Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Boster 12v 90v 60a


Posts recomendados

Opa, beleza? Kk sou novo aqui desculpa se publiquei no ligar errado ou coisa assim, mas vamos la!

Estou fazendo um projeto de moto eletrica e para ele estou usando um motor de esteria de 1.5hp 90v, para sustentar esse projeto estou fazendo um pack de baterias de litio, so que pelas minhas contas eu teria que fazer um pack de umas 500 baterias para conseguir 90v e uma corrente boa! Ja cheguei a pesquisar sobre inversores de 12v mais seria mt caro, sera que teria como fazer um booster de 12v para 90v que aguente uma tensão de entrada de uns 60a?? Para conseguir controlar o motor estou usando um circuito "chopper de 1 quadrante com pwm".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

Que tal 8 baterias em série? Mais simples, mais eficiente e talvez mais barato que o inversor. Ah e talvez dure mais. Sobre o espaço e peso... seu momento de colaborar.

Sim, ja havia pensado nisso. So que para eu conseguir 90v de saida das baterias eu teria que ligar mais ou menos 25 celulas de litio (cada uma tem 3,7v) em serie, isso pegaria mt espaço e por conta disso eu acabaria perdendo uma grande parte de baterias em paralelo (por conta do espaço restrito) e a capacidade delas ao todo iria diminuir, e por um motor gastar mt energia ej acabaria perdendo tempo de uso! Por isso eu queria tentar fazer ou achar um booster ou um inversor (barato e eficiente) para tranformar meus 12v em 90v e que o circuito pudesse aguentar uma tensão de uns 60a. 

Sera que tem como? Ou ja existe algum circuito que faça isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pensei em baterias 12v duns 20Ah ou +. Mas pra 1,5Hp de fato é meio pouco. Penso que baterias de litio pra esta capacidade custaria uma mini fortuna. Que bom que não tem restrição a isso. Aqui no meu mundo fazemos projetos cujo motor principal é movido a ... dinheiro. E com a impossível eficiência muito acima de 100%...

Sobre o inversor, sim é possível. Mas a dica é coloque uma Vdc mais alta. Algo como 24...48V com bateria de 12v em série. Nosso amigo @albert_emule é phd nisso. Talvez te oriente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um step up dc dc de no mínimo 6000W... só em fabricantes especializados. Achei um do Zahn o  CH 150160F-SSU que começa com 24V... eles tem até de entrada de 12V no catálogo deles mas é de uns 3000W só... só o produto deles nem está na net, tem que falar com eles para ter uma cotação para você ter uma ideia da facada que vai ser ^^

 

Só sei que a corrente exigida de entrada não é pouca não... e nem circuito de engenharia deles não é simples.

 

 

/noobise

adicionado 0 minutos depois

/esperando

adicionado 1 minuto depois

/colocaemsérie2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Um step up dc dc de no mínimo 6000W... só em fabricantes especializados. Achei um do Zahn o  CH 150160F-SSU que começa com 24V... eles tem até de entrada de 12V no catálogo deles mas é de uns 3000W só... só o produto deles nem está na net, tem que falar com eles para ter uma cotação para você ter uma ideia da facada que vai ser ^^

 

Só sei que a corrente exigida de entrada não é pouca não... e nem circuito de engenharia deles não é simples.

 

 

/noobise

adicionado 0 minutos depois

/esperando

adicionado 1 minuto depois

/colocaemsérie2

Vish, sera que sairia mt caro? Se for sair vale mais a pena comprar um inversor que sai mais barato. Sera que nao tem como bolar um circuito que faça isso para mim sem que eu gaste uma fortuna de dinheiro? Tipo esse aquu da foto( esse aguenta so 30ah) 

Screenshot_2019-01-19-15-47-18.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negócio que ele obedece à potência dele se você sobe a tensão você desce a corrente máxima... 1500W

Regra básica P=U.i

P=1500

U=90.

1500=90.i

i=16,66A de corrente... pouca corrente, mas você conseguiria a tensão... dependendo da carga do motor vai funcionar... mas se 60A é a stall current (corrente quando você para o motor com força) o negócio não vai funcionar direito se for exigido tanto do motor.

