Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Os fans do gabinete devem ser ligados na fonte ou na placa-mãe?


Posts recomendados

Seguinte, pessoal, estou com uma dúvida. Minha placa-mãe deu problema, vou comprar outra placa e algumas outras peças, como processador, memória RAM, e estava pensando também em comprar um gabinete novo, já que o meu atual só dá pra colocar apenas 1 cooler, que é aquele que fica na parte de trás. Eu estou pensando em colocar 2 coolers, um na parte da frente (puxando o ar) e um atrás (retirando o ar), só que a placa-mãe que eu quero comprar (ASUS PRIME A320M-K/BR) só tem 1 entrada CHA_FAN. Daí, eu vi depois que o cooler traseiro do PC do meu pai é ligado diretamente na fonte.

Será que tem algum problema em ligar um dos coolers na placa-mãe e o outro na fonte?

Placa-mãe: mATX ASUS PRIME A320M-K/BR (pretendo comprar)

Gabinete (pretendo comprar)

Fonte: 430W

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, liberal_radical disse:

Seguinte, pessoal, estou com uma dúvida. Minha placa-mãe deu problema, vou comprar outra placa e algumas outras peças, como processador, memória RAM, e estava pensando também em comprar um gabinete novo, já que o meu atual só dá pra colocar apenas 1 cooler, que é aquele que fica na parte de trás. Eu estou pensando em colocar 2 coolers, um na parte da frente (puxando o ar) e um atrás (retirando o ar), só que a placa-mãe que eu quero comprar (ASUS PRIME A320M-K/BR) só tem 1 entrada CHA_FAN. Daí, eu vi depois que o cooler traseiro do PC do meu pai é ligado diretamente na fonte.

Será que tem algum problema em ligar um dos coolers na placa-mãe e o outro na fonte?

Placa-mãe: mATX ASUS PRIME A320M-K/BR (pretendo comprar)

Gabinete (pretendo comprar)

Fonte: 430W

Desde já, agradeço.

Não tem problema não, vai funcionar da mesma forma, dá até pra ligar os dois na fonte! Tirando do contexto da sua pergunta... Pelo que você falou aí vejo alguns à melhorar nessa sua configuração, te recomendo abrir um tópico para pedir nossa ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@liberal_radical recomendo pegar esta placa-mãe, além de melhor é mais barata.

placa-mãe Biostar Racing B350GT3 DDR4 AMD AM4 - R$ 399,00.

 

Se você ligar as Fans na fonte, elas vão operar em 100% na rotação máxima (vai ter bastante ruído se elas tiverem alto dbA).

Se você ligar na placa-mãe via PWM, elas vão trabalhar conforme a necessidade do sensor configurado. (aqui eu uso tudo via PWM)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único porém de ligar direto na fonte é que não vai ter controle de rotação, os fans vão ficar sempre no máximo. Se forem silenciosos ou o barulho não te incomoda não tem problema nenhum. (Caso sejam fans só de 3 pinos, de qualquer forma não têm controle de rotação e mesmo ligados na placa-mãe ficam sempre no máximo)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@liberal_radical Não tem problema algum ligar um da mobo e um na fonte, pode até ligar todos direto na fonte se quiser.

 

E além disso, qual é mesmo a marca e modelo dessa fonte ? Dizer apenas 430W é vago e não diz nada da fonte.

Minha fonte é uma CX430 da Corsair. É igual a do meu pai.

35 minutos atrás, Eric Alcântara Lima disse:

Não tem problema não, vai funcionar da mesma forma, dá até pra ligar os dois na fonte! Tirando do contexto da sua pergunta... Pelo que você falou aí vejo alguns à melhorar nessa sua configuração, te recomendo abrir um tópico para pedir nossa ajuda!

As outras peças que eu pretendo comprar (além daquelas que eu citei acima) são essas:

Processador: AMD Ryzen 3 2200G (3.5GHz)

Memória RAM: Kingston HyperX FURY 8GB (2400Mhz) DDR4

É que eu não tenho muito dinheiro pra comprar peças melhores. O Ryzen 5 2400G está custando mais de R$ 800,00, e está muito caro pra mim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, liberal_radical disse:

Minha fonte é uma CX430 da Corsair. É igual a do meu pai.

Ótima fonte, realmente muito boa e se bem usada não tem problema algum, nem tem porque trocar a fonte por conta da mudança de configuração, afinal a mesma fonte suporta.

 

Alguns fans de gabinete vem com conexão molex e 3 pinos, você pode ligar ambos os fans do gabinete direto em 1 molex da fonte, fazendo ligação em paralelo, pois eles será macho x fêmea em um conector só e ficará em uma velocidade padrão.

 

Assim você aproveita e deixa o cha_fan para algum extra que deseje colocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, liberal_radical disse:

Minha fonte é uma CX430 da Corsair. É igual a do meu pai.

As outras peças que eu pretendo comprar (além daquelas que eu citei acima) são essas:

Processador: AMD Ryzen 3 2200G (3.5GHz)

Memória RAM: Kingston HyperX FURY 8GB (2400Mhz) DDR4

É que eu não tenho muito dinheiro pra comprar peças melhores. O Ryzen 5 2400G está custando mais de R$ 800,00, e está muito caro pra mim.

Eu trocaria essa placa-mãe por uma b350, e trocaria também a memória, e faria um dual channel, ou seja, 2x4gb ou 2x8gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...