Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias dual channel, o que é?


theleigo

Posts recomendados

Boa noite galera, eu estava vendo alguns tópicos aqui e vi algo sobre "dual channel" e um cara falou que se o cara colocasse uma memória em cada slot, daria um buff melhor, ai eu fiquei meio na dúvida, pois sou leigo nesses assuntos de hardware, enfim, gostaria de saber qual a diferença em eu por uma memória de 8gb em um único slot da placa-mãe e colocar duas de 4gb em 2 slots diferentes da placa-mãe, eu uso 4gb em cada slot da placa-mãe, isso quer dizer um dual channel? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@theleigo Um pc que usa o vídeo integrado do processador terá melhor desempenho com o dual channel.

 

Ou seja, colocar 4gb em cada slot será melhor do que apenas 8gb em slot único.

 

O dual channel vale mais a pena quando não vai usar placa de vídeo offboard, claro que não tem nenhuma regra que diga ser proibido fazer o mesmo quando se tem placa de vídeo.

 

No dual channel você pode colocar 2x4gb 2400Mhz e assim terá 8gb tranquilamente, e cada memória trabalhará a 2400Mhz apenas, os Mhz não irá ser somado, apenas soma o tamanho de ram, no caso 4+4=8.

 

O dual channel pode ser feito com qualquer ram, seja ela de 4gb, 8gb, 16gb e 32gb, também é feito com valores menores, como 2gb e 1gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, DaianS disse:

@Elder Nauvirth Sim mas ai no single seriam 1 canal 2400 e no dual seria 2 canais de 2400 certo?

Isso.

 

Mesmo em dual channel, a unica soma feita é a capacidade de ram, não a velocidade de operação dela.

 

Com 2, elas ainda funciona cada uma a 2400Mhz sem alteração, a unica coisa que vai mudar mesmo é que será 8gb e os 2400Mhz procede sem alterar, no caso não soma para 4800Mhz, isso seria overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, DaianS disse:

Sim mas quis referir como sendo a largura  total da memórias, tipo seriam 2x2400.