Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Utilizar motor AC no arduino


zHaazy

Posts recomendados

Olá a todos me chamo Gustavo, é a segunda vez que posto no fórum então se eu coloquei o post no tópico errado peço desculpas ;)

Então, estou com um projeto que consiste em montar um volante como o G27 e outros, e estou pesquisando como construir um sistema de force feedback que seja suficientemente forte e tenha as mesmas funcionalidades de um volante como o G27. Porém de baixo custo 😕.

Na parte eletrônica a melhor opção seria o Arduino Leonardo, pois ele é reconhecido pelo PC como um teclado/mouse, logo existem aplicações que irão me fornecer configurações e faram a parte da progamação do volante :) , o esquema elétrico que eu encontrei e que me influenciou a fazer este projeto foi esse: 5699902_20170114121902.png

O grande problema é que o Motor Driver BTS é muito caro, e encontrar um motor DC 12V forte o suficiente é bem difícil, o mais proximo que consegui encontrar foi um motor de secador de cabelo, e um motor de som antigo que toca fita.

Então me veio a cabeça usar os dois motores no mesmo esquema acima porém um com a polaridade invertida, porém o consumo de corrente seria bem alto e o motor driver bts ainda fica caro.

Logo achei um motor de prato de microondas que possui um torque altíssimo porém ele é 110v 😕 então a pergunta é possivel colocar um motor AC neste circuito acima substituindo o motor DC e o Motor Driver BTS?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo teardowns... motores partir de 60W já começam a tem um bom torque para essa atividade - tem a rodo no Aliexpress. Ai tem que ver que corrente ele pega em stall (quanto ele é travado) para ter ideia de que controlador vai ser colocado... dependendo pode ser um motor DC comum ou até um brushless... 

 

Para controle de rotação e posição tem que adaptar um sensor com uma rodinha na traseira do motor e ligar a tua controladora... Arduino ou sei lá ^^ 

 

é bom ver e pegar algumas matérias de teardowns desses controles para ter ideia e adaptar funcionalidades.

adicionado 0 minutos depois

Da para ligar um motor Ac... controlar e tal... mas não é mais perigoso e pesado ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, e tem uma coisa que eu esqueci de mencionar no post acima:

O que você precisa é de um motor com redução, o motor de prato de micro-ondas pode se dizer que é um dos mais fracos que existem, mas tem uma redução nele. 

Logo se tiver um jogo de engrenagens (redução) poderá usar este motor de secador de cabelo ou o do toca fitas e acredite, poderão ser bem mais fortes que esse do micro-ondas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um seguinte, em um carro real quando você está com o pé na embreagem no ponto certo sem acelerar o volante treme certo? E quando você virá o volante em uma curva e solta ele volta sozinho certo? Então o motor servirá para fazer esses efeitos, quando eu virar o volante para direita o motor girará para esquerda e o resto fica por conta do programa.

 

Logo preciso de um motor com um torque bacana, o motor com uma potência boa que eu tenho é o motor de secador de cabelo, se puderem me ajudar de como fazer essa redução com engrenagens ficarei grato ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que não é bem gira no inverso e sim oferece resistência, não? .. ok em algum momento gira sozinho pra "arretar".

Neste caso (penso cá com meus botões) um motorredutor pode dificultar a coisa pois ele naturalmente - sem ligar - já oferece resistência mecânica ao torque manual. A não ser que o (complexo) algoritmo do jogo seja inteligente o bastante pra controlar a velocidade, direção, torque, freio e etc

No seu caso uma opção seria motor de limpador de parabrisa. Ele é bem forte. Claro sem o redutor de rosca infinita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Motor de parabrisa trava mesmo... se não me falha a memória é bem duro ou trava se você quiser girar o mesmo ... então você vai ter que desengatar o motor do volante às vezes e isso requer outra engrenagem mais complexa... ou seja vai dar *****... motor com redutor também é mais duro... e o sem nada (motor sem redução e só puro torque 60w para cima, ou seja talvez o motor do teu aparelho eletrico que você citou dê -secador) ele é bem leve... só tem que controlar com sensor o motor a posição torque e etc... é assim que é usado no controle...

 

Enfim... fuizzzzzzzzzzzzzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Motor de parabrisa trava mesmo...

Acho melhor inverter então...

31 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

No seu caso uma opção seria motor de limpador de parabrisa. Ele é bem forte. Claro sem o redutor de rosca infinita.

No seu caso uma opção seria motor de limpador de parabrisa. Claro sem o redutor de rosca infinita. Ele é bem forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma pesquisada aqui e encontrei um motor 12v que já vem com caixa de redução, que o que levante o vidro em carros com vidros elétricos. Porém ele sai com o frete por volta dos 50 reais, então como eu quero economizar o jeito será usar o de secador de cabelo.

