Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funciona os processadores Xeon na linha normais de computadores?


Posts recomendados

Boa Tarde galera. Criei este tópico para poder resolver uma dúvida minha. Não pretendo fazer um upgrade desse mas é apenas para esclarecer um dúvida que eu tenho sobre os Xeon que são lançados fora da linha de servidores, ou seja, aqueles que podem ser utilizados em placas mães normais. Este tópico servirar para quem quiser esclarecer a mesma dúvida que eu. Vou dar alguns exemplos e depois faço a pergunta.

 

Por exemplo, eu possuo uma GA-B75M-D3H e no site do fabricante diz que ela suporta um Intel Xeon E3-1290 v2. Outro exemplo uma pessoa que possua uma GA-X99-Ultra Gaming e queira coloca um Xeon E5-2699v4 ou um Xeon E5-1620v3.

 

Questões

 

1- Nesses exemplos a eu ou a pessoal poderia apenas comprar o Xeon e colocar normalmente nessas placas mães ou o fato dessas placas mães não serem exatamente de servidores precisaria de algo a mais para usar esses xeons?

 

2- Porque a Intel lança Xeons para essas linhas?

 

3- O que difere um Xeon E3 1290v2 de um Intel Core i7 3770k?  Ele é superior ao i7 3770k? O Xeon é mais frio? O Xeon é melhor para overclock?

 

4- Em uma Z77, a pessoa poderia realizar um overclock em um Xeon E3-1290 v2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gabriel_Viana fica mais fácil de entender como ssão as coisas se você souber como são fabricados os processadores.

 

Sopra a poeira aqui antes de ler:

 

 

Então, vamos dizer que da bolacha/disco (wafer) sejam produzidos 100 peças.

Todos são, teoricamente, iguais, mas, na prática, são diferentes.

 

É desta mesma bolacha que sai o Xeon topo de linha, o i7 e alguns i5, por exemplo.

Isso é definido por uma porrada de testes feitos pelo fabricante dos processadores, onde vão testar estabilidade, consumo de energia, taxa de erros, e aí eles vêem que, por exemplo, este chip aqui saiu com o cache meio ruim, entrão ao invés de 4 MiB, vai ter 2, e vira um i5, mas no resto ele passou muito bem, aí vira um i5 topo de linha.

Já aquele chip ali saiu com o cache perfeito, mas está apresentando erros quando estressado e/ou num clock alto, então, vai ser um i7 de baixo consumo.

E o outro chip, esse tirou 10 em tudo, esse vai ser o Xeon.

 

O custo de produção é o mesmo para os três, mas qual deles tem maior valor de venda? 

Entendeu o motivo? ;)

 

Pode ser que, no meio do processo, alguns chips muito bons sejam vendidos "rebaixados" para atender demanda de mercado, como em caso de grandes vendas de um intermediário, mas, isso é capaz que nem a KGB descubra.

 

Aos pontos:

 

34 minutos atrás, Gabriel_Viana disse:

1- Nesses exemplos a eu ou a pessoal poderia apenas comprar o Xeon e colocar normalmente nessas placas mães ou o fato dessas placas mães não serem exatamente de servidores precisaria de algo a mais para usar esses xeons?

 

Se está na lista de processadores suportados, não deve ter problema nenhum.

Mas, veja as observações, pode ser que alguma revisão do processador ou versão de BIOS seja/não seja suportada, isso acontecia "antigamente".

 

34 minutos atrás, Gabriel_Viana disse:

2- Porque a Intel lança Xeons para essas linhas?

 

Pra ganhar dinheiro. :D

Tem gente que precisa de estabilidade, mas não tanto de pooder de fogo, aí usam estes Xeon de workstation.

 

34 minutos atrás, Gabriel_Viana disse:

3- O que difere um Xeon E3 1290v2 de um Intel Core i7 3770k?  Ele é superior ao i7 3770k? O Xeon é mais frio? O Xeon é melhor para overclock?

 

Considerando que eles sejam de mesma geração, tenham mesmos clocks, cache e todo o resto da ficha técnica (não tenho coko ver agora): ganho de estabilidade, em favor do Xeon.

Isso pode significar ser melhor de overclock, geralmente significa.

 

34 minutos atrás, Gabriel_Viana disse:

4- Em uma Z77, a pessoa poderia realizar um overclock em um Xeon E3-1290 v2?

 

Passo, desculpe.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...