Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung Ln46m81bx - não salva configurações


Visitante

Posts recomendados

Colegas, por gentileza, estou com esse televisor e acontece que após ajustar as configurações, desligar e ligar, ou então após algum tempo todas elas voltam ao estado de fábrica, ou seja, como se fosse resetar, ela não salva as configurações, parece que esta em um tipo de "modo loja", porém ela não tem essa opção no menu, muito menos uma opção de serviço. Alguma dica, por favor? Não tenho o manual dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu colega, obrigado por tentar ajudar de alguma forma, toda informação é válida, mas infelizmente "leva lo a um especialista" é mesmo que dizer que sou incompetente para fazer o serviço. Por isso, provável que tenha feito uma pergunta muito genérica e isso afetou a resposta, então serei mais específico:

 

O menu principal do televisor é enxuto, modelo de 2008 (de acordo com o fabricante), não é uma smartv, só um televisor full HD 1080, não tem a guia de suporte nesse menu. De acordo com suporte da samsung (chat) a tentativa para executar o comando "default/factory reset" não funciona. O que eu preciso é de uma dica para agilizar meu serviço, o manual de serviço do equipamento seria muito bom, porém não consegui encontra-lo, o manual do usuário consegui no site da samsumg argentina.

 

"Defeito": Ao fazer qualquer tipo de ajuste no menu (cor, brilho, contraste, nitidez, luz de fundo, zoom, modo e economia, som, etc), após contados 30min, todas as configurações voltam para o modo default. Se ligado e desligado o equipamento acontece o mesmo.

 

Como podem observar não parece um defeito, sim um "modo loja". Deve haver um modo de desbloquear essa função, se for isto mesmo. Se não, poderia abrir o televisor, remover a placa, identificar a memória responsável e fazer uma leitura dos dados para verificar se há algo corrompido, ou ainda regrava-la caso alguém possa me dizer a fonte para baixar esses dados, o que acho menos provável por isso deixo essa possibilidade para "ultima instância", analisando o caso: Uma memória eeprom ou flash suportam em média 100.000 escritas, pressupondo que o usuário faça um ajuste desse por dia durante um ano inteiro, a memória suportaria escritas por bem mais do que 100 anos. Se o usuário tenha desligado ela bem na hora da gravação e todos os capacitores tenham descarregado muito rapidamente, o que é um tempo extremamente curto, poderia corromper, o que também muito improvável, existem outros fatores, como um surto por exemplo, que também não é o caso, mas não acho que seja isso.

 

--------------------------------------

Página 12 do manual do usuário:

20190119_132620.thumb.png.2362263176f6c819ef8300d0ed1c89ed.png

Resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah foi mau é que ultimamente aqui aparece pessoas que nunca abriu uma tv na vida e quer tentar consertar e não sabia que você era do ramo desculpa ae kk,na net você não encontra dados de memoria desse tipo de tv até das crt é difícil de achar na net,pode mas é difícil,geralmente você vai conseguir os dados com autorizada,nunca vi capacitores corromper dados da memoria mesmo eles seco,o que faz a memoria corromper os casos mais comuns são ou raios ou pique de energia elétrica,no caso você tem que ver se encontra uma memoria na autorizada se não é trocando a placa mesmo infelizmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, obrigado. 

Citação

...nunca vi capacitores corromper dados da memoria mesmo eles seco...

 

O que quis dizer é que mesmo que você desligue o equipamento, ele "não desliga" na hora, pois os capacitores estão carregados, então, até que se descarreguem por completo, o "miolo" do circuito, ainda esta operante, por isso o processador principal ainda possui um tempo extra para gravar dados na memória não volátil.

 

Senhores, vejam bem, posteriormente adicionei algumas informações:

Citação

Página 12 do manual do usuário:

20190119_132620.thumb.png.2362263176f6c819ef8300d0ed1c89ed.png

Resolvido.

 

Como havia suspeitado, o televisor estava mesmo em modo loja. Desde que o cliente comprou o televisor, nunca ajustou essas configurações, do mesmo modo nunca notou esse fato. Meu trabalho foi localizar e apenas ler o manual do usuário, até observar o detalhe "oculto" destacado que se encontra na página 12 no item 3.

 

O maior problema em si, é que neste televisor esta função não fica explícita para o usuário, ou seja, nem aparece no menu, então não há como suspeitar de um "ajuste fora do lugar", se é que o cara vai saber que existe esse modo de operação e pra ajudar ainda mais geralmente ninguém lê o manual, não é mesmo? Pra desabilitar este modo, deve-se usar o teclado da lateral do televisor, pressionar a tecla de volume juntamente com a tecla menu mantendo pressionados por um tempo de 5 segundos em seguida comando é efetivado.

 

Portanto o problema foi resolvido. Dizer que não me custou nem um centavo é mentira não? Afinal, tempo... é dinheiro, correto? (risos)

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...