Ele é exatamente esse https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-860918700-motor-dc-3-a-12v-20w-alto-torque-velocidade-ate-29000rpm-_JM

Esse motorzinho gira bem rápido, bem rápido mesmo, eu medi o consumo dele sem forçar fica em 600mA, forçando um pouco chega a 1A, creio que se forçar mais ele deve chegar nos 2A.

Será que fazendo a redução ele consegue fornecer um bom torque?

Quero evitar ao máximo comprar componentes pois o projeto já vai sair bem caro :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Acho melhor inverter então... 

motor não tem sensor que saiba para onde o usuário quer que vá... com trava ou duro mesmo com alavança fica difícil...

 

7 minutos atrás, zHaazy disse:

Esse motorzinho gira bem rápido, bem rápido mesmo, eu medi o consumo dele sem forçar fica em 600mA, forçando um pouco chega a 1A, creio que se forçar mais ele deve chegar nos 2A.

Será que fazendo a redução ele consegue fornecer um bom torque?

Quero evitar ao máximo comprar componentes pois o projeto já vai sair bem caro

O G27 que você falou usa motores de 60W e uma engrenagem bem grande... você não vai ter o mesmo resultado...

O que você falou ai em cima é de 20 e o outro do secador deve ser uns 12W não?

 

Tem até projetos gringos que os caras colocaram um motor de 80W (12 a 24V) para o caso... comprar do mercado livre produtos que vieram da China pelo Aliexpress é mais rápido, mas sempre dá aquela dor de bolso em min... enfim...

 

fuizzzzzzzzzzzzzz2

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

sensor que saiba para onde o usuário quer que vá

kk I mean ... invertendo "as frases". Prestenção kk maldade de minha parte 😈

 

Puts.. a 29000rpm e um redutor de relação bem grande você pode ter um hiperultramegatorque

Só me bate a curiosidade de como o sistema interage entre si software-hardware-mechanicalware-sensorware .. eu hein.. acho que nem quero saber. Ainda não consigo visualizar um motor acoplado direto no volante e se dando bem com as viradas manuais de curva do jogador... Bem... talvez se tiver uma embreagem ou algo do gênero.... o que torna ainda mais complexo o sistema.. tá me dando dor de cabeça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uau que legal. No caso o volante é direto no motor. Aquela redução é pros sensores óticos. De fato penso que você precisa de um motor parrudinho tipo o do limpador ou do vidro elétrico. Se bem que o do secador é bem fortinho também.

De novo, talvez com redutor vá zoar seu sistema. A não ser que você ache um outro video que o cara usou redutor e copie.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Serve sim. Não sei se já disse mas você deve desmontar pra desacoplar a rosca infinita e usar só o motor. Talvez tenha que serrar pra manter o apoio do eixo. Comprar um novo pra isso você (e seu bolso) vai ter que avaliar se vale a pena.  Mas se ganhar ou tiver algum, definitivamente vale o desafio.

 

+1 ideota: um de liquidificador 127V ligado em 24V dá pouco torque mas quiçá mensurável e satisfatório. Quiçá tenhas algum sucatinha aí. Há o desafio semi fácil que é inverter sua rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A ideia por trás da ideia é fornecer alternativas ao garoto. O lance da rosca infinita fora previsto. Talvez o garoto não saiba mesmo assim como ele não sabe que...

1 hora atrás, zHaazy disse:

O problema é que o motor de liquidificador é AC

... o motor ac do liquidificador roda com dc. Por isso sugeri os 24Vdc e a previsível perda de torque e a ligeira dificuldade pra inverter a rotação.

Já o do secador é só dc. Se prestar atenção vai perceber um diodo dentro. Este sim penso que é a melhor opção pra ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Motor com redutora rosca sem fim vai ser problema. Motor com redutora planetária (engrenagens dentadas) me parece mais adequado. O da foto abaixo ´tem 100rpm e torque bom para a aplicação.

motor-dc-c-caixa-de-reduco-12v-100rpm-ar

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1004995950-motor-dc-c-caixa-de-reduco-12v-100rpm-arduino-robs-_JM?quantity=1

 

A resistência ao giro pode ser simulada na ponte H excitando os mosfets inferiores. Quanto maior o duty maior a resistência mas para a aplicação de simular um volante automotivo talvez a imposição de velocidade contrária seja a melhor escolha. Vai precisar de um encoder e uma referência de ponto zero.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Sério? Tem certeza? Nada pessoal, claro. É só pra gente se "sintonizar". Mostra o esquema...

...

...

 

Sério sim, eu já fiz com relés por que usei AC mesmo e também não precisava de velocidade na troca de rotação. 

Se alimentar com DC da pra usar transistor. 

Agora tô sem lápis, mas a ideia é somente inverter os fios das escovas (carvão) trocando um pelo outro. 

Cada carvão vai na tomada (ou fonte) em série com uma bobina do estator. 

 

Eu descobri isso quando vi uma parafusadeira que tinha um motor AC universal. Tinha um dimmer pra mudar a velocidade e uma chave pra mudar o sentido da rotação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...