Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação do Debian c/ raid 1 não funciona na uefi


A G da Silva
Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Estou tentando instalar o Debian 9 c/ raid 1 via soft mais não estou conseguindo na bios uefi. Só na bios legacy é que consigo. Achei no site wiki debian de 2017 que diz que ainda não tem suporte p/ instalção na uefi. Alguém sabe se isto já é possível?  (https://wiki.debian.org/UEFI).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em teoria dá para fazer com qualquer distribuição. Da última vez que usei um sistema assim (Espelhamento simples no Linux), foi com BIOS. Porém, com UEFI, é para ser tudo igual, exceto a necessidade de criar uma partição EFI System num dos discos (/boot/efi). Lembro de ter lido em algum lugar que daria para criar duas partições EFI System, uma em cada disco para obter resiliência no caso de um deles estragar. Nunca testei, contudo, para ver se o firmware não "se perde" com uma configuração desse tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No link que você passou diz que secure boot não é suportado no Debian 9. Se for desativado (mantendo o modo UEFI ativo), deve funcionar. Em "RAID for the EFI System Partition", diz que a partição EFI System tem que ficar num dos discos apenas -- diminui a resiliência, como comentei. Tire uma foto do particionamento que você está fazendo nessa instalação.

 

Nota: você pode usar o VirtualBox para testar. Nas opções da máquina virtual, em "Sistema", marque "Habilitar EFI". Facilita tudo, até para fazer capturas de tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...