Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NVidia G-Sync em monitores FreeSync - Tópico de acompanhamento


KairanD

Posts recomendados

  • Coordenador

Pessoal,

 

a NVidia liberou hoje (15/01/2019) o driver 417.71, que possibilita que o G-Sync seja habilitado em monitores que possuam FreeSync. Embora apenas 12 de 400 monitores testados tenham sido certificados pela NVidia, o driver permite habilitar o recurso para qualquer monitor que tenha a tecnologia, permitindo que os usuários realizem seus próprios testes.

 

Criei este tópico para que possamos reunir um banco de informações sobre diversos monitores, com usuários compartilhando suas experiências. Acabei de baixar a atualização e, para minha surpresa, o G-Sync foi habilitado automaticamente ao ativar o FreeSync no monitor:

 

image.png

 

Testei no monitor LG 29" Ultrawide 2560x1080p FreeSync (modelo 29UM69G-B), e funcionou normalmente na taxa de atualização de 75 Hz. Ficou liso!

 

Mais alguém gostaria de compartilhar a experiência? Façam seus testes!

  • Curtir 8
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa. beleza KairanD?

 

Tenho o mesmo modelo de monitor LG  29UM69G-B, atualizei o Software NVIDIA e habilitei o Gsync. Testei jogando e a tela escureceu e voltou 3 vezes...

Aconteceu algo parecido com seu, ou de repente outros que tenham o mesmo modelo mencionado, e venham manifestar no post.

Valeu☺👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marcio CalaZans - Shaman Opa, Márcio. Não tive esse problema. Testei nos seguintes jogos: Elder Scrolls Online, Crysis 3 e Star Wars Battlefront. O problema que tive foi com o Tom Clancy's The Division, já que o jogo não abriu, mas parece ser coisa do driver da NVidia em si e não relacionado ao FreeSync (já aconteceu com atualizações anteriores).

 

Minha placa é a GTX 1070Ti Superclocked da EVGA. Qual placa é a sua? Em quais jogos você testou?

 

Por sinal, bem-vindo ao Fórum!

 

@DiegonTavares A opção só aparece depois de ativar o FreeSync no menu do próprio monitor. E só funciona pelo Display Port, não pelo HDMI.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@DiegonTavares Seu monitor seria o 25UM58-P, não? Procurei por 25UM59-P e não encontrei referência. Verifiquei pelo site da LG e o 25UM58-P não tem suporte ao FreeSync: https://www.lg.com/br/monitores/lg-25UM58-P

 

Ah, algo que esqueci de mencionar no começo do tópico: o recurso funciona apenas nas placas das séries GTX 1xxx e RTX 2xxx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Robison Pereira Santos Seja bem-vindo ao Fórum!

 

Sua placa de vídeo está conectada pelo Display Port e você ativou a função FreeSync no menu de opções do próprio monitor? Só há como habilitar o G-Sync pelo driver de vídeo se cumprir essas condições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2019 às 13:43, Marcio CalaZans - Shaman disse:

Opa. beleza KairanD?

 

Tenho o mesmo modelo de monitor LG  29UM69G-B, atualizei o Software NVIDIA e habilitei o Gsync. Testei jogando e a tela escureceu e voltou 3 vezes...

Aconteceu algo parecido com seu, ou de repente outros que tenham o mesmo modelo mencionado, e venham manifestar no post.

Valeu☺👍

 

Rapaz, mesma coisa aqui, tenho exatamente esse monitor mas ao ativar o Gsync a tela desliga 3 vezes e o windows faz o som de quando reconhece algo novo instalado.

 

Dentro dos jogos eu não senti diferença, até parece que não funciona.

 

Testei no BF V, Black Ops 4, CS os tearing aparecem de monte.@KairanD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Felipe-Bat Quando você ativa o G-Sync pelo driver, é totalmente normal que a tela escureça e volte algumas vezes. Não é normal, contudo, que isso aconteça enquanto joga.

