Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com PC "Gamer Retro"


Posts recomendados

Bom dia Colegas, Meu nome é Júnior, moro em Belo Horizonte, e sou membro desde o ano 200?, fiz pouquíssimas postagens aqui, mas sei que este site é mestre em ajudar pessoas com dificuldades, então la vai a minha, procurarei ser o mais simples e reunir a maior quantidade de informações que conseguir, caso falte alguma basta enviar que procuro responder.

 

Estou tentando montar um PC "Gamer Retrô", meu projeto inicial era um MMX 233 que fosse capaz de rodar alguns jogos como CS1.6, e alguns emuladores, meu problema tem sido na placa de vídeo, inicialmente pensei em um "SLI com duas Voodoos", mas foi mais "fácil" em 2018 encontrar uma placa-mãe com Slot AGP, então estou usando uma GF TI200 ou GF FX5500, A configuração do micro que consegui reunir até o momento é:

 

Processador: AMD K6 II 400 MHZ (Soquete 7, e depois troco por um MMX233 ou mantenho ele mesmo)

placa-mãe: DFI K6BV3+ Rev A1

Placa de Video: GF FX5500 256MB AGP / GF3 TI200PRO 64MB AGP /  Trident 9440 8MB PCI

Memoria: 256MB SDRAM PC 100 (Tenho outros pentes de 100 e PC 133

HD 40GB Samsung (Precisei usar o Jumper para limitar a capacidade a 32 GB conforme está nas fotos)

Fonte: Fonte ATX 300W Modelo nominal para os Primeiros PIV (testei com fonte real mais nova)

Drive Gravador de CD IDE LG

Som/Rede/Modem: Consegui uma placa de som normalzinha, um Us Robotcs, e uma placa de rede simples, mas testei o micro sem elas e acredito que elas não mudem nada

 

Meu problema está com os drivers de vídeo, não consigo instalar o driver das placas de vídeo AGP nem no windows 98 e nem no Windows XP, em ambos os casos é possível fazer a instalação do sistema operacional normalmente, inclusive no XP é possível acessar internet, usb e etc, instalei o driver de Som, mas quando vou para os drivers de vídeo ele da diferentes erros, no XP, ele não inicia o driver, no gerenciador de dispositivos ele aparece com "!" e diz que não pode iniciar os drivers, já no windows 98 é um pouco diferente, ele liga com uns artefatos na tela (aparentemente em MS-DOS), depois pisca e aparece uma mensagem informando do erro nos drivers de vídeo, (isto ocorre em ambas as placas, e elas foram testadas em outro micro onde funcionaram normalmente) tenho também uma placa PCI Trident 9440, que instala e funciona normalmente.

Para resolver o problema tentei:

 

Passei borracha nos conectores da placa de vídeo, memoria = Mesmo problema

Passei limpa contatos nos conectores da placa-mãe, e das placas de vídeo e memoria = Mesmo problema

Resetar a bios e iniciar o PC com o padrão = mesmo problema

Trocar os pentes de memoria = mesmo problema

Testar outra fonte (fonte real de 700W) = mesmo problema

Testei com as duas placas AGP que tenho = Mesmo problema

testei montar o PC em cima da mesa apenas com HD, fonte, Placa de vídeo, e memoria = mesmo problema

Atualizar o DIRECT-X (versão 8.1) o Micro apresentou o mesmo problema

O processador desta placa é configurado via JUMPER, antes estava configurado de outra maneira e o micro não iniciava a instalação daí coloquei ele como nas fotos e continua com o mesmo problema

 

 

Tirando placa-mãe e processador todos os outros componentes foram testados em outros micros, onde funcionaram pelo menos aparentemente normalmente, gostaria da ajuda de alguém que já passou por isto ou conhece mais que eu de configuração destas placas, acredito que preciso instalar algum driver, ou alterar alguma configuração no SETUP para ter exito nisto, penso até que as placas de vídeo não  são compatíveis com a placa-mãe

 

 

 

Atte, 

 

 

José Junior

20190114_074535.jpg

20190114_074552.jpg

20190114_074601.jpg

20190114_074630.jpg

20190114_074650.jpg

20190114_074733.jpg

20190114_074748.jpg

20190114_081433.jpg

Micro geral.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você gosta de sarna pra se coçar hein?! kkkkkkkkkk
Montei um tempo atrás um K6 II 550 (mosca branca de olho azul) com uma placa da FIC, ficou show de bola, mas no final repassei tudo pra frente... rs

 

Cara, você instalou os drivers AGP, drivers do chipset? Não tem nenhum sinal de interrogação com falta de drivers não? Vai no site da VIA e veja se não tem drivers para seu chipset. Outra coisa, tô achando este cooler muito pequeno pra este processador aí hein, tu vai ter superaquecimento.

 

Já viu a versão do BIOS instalado, olhou os release notes? Tentou atualizar o BIOS?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Phoenyx, depois da postagem vi que minha assinatura é de 10 anos atras, saudade dos tempos daquele PC kkk, aqui obrigado pela dica, deu certinho, foi só instalar os drivers do Chipset, acho que agora com estes equipamentos novos está fácil demais, não estou acostumado a estes "pepinos", ele funcionou de boa, escolhi ficar com a 5500 acho que o processador dela é melhor, agora vou instalar os jogos e emuladores, a proposito se tiver a curiosidade de rodar algum jogo me avisa kkk

 

Como faço para dar "resolvido"??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
9 horas atrás, Jockergti disse:

Como faço para dar "resolvido"??

 

9 horas atrás, Phoenyx disse:

Manda um denunciar no seu post e fala que já tá resolvido.

 

Negativo, o próprio usuário pode marcar o tópico como resolvido. Vejam:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jockergti Um K6 (ou Pentium 1) não é um bom processador para jogos 3D antigos porque o FPU do processador é lento, e os jogos 3D foram os primeiros tipos de jogos que usavam muito o FPU.

Um Pentium 2 ou 3 (numa placa-mãe com chipset 440BX) seria BEM melhor para essas coisas do que um K6 numa placa com chipset VIA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Os K6-* brigavam apenas em INT, mas quando o assunto era FP aí eles perdiam feio porque o FPU não era "pipelined" como no Pentium Pro/2/3.

Acho que até o Pentium 1 era mais rápido em FP do que um K6 de mesmo clock (mas os K6 na prática tinham clocks bem mais altos que o Pentium 1).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim, havia este problema na FPU do K6, mas isso por que as GPUs na época utilizavam o processador da máquina para algumas etapas do cálculo geométrico. Posteriormente essas etapas foram integradas à GPU e atualmente não há mais esta dependência de FPU do processador para geração de imagens 3D de jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...