Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Asus P5kpl Se com capacitores estufados, após troca voltam a estufar


Isaac Flora

Posts recomendados

Olá pessoal, posso dizer que ainda sou novato na área de eletrônica.

Estou estudando bastante e já concertei varias fontes atx e algumas placas mães.

 

Porém estou com um problema que está me deixando chateado, um cliente me trouxe uma placa-mãe da Asus, Asus P5kpl SE.

Ela não estava reconhecendo um pente de memória então limpei os slots e passou a reconhecer os dois pentes. Tudo funciona normal a primeira vista....

Mas notei que dois capacitores estavam estufados, são 2 capacitores de 6,3v por 1.800 micro farads.

 

1 - Troquei os mesmos por capacitores da mesma medida ( usados de outra placa-mãe ), estufaram em 5 min

2 - Comprei capacitores novos de 6,3 por 1.800 micro farads, estufaram em 10 min

3 - Comprei capacitores novos de 16v por 1.800 microfarads estufaram em 10 min

4 - Testei com fonte atx diferente

5 - Testei os capacitores smd minusculso ao redor dos eletroliticos procurando por curto.. nada... são vários e mt pequenos creio não ter testado todos mas a grande maioria parece estar ok.

6 - Os mosfets ao redor um entra 12v e libera 5.3 o outro libera 1,8 etc...

 

Foto em anexo

 

 

Parece haver algum problema, como a placa não tem video onboard, uso uma placa offboard dá video normal, reconhece memória entra no setup... mas não quero entregar assim pois a qualquer momento pode parar de funcionar, vazar um capacitor etc...

 

Alguém já passou por isso? Creio que o problema não seja os capacitores pois ja coloquei 3 pares novos e o mesmo problema acontece... alguma luz?

 

Grato

capacitores_p5kplse.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não, vou medir assim que chegar do trabalho e posto aqui o resultado.

adicionado 40 minutos depois

Sobre estar invertido, ao pesquisar percebi que algumas placas mães a faixa branca indica polaridade negativa outras positivas, no caso do meu modelo a faixa branca indica a polaridade positiva. Assim que chegar em casa vou testar.

Desculpem é que sou iniciante em eletronica e nunca havia me atendado pra esse detalhe, para mim a faixa branca sempre indicava polaridade negativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como prometido, vim postar o resultado.

Realmente essa placa da Asus( e creio que outros modelos da Asus também ), possuem a serigrafia invertida, ou seja eu estava realmente ligando os capacitores com polaridade invertida.

Retirei e coloquei outros novos na posição correta, não estufaram mais 😅😅

 

Obrigado a todos e fica a dica pra quem passar por esse problema causado por uma distração minha kkkk

adicionado 2 minutos depois

Lembrando que a parte branca da serigrafica e o polo POSITIVO, a foto que postei acima os capacitores estão posicionados corretamente a minha placa e que eu havia posicionado inversamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...