 

Estranho... O meu aqui está funcionando perfeitamente e a diferença é gritante. Qual é sua placa de vídeo? Está usando o cabo Display Port, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marcio CalaZans - Shaman Legal saber que deu certo! Sua placa de vídeo dá um belo conjunto com esse monitor.

 

Aqui a melhora foi notável também. Roda bem mais liso. O tearing vai embora e o stutter fica bem menos evidente. Meu processador (Core i5 4670K) limita a GTX 1070Ti em alguns cenários e o FreeSync ajuda muito.

 

@lnpott A NVidia percebeu que insistir no G-Sync significaria perder mercado para a AMD. Muita gente comprava placas da AMD apenas para poder usar o FreeSync, porque os monitores compatíveis com a tecnologia são muito mais baratos que aqueles com G-Sync. O padrão G-Sync como havia sido lançado é tecnologia proprietária da NVidia e é necessário instalar uma placa adicional no monitor para funcionar.

 

Conheço muita gente que comprou AMD apenas pelo FreeSync e também já indiquei para diversas pessoas. Inclusive era essa a minha ideia quando comprei esse monitor, mas a GTX 1070Ti apareceu na Black Friday por um preço que não deu para recusar! Eu havia ficado meio chateado de ter "perdido" o recurso, mas agora...

 

O FreeSync está presente faz tempo no padrão Display Port. A NVidia não ativava o recurso porque simplesmente não queria. Com a popularização cada vez maior, que tem atingido até os televisores, perceberam que não teriam outra opção senão liberar.

 

Só liberaram o recurso oficialmente - até o momento - para a GTX 1050, GTX 1050Ti, GTX 1060, GTX 1070, GTX 1070Ti, GTX 1080, GTX 1080Ti, RTX 2060, RTX 2070 e RTX 2080. Já vi, contudo, relato de um usuário da GT 1030 GDDR5 que encontrou o recurso ativado em seu driver. Apenas o cabo Display Port é compatível com a tecnologia até agora, mas a NVidia mencionou que irá lançar atualizações para funcionar com HDMI, além de melhorar o suporte geral.

 

Cá para nós, a GT 1030 também seria capaz de utilizar o recurso. Assim como placas de séries mais antigas. Mas não é o que a NVidia quer. As práticas de mercado dela continuam sendo nojentas como sempre, e a liberação desse recurso não foi por boa ação, mas sim para enterrar ainda mais as placas Polaris e Vega da AMD.

 

O G-Sync original ainda continuará vivo como G-Sync Ultimate, prometendo melhor experiência (o que, em certos pontos, é verdade, mas não será algo relevante para o público mainstream).

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, sensacional esse tópico. Ainda n consegui testar na prática no meu Acer KG251QF mas nesse teste do techspot já confirmou q o freesync dele funciona perfeito com as GTX. Tem outros modelos q foram testados pelo techspot tb no mesmo link, caso precise.

Lembrando pra quem n viu diferença, o freesync só ativa qd o FPS ta abaixo dos hz do monitor. Se você tem monitor 75hz e o jogo tá a 90, por exemplo, o freesync n ativa. Pra suavizar o jogo qd você ta acima dos hz do monitor, tem q ativar o Fast Sync (nvidia) ou o Enhanced Sync (AMD).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Meu jogo favorito é Elder Scrolls Online (ESO). Nele, os drops de FPS são frequentes, independentemente da configuração da máquina, porque aparentemente a engine tem problemas crônicos de memory leak. O FreeSync ajuda demais nisso. Tudo agora parece muito mais fluido. Quando entrei no jogo pela primeira vez após ativar o G-Sync pelo painel de controle da NVidia, fiquei muito contente com o resultado. A mesma coisa ocorreu no Crysis 3, já que meu processador chega a 100% em alguns momentos e promove quedas abaixo dos 60 FPS.

 

Basicamente, ganhei na loteria. Peguei uma GTX 1070Ti por preço muito baixo na Black Friday e levei o FreeSync de presente. Prática de mercado nojenta da NVidia ou não, me dei bem nessa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Marcio CalaZans - Shaman disse:

KairanD 

Felipe-Bat

No meu caso já não esta mais escurecendo a tela (passou isso nos primeiros minutos), está tudo ok com o G-sync ativado, e é notável que há uma melhora (liso) no jogo. 

