateria não alimentará o 4013. Ou seja, não dará para usar esse chip com a bateria de 5v desativada.

 

Ok, com B1 desativada não dá para usar o 555, também. mas com o 555, se der para encontrar chave sem trava DPST, aí estará tudo ok.

 

A ideia de usar o 4013, se não me engano, é para o caso de não encontrar esse push botom.

 

Agora, se com o 4013 o push botom fica mais fácil de ser revertido, de ser transformado em botão do LED, aí o esquema com esse chip fica melhor. E como você diz, se ainda por cima o 4013 "gasta" menos do que o 555, maravilha!

adicionado 31 minutos depois
21 minutos atrás, Mestre88 disse:

Tamo junto, pior mesmo é quando eu torro a protoboard.

 hehe...

 

21 minutos atrás, Mestre88 disse:

Depois eu mostro como fazer as duas funções no mesmo botão.

 :D Oba!

 

22 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sobre o 4013 realmente ele não gasta nada e o mosfet gasta mais pra abrir do que pra fechar. Mas nesse caso ainda é menos que o bjt. 

 

Bem... 4013, vamos nessa!

 

E mosfet... como a @Isadora Ferraz disse, vamos lá: tipo N, baixa V (naquela parte de VGS on)... Me ajude com uma coisa, por favor, com os datasheets:

 

VGS (TH) é a tensão que vai aparecer no pino 3 do 555 (ou na saída do 4013), é isso? Quanto será que aparece de tensão e corrente na saída do 555 e do 4013, caso estejam no estado 1?


E VDS é a tensão que vai fluir entre dreno e fonte, Imax o máximo de corrente entre esse dois e... VGS, no datasheet, o que é? Nos datasheets VGS está sempre com + e -.

 

Por último, e aquele negócio de que mosfet guarda o último estado (conduzindo ou fechado), como vi em diversos vídeos ensinando a testar mosfets? Eu mesmo fiz o teste de colocar a ponta do multímetro, ora prá cá, ora prá lá, e constatei que o mosfet precisa ser explicitamente desligado. Se eu provoco seu fechamento, quando testo de novo, olha lá... continua fechado.

 

 

Isso é fundamental porque se o mosfet guardar o último estado, ele vira uma chave com trava... A não ser que haja alguma forma do mosfet sempre iniciar desligado, como se fosse um relé... será que serve assim mesmo?

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Amigo ele guarda o estado só naquele teste bobinho. É só um efeito colateral que não deve ser aproveitado na prática. Na vida real seu gate obrigatoriamente tem que ir a zero v ou um R pro S que o faz desligar. sim o tal explicitamente desligado.

 

Pra finalizar...

você está a mencionar chaves mecânicas e lógica pra ligar e desligar no mesmo post. Ainda não me entrosei direito na vossa sistemática antiminimalista portanto com alguma dificuldade em vos acompanhar ou alcançar. Coisas da idade... Além do + o que eu comentar tende a ficar meio off topic pois num tô inteindéindo nada. . Espero que obtenhas sucesso com nosso amigo.

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1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

VGS (TH) é a tensão que vai aparecer no pino 3 do 555 (ou na saída do 4013), é isso?

Sim. 

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Quanto será que aparece de tensão e corrente na saída do 555 e do 4013, caso estejam no estado 1?

A tensão é a mesma da bateria. 

A corrente é mixuruca, mas ainda é maior que a que o mosfet precisa, então vai funcionar. 

 

Sobre o abrir e fechar, tanto o 555 quanto o 4013 vão colocar zero e fazer ele desligar, ele só mantém ligado quando a gente deixa o gate a toa. 

Ele não guarda o último estado. 

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