Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Testador de cabos USB


Taotao

Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Eu sou responsável pela manutenção de equipamentos que dependem de cabos USB e que são usados em chão de fábrica, só operador bruto.

São 50 equipamentos quebrando cabo todo dia. O mais complicado é saber se é mesmo o cabo USB que está quebrado.

Então resolvi montar um "testador" de cabo USB bem simples para testar continuidade. Não sou conhecedor de eletrônica mas sou "fuçador" e conseguirei montar com um pouco de ajuda no projeto.

 

Pensei em uma alimentação 5v e um circuito fechado entre os 4 terminais de cada plug USB com um LED aceso sempre que o cabo está com intacto.

 

Vou plugar as pontas do cabo e ficar mexendo e dobrando para testar se está quebrado. Mas a mínima falha no cabo interfere no funcionamento dos equipamentos, tenho receio de o led dar uma piscada muito rápida e eu não perceber.

 

Alguém pode opinar sobre possíveis soluções alternativas e dar uma uma ajuda nesse circuito para dar uma sugestão se esse é o melhor caminho?

Quem puder ajudar pode também dar uma dica de qual resistor usar nesse caso?

 

Segue o "esquema" que pensei na imagem em anexo.

 

Agradeço desde já!!

 

photo_2019-01-17_23-53-22.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você poderia comprar duas usb fremeas... e fazer as ligações que você fez ... em vez de um led seria melhor comprar um multímetro que dá para você medir resistência, fazer o teste de continuidade com o bip sem precisar colocar fonte externa de 5V...

 

Por sinal eu estava pensando em até fazer uma gambiarra e passar um sinal de música ou tom constante de preferência e colocar um fone de ouvido para passar pela vias... por vezes é fácil perceber problemas de conexão pelos pequenos ruídos que os fones tem quando os cabos tem conexões ruins... eu estava pesando que inventei a roda, mas se olhar na nete já tem soluções parecidas por ai por companhias de telecomunicações ^^ lol .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito bacana sua ideia amigo. Se fui intuitivo, muito bem, está corretíssimo. Detalhe é que o led (ou +-) está invertido mas depois você arruma. O R pode ser duns 470...1K.

 

Uma ideia conceitual pra detectar mínimos maus contatos é usá-lo (o mau contato) pra disparar um 555 monoestável. Algo como ... (o mais próximo que achei na net)

ABAAAetjkAK-9.jpg

Imagine seu cabo entre ve e vcc e um R baixo chute 1K entre ve e gnd. A teoria é que se o cabo abrir mesmo que rapidinho, o C 1nF (coloque 100) vai descarregar pelo 1k e o pulso dispara o 555 que te mostra num beep ou led.

 

Mais pra frente, caso queira fazer uma graça ou sentir a aproximação do facão ou mostrar serviço pro seu supervisor (ou a soma de tudo), você pode implementar o teste numa mini mesa vibratória. Relativamente simples de fazer, você usa destes massageadores. Dica: consiga um cabo com real maucontato e faça a demonstração prática tanto no teste manual que não dá pra ver,,... enquanto seu monstrinho mágico dá o alarme. você até pode não ser promovido mas pelo menos tapinha nas costas talvez consiga. (experiência própria kk)

Haja imaginação.

  • Amei 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bommu Perneta muito obrigado pela sugestão, mas eu preciso de alguma coisa bem prática, que possa levar na mão e testar in loco.

 

@Isadora Ferraz muito TOP sua ideia!!

A minha ideia, como dizem em Minas, eu tirei de trás da orelha mesmo! kkkk

Como eu disse, não saco nada de eletrônica.

 

Mas a sua ideia é muito melhor elaborada que a minha. Com o 555 não vai escapar nenhuma falha.

 

Você me ajudaria a desenhar como seria o seu circuito?

 

Sou totalmente cru, mas vou comprar os componentes que você mandar e sei soldar na placa seguindo o projeto.

Também tenho uma breadboard para prototipar antes de montar (como eu disse, não entendo mas curto muito dessa área).

