Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perda de FPS no CSGO - Devo trocar o hardware?


Posts recomendados

Boa tarde, sou novo por aqui e realmente não manjo nada de hardware, por isso peço encarecidamente por ajuda nesse meu problema.

 

Já tem uns 5 anos que montei meu PC atual e a configuração é a seguinte:

 

Placa-Mãe: ASUS B85M-E

Processador: i5 - 4670 CPU @ 3.4 Ghz

Placa de vídeo: GTX 770

Fonte: Corsair GS800 - 80 plus

RAM: 2x Corsair DDR3 8Gb

 

Apesar de antigo ele segurou bem até hoje, considerando também o fato de que jogo games que requerem menos do sistema como CSGO, LoL, AoE II e afins, e tudo sempre com gráficos médios pra baixos.

 

Após uma atualização recente no CSGO e mesmo já baixando ao máximo as resoluções e gráficos, continuo tendo quedas de fps e perda de quadros no jogo.

 

Recentemente percebi um aquecimento excessivo do computador, então fui atrás de fazer uma boa limpeza na poeira e troquei a pasta térmica do processador ,que já tinha pelo menos uns 3 anos que não trocava, mas ainda assim a mudança foi pouca na temperatura. Ainda sinto que possivelmente esteja superaquecendo em algum local específico.

Usei o monitor de temperatura indicado no Fórum(esqueci o nome) e percebi varias medidas por volta de 90º, na placa-mãe e processador, após a limpeza e troca da pasta, baixou bem, mas ainda percebi medidores que não se alteraram na área da placa-mãe, mas não sei identificar o que poderia ser, já que dentro do meu gabinete parece um inferninho.

 

Lendo um pouco mais percebi algumas pessoas comentando sobre a ventilação dentro do gabinete e acredito que a minha não seja ideal, o gabinete é pequeno e tudo fica bem “exato”, não acredito haver muito fluxo de ar.

 

Não tenho dinheiro suficiente pra trocar todo o setup como imagino ser necessário, mas gostaria de, se possível e recomendável, atualizar algo visando ter uma boa taxa de fps, mas principalmente acabar com as quedas de quadros nesse jogo em questão, mas também aceito outras dicas ou resoluções para o caso que não estejam diretamente ligadas ao hardware.

 

A quantia em dinheiro que eu estaria disposto a comprometer com essa atualização é algo em torno de R$ 1500,00.

 

Ja fui recomendado anteriormente a investir numa placa de vídeo um pouco mais atual nesse primeiro momento e depois trocar processador, placa-mãe e memórias, mas ainda não sei qual seria o melhor investimento entre a 1050 ti 4gb, 1060 3gb ou 6gb (também na dúvida quanto a single ou dual fan) e mesmo se essa seria a primeira mudança ideal, ou se deveria ir atrás de ventilação, processador, placa-mãe ou sei lá..

 

Peço ajuda para resolver esse problema e para definir se devo mexer ou não no Hardware, e se sim, o que é mais efetivo dado o limite no orçamento.

 

Aguardo auxílio e agradeço desde já.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você deve estar sofrendo com throttling, que é o sistema reduzindo a frequência do processador devido aquecimento. No seu caso, tente abrir o gabinete e colocar um ventilador comum soprando dentro e veja se o problema reduz. Se sim, invista num bom gabinete, com um bom fluxo de ventilação.

Com relação à troca da VGA, acredito que não resolverá pois o seu processador aparentemente é o gargalo. O ideal ai seria uma troca completa de plataforma. Neste caso, recomendo um Ryzen 5 2600 com uma RX 580 ou GTX 1060. Mas ai estoura o seu orçamento. Trocar só a VGA não resolverá muita coisa não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Sotero eu confundi o modelo da fonte, é a CS800, da Corsair. Não sei se faz diferença, essa fonte deve ser trocada mesmo ?

adicionado 6 minutos depois

@Kleber Peters se eu fosse investir num pc do zero pra segurar por mais uns anos, você tem ideia do mínimo de orçamento necessário pra isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sua VGA tem desempenho semelhante a uma 1050 Ti. Não é de tudo ruim. Não é ela que está sendo o problema. Uma troca seria recomendável apenas para uma 1070 para valer o $$$ gasto.

O seu i5, como o meu (2400) já está bem cansado. O problema deve estar sendo ele, bem como algum problema de aquecimento. Tente melhorar a refrigeração geral do sistema e veja se melhora a questão das quedas de FPS.

6 horas atrás, luguim disse:

se eu fosse investir num pc do zero pra segurar por mais uns anos, você tem ideia do mínimo de orçamento necessário pra isso ?

Bom, você pode manter a sua fonte (eu venderia e compraria algo mais dimensionado, como uma CX 450, pois ela é exagerada). Então teria que trocar gabinete, placa-mãe, processador e memória. Recomendaria um Ryzen 5 2600 com uma B350,16 Gb de RAM e um gabinete bom que você ache bonito. Deve sair entre 2300,00 e 2500,00.

Você pode reduzir o gasto vendendo o seu conjunto depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Kleber Peters disse:

Bom, sua VGA tem desempenho semelhante a uma 1050 Ti. Não é de tudo ruim. Não é ela que está sendo o problema. Uma troca seria recomendável apenas para uma 1070 para valer o $$$ gasto.

O seu i5, como o meu (2400) já está bem cansado. O problema deve estar sendo ele, bem como algum problema de aquecimento. Tente melhorar a refrigeração geral do sistema e veja se melhora a questão das quedas de FPS.

Não sei se é de alguma utilidade para uma melhor análise, mas obtive esses dados enquanto rolava uma partida de CSGO, não sei dizer o que é considerado normal e o que não é.1556010253_temperaturaspc.thumb.jpg.155241801b1f5ba775ee9d128b1fbf61.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Kleber Peters disse:

Sua placa-mãe está esquentando e reduzindo a frequência do processador para não queimar (veja os sensores 4, 5 e 6 próximos de 100ºC). Melhore a refrigeração do gabinete, ou troque ele, antes que você possa ter algum dano de hardware.

 

Tu acha que um cooler ou acessório consiga isso bem feito ou o famoso ventilador no gabinete aberto é mais efetivo ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...