Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BSOD em Ryzen 1600


mariowbr

Posts recomendados

Boa noite pessoal, meu problema é o seguinte:

Montei a configuração abaixo durante a BF:

AMD Ryzen 5 1600
ASRock AB350M-HDV (BIOS atualizada versão 5.50)
AMD Radeon RX580 4GB Gigabyte
DDR4 Team-Force Vulcan 8GB 2400MHz TLRED48G2400HC1601 (16-16-16-39)

Na última semana acabei comprando mais uma DDR4 idêntica da Team-Force, e aí que começaram os problemas.
Logo que instalei o novo pente de memória o computador iniciou normal, e reiniciou 1x com BSOD. Em seguida instalei o Driver Booster querendo atualizar todos meus drivers e aí começou o problema.
Após instalar todos os drivers o PC não iniciava com os 2 pentes de RAM, apareciam diferentes BSOD durante à inicialização. Com 1 dos pentes, em qualquer slot da MB o conputador ligava e funcionava perfeitamente.
Após isso formatei o PC, passei o MemTest nas 2 memórias nos 2 slots da MB sem nenhum erro.
Hoje tentando resolver o problema ativei o XMP Profile na BIOS e setei as memórias em 2133MHz e só assim não apareceu mais nenhuma BSOD.
Sou novato na questão de OC, não entendo sobre as latências das mesmas, será que mudando esses timings consegueria utilizar ao menos em 2400MHz?
Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E um risco que corres quando utiliza memorias que não são kits mesmo sendo do exato mesmo modelo... Memorias kit sao feitas com proposito de trabalhar juntas. Quando utilizas 2 pente do mesmo modelo separadamente, não ha garantias que irão rodar de boa... A placa-mãe também e levada em consideração e o quão ela tolera esse tipo de coisa...

 

A diferença entre 2133 e 2400 e imperceptível a menos que utilize programas parece ver sinais de melhora de desempenho que mesmo assim serão minúsculos. Se o trem funcionou quando abaixo o Mhz, eu deixaria assim. Se fosse algo maior tipo 2133 vs 3200Mhz ai talvez... + 2133 vs 2400 n vale a pena futucar pra fazer funcionar ao meu ver... Aconselho deixar queto a menos que as BSOD volte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente não conheço essas memórias, não confiaria meu sistema nelas. Acho que nem a AMD reconhece as mesmas. Não tem como você comprar umas HyperX ou Corsair não? Vendendo essas suas? Porque provavelmente tem incompatibilidade do Ryzen com elas.

 

E sobre comprar um segundo pente depois não tem problema. Os meus 2 pentes de 16GB cada HyperX eu comprei em 2015, com 2 meses de diferença de um para outro, são idênticos, mas não da mesma fornada (daqueles blisters que vem as memórias fabricadas "juntas"). Eu queria 32GB logo mas não achei 2x16GB em parte alguma, então comprei por partes na época que usava com um i7 6700k e hoje uso no Ryzen 7.

 

Pessoalmente acho que se você se livrasse dessas memórias e pegasse Corsair Vengeance ou HyperX Fury seu CPU Ryzen iria aceitar melhor e as BSOD iam ser passado. Entendo que pagaste caro nas suas memórias, DDR4 não é barato, nunca foi. Mas no seu caso,me parece um caso clássico de problema de memória, esses CPUs Ryzen da AMD mesmo os da primeira geração que é o seu, são muito estáveis e é muito difícil eles travarem ou darem um problema mais sério.

 

Boa sorte amigo, qualquer dúvida poste!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...