Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligações de motor de lavadora


Gu1426

Posts recomendados

Mais um motor de máquina de lavar roupa, desta vez um de 1998. Possui 5 fios, amarelo, branco, vermelho, marrom e preto. O marrom e o preto não possuem continuidade entre si e nem com os outros fios. Então acredito que seja somente 3 fios, achei estranho pois o capacitor vem ligado em série com o fio marrom (não sei se dá para entender o que estou dizendo, mando fotos depois) que não tem continuidade com nenhum, e vai ligado em um negócio estranho que tem embaixo do motor, acho que é algum tipo de proteção térmica ou algo do tipo. O motor é um WEG, e não seguem padrão nenhum, até por que esse "padrão" é inexistente. Isso foi o que medi:

  • Amarelo/Vermelho: 5 ohms
  • Amarelo/Branco: 1 ohm
  • Vermelho/Branco: 6 ohms

Já vou mandar fotos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 O fio marrom entra junto com os outros fios da bobina, e o fio preto entra em um conector ligado em um suposto relé térmico, desativa o motor quando aquece demais, do relé térmico sai um fio azul que vai para um lugar não visível, possivelmente para a bobina, este motor estava guardado faz muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem motor de 2, 3, 4, 5, 6, 9, 12 fios, depende da aplicação. 

Esse aí provavelmente tem como inverter a rotação através desse enrolamento. 

Se o capacitor estava no fio marrom, provavelmente esse é o enrolamento auxiliar. Ele é o que diz para que lado o motor deve girar. 

Os outros três fios devem ser do enrolamento principal, o que dá a força no motor. 

Esse enrolamento a mais de apenas 1R deve servir pra alimentar o enrolamento auxiliar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gu1426 disse:

era pra medir com o capacitor ou sem o capacitor? 

Sem capacitor. 

Como ele não conduz corrente contínua é óbvio que não vai identificar nada nele com o multímetro. 

Liga do jeito que eu disse acima e manda brasa. 

Deixa o fio amarelo sobrando. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora não dá pra desenhar, mas dá uma olhada nisso aí, as cores são diferentes mas é a mesma coisa 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1199129-inverter-o-sentido-de-rotação-motor/?do=findComment&comment=6593998

adicionado 1 minuto depois

Só esquece do fio amarelo 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Liguei preto com branco, vermelho com marrom, e essas duas junções eu devo ligar na tomada, correto?

 

1426877972_1801201920461.thumb.jpg.2ee77adf3bf804d699bc4f6b0705c16a.jpg

 

Deixei o capacitor do jeito que estava, fiz a ligação igual ao desenho que você fez, com capacitor em série. Posso ligar esse negócio? Eu vou isolar o amarelo depois tá.

adicionado 1 minuto depois

1910808862_1801201920471.thumb.jpg.226cfbff2621d2ef6926a91279ebc313.jpg

 

Foto da ligação que fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...