A minha VGA é: Amp Extreme 1070

 

A tela só pisca ao ligar o monitor. Fiz um video da uma olhada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2019 às 07:39, KairanD disse:

@DiegonTavares Seu monitor seria o 25UM58-P, não? Procurei por 25UM59-P e não encontrei referência. Verifiquei pelo site da LG e o 25UM58-P não tem suporte ao FreeSync: https://www.lg.com/br/monitores/lg-25UM58-P

 

Ah, algo que esqueci de mencionar no começo do tópico: o recurso funciona apenas nas placas das séries GTX 1xxx e RTX 2xxx.

 

Tem suporte sim, porém eu não estava usando no display port 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, KairanD disse:

@Felipe-Bat Estranho, aqui não acontece isso. Mas depois isso não acontece em jogos, né?

 

@DiegonTavares A opção apareceu com o cabo DP? Funcionou?

 

Só na hora de ligar mesmo.

 

Nos jogos, tenho impressão qu o Sync funciona em alguns e outros não. No PUBG por exemplo acho que não funciona, no Overwatch se eu travo o FPS em 74 não vejo tearing nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Felipe-Bat Essas piscadas acabaram de acontecer aqui no meu monitor agora, como você demonstrou no vídeo. Antes não havia acontecido. Mas creio que não há problema nisso.

 

O FreeSync só atua quando há drops de FPS, ou seja, quando a taxa de FPS é menor que a taxa de atualização do monitor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, KairanD disse:

@Felipe-Bat Essas piscadas acabaram de acontecer aqui no meu monitor agora, como você demonstrou no vídeo. Antes não havia acontecido. Mas creio que não há problema nisso.

 

O FreeSync só atua quando há drops de FPS, ou seja, quando a taxa de FPS é menor que a taxa de atualização do monitor.

 

Ele não deveria atuar removendo os tearings também?

 

NoPUBG se limito o fps, quando me movimento sinto uma linha subindo na tela que parece tearing, mas não sei explicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
13 minutos atrás, Felipe-Bat disse:

Ele não deveria atuar removendo os tearings também?

E remove. Aqui melhorou muito no ESO e no Crysis 3. Foi da água para o vinho.

 

13 minutos atrás, Felipe-Bat disse:

NoPUBG se limito o fps, quando me movimento sinto uma linha subindo na tela que parece tearing, mas não sei explicar.

E você limita a quanto? 75 FPS?

 

Por sinal, o FreeSync pode ser usado em conjunto com o Fast Sync. Aqui está a explicação:

 

Em 18/01/2019 às 12:04, Steeveantonichen disse:

Lembrando pra quem n viu diferença, o freesync só ativa qd o FPS ta abaixo dos hz do monitor. Se você tem monitor 75hz e o jogo tá a 90, por exemplo, o freesync n ativa. Pra suavizar o jogo qd você ta acima dos hz do monitor, tem q ativar o Fast Sync (nvidia) ou o Enhanced Sync (AMD).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, bom dia.

Tenho o monitor G2460P da AOC. E Quando comprei (pelo menos) tive a informação que possuia a tecnologia Freesync.

Minha placa de vídeo é uma GTX1080, o diver está atualizado (versão417.71) e esta conectado via cabo displayport, então acredito que deveria aparecer no painel de controle Nvidia, entretanto não aparece... :(

Alguém sabe como posso solucionar isso?

Obrigadooo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, KairanD disse:

E remove. Aqui melhorou muito no ESO e no Crysis 3. Foi da água para o vinho.

 

E você limita a quanto? 75 FPS?

 

Por sinal, o FreeSync pode ser usado em conjunto com o Fast Sync. Aqui está a explicação:

 

 

 

Com esse fast sync ligado fica fenomenal, ele não anula o freesync ou dá input lag?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...