Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acidente placa-mãe - soltou uma peça


fvfernandes

Posts recomendados

Olá pessoal,

Cometi um acidente aqui. Fui trocar o cooler da placa-mãe e a chave de fenda escapou de minha mão danificando uma peça. Na imagem, coloquei em vermelho a peça (não sei o nome...). Instalei tudo e aparentemente tudo normal. Alguém, com base nas imagens, sabe o nome dessa peça? Sabem me dizer se é essencial ter a peça e se devo tentar consertar?

 

Obrigado!

asus.png

IMG_4583.jpg

IMG_4584.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, fvfernandes disse:

Cometi um acidente aqui. Fui trocar o cooler da placa-mãe e a chave de fenda escapou de minha mão danificando uma peça. Na imagem, coloquei em vermelho a peça (não sei o nome...). Instalei tudo e aparentemente tudo normal. Alguém, com base nas imagens, sabe o nome dessa peça? Sabem me dizer se é essencial ter a peça e se devo tentar consertar?

 

Chama-se "capacitor". Ele tem vários usos, mas aparentemente, você atingiu um que serve para ajudar a regular a tensão do processador; se for isso mesmo, você deu sorte, pois são usados vários capacitores para esse fim, e os outros seguram o tranco. Dependendo da região, pode ser também que tenha sido um dos dedicados ao chip gráfico integrado, e se você estiver usando uma placa de vídeo, essa parte fica desabilitada.

 

Como consequência, você talvez tenha mais dificuldade para o overclock, ou quem sabe eventuais instabilidades.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@fvfernandes De qualquer forma, mesmo com as informações dos colegas, é interessante e sábio levar sua placa-mãe em uma assistência da marca para avaliação. Se não tiver uma autorizada, aí você tenta a sorte em alguma loja de eletrônica.

Mas sugiro, já indo se acostumar com a ideia de comprar uma placa-mãe nova.   

Sinceramente, não vale muito a pena gastar dinheiro em conserto, que pode sair quase a metade de uma nova.. O que você vai gastar, depende muito do preço da mão de obra da loja, o tipo de peça que estragou e dificuldade de manutenção.

 

Ponha na balança. o orçamento da troca da peça com a compra de uma nova placa. Por experiência própria, comprar uma nova é melhor.. Já que não há garantias de que o conserto vai ficar bom.   

Ainda me lembro de uma vez, que minha tv queimou em um temporal, e depois do conserto não tinha algumas cores.

 

Moral da história: Nem sempre o conserto de peças por mais que seja barato, é a melhor opção. Pois no fim, barato pode sair caro, já que a loja não autorizada, pode usar componente similares e de baixa qualidade para redução de custo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, é duro ser leigo.... Não sei nem por onde começar porque existem muito modelos de capacitores e estou meio perdido.

Alguém saberia me dizer se existe padrões desses capacitores para placa-mãe (uma ROG Asus Maximus XI Hero)  para que eu consiga comprar um igual e solicitar a solda?

Na cabeça do capacitor existem esses dados:

FP10K

82Lz

561

6.3

No site da Asus Li algo sobre "10k Black metalic Capacitor"

Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fvfernandes Normalmente os capacitores são padrões, e se é para comprar por conta própria não vale muito a pena comprar apenas 1 e tem que levar em consideração que as vezes encontra com muita facilidade o kit de 10 ou 100.

 

Esse capacitor é o sólido, difícil de achar igual no mercado.

 

O mais fácil é comprar uma mobo nova ou mandar diretamente para uma assistência técnica especializada no assunto, se for enviar apara uma especializada sai caro, mas eles vai entender do assunto e certamente vai ter a peça para troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...