Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Samsung com "rastros" após ligar


Posts recomendados

Boa noite galera, de ontem para hoje eu me deparei com esse problema, ao ligar a minha tv aparece algum tipo de rastros nos pixels, mas depois de alguns segundos volta ao normal e não aparece mais. Alguém tem ideia do que pode ser? Estou com medo que comece a ficar pior e quando levar para arrumar algum técnico me enganar, pois se trata dos últimos modelos 32" FHD completinhos da samsung, e hoje em dia não se encontra mais.

 

Fiz um vídeo para ilustrar o problema:

https://www.youtube.com/watch?v=nY5Pi3GBKiM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notei, que se eu ligá-la em um canal de tv depois de 1 min mais ou menos, a imagem que estiver no momento é travada e exibida tipo com transparência por cima do que estiver sendo exibido, além de ficar com os efeitos do vídeo, durante essas bugadas a tela pisca uma vez e aparece também uma linha inteira de pixels pretos na horizontal, tudo isso por cerca de 10 segundos no máximo, depois a imagem pisca de novo e volta a exibir as imagens perfeitamente.

 

Ontem depois de algumas horas aconteceu de a imagem piscar e sumir o que estava no hdmi, ficando com um chuvisco no lugar, parecido com aqueles de tvs de tubo em um canal sem antena, após isso eu mudei a exibição do windows da tv para o monitor e depois voltei para a tv, ficou normal...

 

Não tenho ideia se é o lcd que está ***** ou é a placa principal.

 

Um detalhe importante, que acho que fez com que a tv ficasse assim, foi que quando eu usava o acendedor elétrico do fogão ou quando desligava a minha luminária de mesa (fluorescente), a tv piscava e no caso do acendedor do fogão a imagem tremia, parecido com uma interferência. Já pesquisei de tudo, mas não encontro alguém com um problema semelhante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, BCP disse:

Essa falha pode ser só por mau contato nos flats que alimentam a tela do TV... (Manchas)

Já a imagem tremular ou piscar ao acionar outro dispositivo elétrico perto, já não sei o que pode ser!...

Você recomenda limpar os contatos desse cabo (é aquele tal cabo da placa T-Con ou algo assim) com álcool isopropílico ou passar uma borracha como em memória ram? Eu não tenho noção alguma de manutenção de TV, e quando eu abrir a minha será a primeira vez... Só tenho a habilidade técnica na área de informática, creio que seja o suficiente para desmontar sem estragar.

 

Sobre o acendimento, eu achei em alguns sites que poderia ser ruído, mas não encontro na internet nenhum "filtro de ruído" somente para surtos, nem sei se existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Admsteve  Boa noite amigo, eu terminei de limpar agora a pouco, abri ela, tirei os flats que conectam a tcon ao lcd e a placa principal, passei uma borracha nos contatos e depois limpei com álcool isopropílico em um cotonete, depois tirei a tcon e a placa principal e passei no álcool as duas placas, usei um pincel para limpar junto com o álcool, depois montei tudo e testei. Ficou exatamente a mesma coisa ;(

 

Eu não sei como funciona essa placa tcon, mas eu lembro de ver em algum lugar que a imagem é entrelaçada nas linhas de pixels, aí pensei que como saem 2 flats da tcon, talvez um deles seja as linhas pares e o outro as linhas impares, não sei se tem a ver, pois pelo o que notei no meu problema, depois de uns 5 minutos com a tv ligada a imagem trava, só que não são todas as linhas, pois eu consigo ver o fundo, de longe parece que tem uma foto da imagem no momento que travou, com transparência, por cima da imagem comum. e novamente após 5 segundos a tv fica normal, por isso eu penso agora que possa ser essa placa tcon, pois um sinal digital como sai da placa principal não teria seria metade bom e metade ruim, eu acho né. 

 

Se alguém puder dar uma luz aí, pois eu já não consigo pensar em novas possibilidades e agora gostaria de consertar por mim mesmo, apenas pelo trabalho pesquisando que já tive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yagozlh Bom, resumidamente a funcão da placa T_CON é pegar os sinais vindos da placa principal e distribui-los, por meio dos cabos flats, para o display que controlara os transistores mosfet TFT e assim reproduzir as imagens na tela. No seu caso pode ser o T_CON que está com algum defeito ou mesmo a placa principal que não produz os sinais corretamente, como sou meio novo na area talvez não vou conseguir te ajudar muito, mas fica a intenção! Boa sorte 😁

adicionado 0 minutos depois

Se eu tiver dito alguma besteira, por favor me corrijam ksks

 

@yagozlh Cara, você tem um multimetro para medir as tensões do T_CON?
Veja se as tensões estão proximas a isso, se não tiver, provavelmente o T_CON está com defeito, e ai só substituir! Tensões:

VGH – (+27V)

VDD – (+15V )

VIN – (+11V (entrada de alimentação))

HVDD – (+7,5V)

VGL – (-4,7V)

GIP_RST – (-4,6V)

VCC18 – (+1,8V )

VCORE – (+1,8V)

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não consegui medir as tensões, pois dependo de um amigo, que possui multímetro, chegar de viagem, mas após 2 dias que fiz a limpeza, a tv simplesmente não apresentou nenhum problema, está funcionando perfeitamente.

