Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias dual channel, o que é?


theleigo

Posts recomendados

Boa noite galera, eu estava vendo alguns tópicos aqui e vi algo sobre "dual channel" e um cara falou que se o cara colocasse uma memória em cada slot, daria um buff melhor, ai eu fiquei meio na dúvida, pois sou leigo nesses assuntos de hardware, enfim, gostaria de saber qual a diferença em eu por uma memória de 8gb em um único slot da placa-mãe e colocar duas de 4gb em 2 slots diferentes da placa-mãe, eu uso 4gb em cada slot da placa-mãe, isso quer dizer um dual channel? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@theleigo Um pc que usa o vídeo integrado do processador terá melhor desempenho com o dual channel.

 

Ou seja, colocar 4gb em cada slot será melhor do que apenas 8gb em slot único.

 

O dual channel vale mais a pena quando não vai usar placa de vídeo offboard, claro que não tem nenhuma regra que diga ser proibido fazer o mesmo quando se tem placa de vídeo.

 

No dual channel você pode colocar 2x4gb 2400Mhz e assim terá 8gb tranquilamente, e cada memória trabalhará a 2400Mhz apenas, os Mhz não irá ser somado, apenas soma o tamanho de ram, no caso 4+4=8.

 

O dual channel pode ser feito com qualquer ram, seja ela de 4gb, 8gb, 16gb e 32gb, também é feito com valores menores, como 2gb e 1gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, DaianS disse:

@Elder Nauvirth Sim mas ai no single seriam 1 canal 2400 e no dual seria 2 canais de 2400 certo?

Isso.

 

Mesmo em dual channel, a unica soma feita é a capacidade de ram, não a velocidade de operação dela.

 

Com 2, elas ainda funciona cada uma a 2400Mhz sem alteração, a unica coisa que vai mudar mesmo é que será 8gb e os 2400Mhz procede sem alterar, no caso não soma para 4800Mhz, isso seria overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, DaianS disse:

Sim mas quis referir como sendo a largura  total da memórias, tipo seriam 2x2400. 

Na teoria seria 2x2400 exatos, e somando isso daria 4800Mhz, teórica mente claro.

 

Na pratica mesmo seria 2x4gb de 2400Mhz cada uma e somando apenas o tamanho delas 2x4=8.

 

Vi um outro tópico que usuário tinha essa mesma duvida na questão de somar os Mhz da ram, não lembro quem era e qual o tópico, mas a explicação foi a mesmo, os Mhz da ram não é somado, apenas é somado a capacidade delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...