 

Seria bom ter na placa um LED "piloto" para saber que está energizado.

Outro LED para indicar o cabo USB conectado.

E um terceiro LED que será acionado pelo 555 quando ocorrer alguma falha.

 

Como seria o funcionamento desse último LED? Ele ficaria aceso por alguns instantes e depois apagaria? Ou ficaria direto até remover o cabo? Para mim é indiferente, vamos no mais simples.

 

Muito obrigado pela sua ajuda!!

Se mais alguém quiser palpitar, fique à vontade.

 

OBS: "pré-conceito" é uma ***** né. Nunca poderia esperar que uma garota viesse me ajudar!

A mulherada vai dominar o mundo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo é relativamente simples e na teoria funciona bem. Comece adquirindo um (+de 1) 555 e faça alguns experimentos com ele. Seu foco é o monoestável. E você acha coisa pra k cête na net. Olha este que fofo..

http://www.learningaboutelectronics.com/Articles/555-timer-monostable-circuit.php

555-timer-monostable-breadboard-circuit.

bem mastigado... (or almost... led reversed)

E tem quem mastiga ainda +

http://www.ohmslawcalculator.com/555-monostable-calculator

 

Sim o led piloto basta colocar entre + 5 e gnd com R 1K, claro

O do usb pode ser daquele jeito do seu mesmo e onde te falei naquele vcc e ve. De quebra já está o R de 1K pro gnd. Aquele R de 10K coloque 100K

1 hora atrás, Taotao disse:

Como seria o funcionamento desse último LED? Ele ficaria aceso por alguns instantes e depois apagaria

Sim .. depois de entender os fundamentos do 555 monoestável você vai  ver que é isso aí. A ideia é transformar um cocozinho quase invisível de pulso numa notável m.. na saída. você pode colocar um beep com o led pra anabolizar a coisa com audiovisual.

Na pior da hipóteses você vai apenas transformar seu tempo em .. divertimento.

(bcp kk e digo mais... kkk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Exatamente amigo. Corta corrente, aparece pulso de disparo no 555. Mas na minha postagem já havia previsto isso e te dito pra colocar seu cabo entre ve e vcc. Lembra disso? Foi exatamente pra inverter a lógica.

 

Se você visitar um dos links que propus (pode clicar... não tem virus) você vai ver direitinho o valor do capacitor. Mas sim, pode colocar o de 100uF mesmo e visite aquele site pra mais informação sobre o resistor ok?

 

Anabolizando ainda mais seu projeto, seria bom passar uma boa corrente no cabo. Algo como 0,5...1A. Mas esquece por hora. Vocẽ pode ter uma indigestão elétrica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz juro que não estou conseguindo montar o circuito.

Na real, eu sou bem ignorante em eletrônica. Sou esforçado mas não tenho a teoria da coisa.

 

Eu consegui chegar na base no mono estável igual você me me enviou. Tá bonitinho, quando eu fecho o contato o led acende e demora um tempinho para apagar, como deve ser. Mas não consegui inverter a lógica como é necessário.

 

Você pode dizer onde e o que preciso mudar?

 

Veja funcionando aqui: http://everycircuit.com/circuit/6561807815933952

 

Muito obrigado mesmo pela força!

 

circuit.png.989c5ff0cab473c436435b71488ddd33.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos tentar amigo.

Olha isso de novo. Qualquer coincidência é mera semelhança...

ABAAAetjkAK-9.jpg&key=9d5323c3df46875ba8

-você deve colocar um capacitor a mais. Pode ser 1nF mesmo.

-a chave (seu cabo sendo testado) entre as duas bolinhas pretas da esquerda nas pontas dos risquinhos;

-um resistor de 1K entre a bolinha preta mais a esquerda e aqueles risquinhos : o terra ou [-] da fonte.

-abra e feche a chave e veja se a mágica acontece.

 

Espero que você tenha percebido que 2 é o trig do 555 do seu esquema.

Tenta a sorte aí...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...