Não tenho a mínima ideia do que aconteceu, se foi um efeito com retardo da limpeza ou sei lá o que, basicamente ela estava em um suporte de parede, em que percebi agora que ficava sobre a saída de ar da placa t_con, seu cabo estava passado em espiral no cano metálico do suporte (para não ficar solto) eu meio que fui obrigado também a tirar o cabo hdmi e por de novo, basicamente foram essas alterações, não sei se tinha alguma coisa a ver com estática que se foi depois de alguns dias sem o acionamento do fogão (agora uso fósforo ;/ ) ou, talvez a temperatura ambiente, que está mais amena se comparada a antes.

Irei monitorar a tv, e caso volte a dar problema novamente eu meço as tensões e posto aqui, se depois de 1 semana ficar normal, eu comento também. até logo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2019 às 20:02, yagozlh disse:

Ainda não consegui medir as tensões, pois dependo de um amigo, que possui multímetro, chegar de viagem, mas após 2 dias que fiz a limpeza, a tv simplesmente não apresentou nenhum problema, está funcionando perfeitamente.

Não tenho a mínima ideia do que aconteceu, se foi um efeito com retardo da limpeza ou sei lá o que, basicamente ela estava em um suporte de parede, em que percebi agora que ficava sobre a saída de ar da placa t_con, seu cabo estava passado em espiral no cano metálico do suporte (para não ficar solto) eu meio que fui obrigado também a tirar o cabo hdmi e por de novo, basicamente foram essas alterações, não sei se tinha alguma coisa a ver com estática que se foi depois de alguns dias sem o acionamento do fogão (agora uso fósforo ;/ ) ou, talvez a temperatura ambiente, que está mais amena se comparada a antes.

Irei monitorar a tv, e caso volte a dar problema novamente eu meço as tensões e posto aqui, se depois de 1 semana ficar normal, eu comento também. até logo.

Sim, com certeza era algum mal contato na placa e com o álcool isopropilico deve ter removido, ainda bem que deu certo 😁. Aguardo retorno para saber se vai funcionar legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Admsteve disse:

Sim, com certeza era algum mal contato na placa e com o álcool isopropilico deve ter removido, ainda bem que deu certo 😁. Aguardo retorno para saber se vai funcionar legal.

Então, na verdade, assim que eu respondi o tópico, voltou a ficar igual. Eu acho que não tinha reparado só, pois dura uns 5 segundos apenas, provavelmente me distraí olhando o celular ^^. 

Agora que meu amigo voltou de viagem, viu que não tem multímetro em casa, vou ter que comprar um mesmo, só é ruim pois, trabalho de segunda a sábado e com 1 hr de almoço não dá para ir no centro e voltar a tempo, vou pedir pela internet e quando chegar eu tento medir essas tensões na t_con. 

Hoje conversei com o dono de uma loja que concerta tvs, que foi na loja e ele disse que é quase certeza que é o meu lcd, para falar a verdade, depois que ele disse isso eu não levo nada lá, kkkkkkk, pois pra mim não faz sentido ser a tela. Bom, quando chegar o multímetro eu aviso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, estive olhando tópico e achei interessante...

Essas linhas aparecem e somem, não vi nada congelado, o que me faz pensar que tem um problema de hardware ou software, ou os dois.

 

Refaça o procedimento de limpeza de todos os flats conforme indicado pelos colegas novamente.

Não serve álcool de supermercado, nem gel e tão pouco desses de 3R$/ tem que ser isopropílico!

 

Não passe o álcool nas pontas dos flats, use uma borracha branca e macia pra isso, nos conectores deles é que você pode usar o álcool e com ajuda de uma escovinha ou pincel deverá esfregar e depois secar com ajuda de um soprador ou secador de cabelo a frio. (o ideal é que a escova fosse antiestética mas tudo bem se não tiver).

 

Nada de excessos!!!! não exagere no álcool e na força ao limpar os flats usando borracha porque estragam muito fácil. Tudo sem pressa e com muito cuidado. TV sempre desligada!!!

 

Encaixe todos os flats com muito cuidado.

 

Dúvida:

Por acaso já efetuou uma atualização do software dela?

Pode não ser o seu caso, mas a eprom pode ter ficado com sua escrita(dados) corrompida em algum momento por causa de interferências (posso não comprovar isso cientificamente, mas pode acontecer ) /com sorte esse defeito pode ser corrigido apenas com uma atualização. (eu disse que pode, mas vale a pena tentar).

 

Outra recomendação:

Até que compre um multímetro, de preferência um modelo digital pra facilitar sua vida, vá na placa de sinais e exerça uma pressão de leve a moderada sobre o processador (geralmente é o circuito integrado maior que pode usar ou não um dissipador de calor) e observe na tela se o defeito aparece, aumenta ou desaparece enquanto e depois que faz isso.

O objetivo é identificar problema de BGA de um jeito bem simples.

 

Mais uma recomendação:

De posse de um secador de cabelos ou soprador térmico, ligue o mesmo na posição de menor temperatura e aplique calor por uns 40s a 10cm de distancia no maior CI da t-con e observe na tela se o defeito desaparece. Se ao fazer isso o defeito sumir, já dá pra concluir onde está o defeito.

 

...agora é contigo.

Boa sorte ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...