 

 

Poderia colocar vários em paralelo, mas teria que controlar com diodos ou usar um Ci ("Current Balancing Controller") para evitar problema e mesmo assim você gastaria também com isso e ainda tem o fato desse circuito não apresentar uma excelente eficiência... vários teria muito desperdício*... 

 

Você poderia controlar essa saída ... fora isso o povo não recomenda o uso de step up para motores a não ser quando a diferença de tensão e é grande, como é o caso, como no caso devido ao processo de controle do circuit... 

 

é muito mais barato meter em série ou fazer um step down... mais ai você vai usar sua rede elétrica normal e não baterias ^^  

 

 

 

____

OFF-

meu português indo para as cucuias lol vou trocar de corretor kkkkkkkkk e de cabeça lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aaa 

24 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

O negócio que ele obedece à potência dele se você sobe a tensão você desce a corrente máxima... 1500W

Regra básica P=U.i

P=1500

U=90.

1500=90.i

i=16,66A de corrente... pouca corrente, mas você conseguiria a tensão... dependendo da carga do motor vai funcionar... mas se 60A é a stall current (corrente quando você para o motor com força) o negócio não vai funcionar direito se for exigido tanto do motor.

 

 

Poderia colocar vários em paralelo, mas teria que controlar com diodos ou usar um Ci ("Current Balancing Controller") para evitar problema e mesmo assim você gastaria também com isso e ainda tem o fato desse circuito não apresentar uma excelente eficiência... vários teria muito desperdício*... 

 

Você poderia controlar essa saída ... fora isso o povo não recomenda o uso de step up para motores a não ser quando a diferença de tensão e é grande, como é o caso, como no caso devido ao processo de controle do circuit... 

 

é muito mais barato meter em série ou fazer um step down... mais ai você vai usar sua rede elétrica normal e não baterias ^^  

 

 

 

____

OFF-

meu português indo para as cucuias lol vou trocar de corretor kkkkkkkkk e de cabeça lol

Entao, mais se o motor tiver seus 9ah de consumo, e eu colocando uma bateria de 12v 60a eu conseguiria ligar esses 60a na entrada do step-up sem que eu queime ele? A saida dele pode ate ser menor pois o motor nao consome tanto! porém se aumentando a tensão eu diminuo a corrente essa corrente que eu diminuo é a capacidade das minhas baterias em "ah" ou e so a capacidade de corrente da saida? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado em colocar consumo em "Ah" Ampère hora... está falando de consumo de 9A do circuito quando você mede pelo amperímetro? 

 

Sim, se for isso, sim os motores variam a corrente dependendo da carga que você coloca neles e a fonte de tensão dá a corrente que ela pode... se a corrente não for suficiente a tensão baixa... tem que olhar no datasheet do motor para ter ideia do consumo de corrente... se não tiver teria que fazer testes... 

 

Sim... para o step up alimentação dele é 12V e está dentro dessa faixa de alimentação vai funcionar... não importa quando tem "Ah" a bateria isso só determina quanto tempo a bateria aguenta e o consumo máximo de circuito recomendado pelo fabricante para manter a temperatura. 

 

Dá para alimentar um motor, por exemplo, com um ci que tem limite de alimentação menor que o do motor em stall... ele só não fica com a força total... 

 

Mas como esse motor vai ser usado em esteira ou sei lá complicado dizer que ele vai consumir pouco... 

Agora você me faz até lembrar que algum produtos chinês se auto destroem huauauhauh 

adicionado 7 minutos depois

Um vídeo do povo mexendo com um parecido para você ter ideia. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Complicado em colocar consumo em "Ah" Ampère hora... está falando de consumo de 9A do circuito quando você mede pelo amperímetro? 

 

Sim, se for isso, sim os motores variam a corrente dependendo da carga que você coloca neles e a fonte de tensão dá a corrente que ela pode... se a corrente não for suficiente a tensão baixa... tem que olhar no datasheet do motor para ter ideia do consumo de corrente... se não tiver teria que fazer testes... 

 

Sim... para o step up alimentação dele é 12V e está dentro dessa faixa de alimentação vai funcionar... não importa quando tem "Ah" a bateria isso só determina quanto tempo a bateria aguenta e o consumo máximo de circuito recomendado pelo fabricante para manter a temperatura. 

 

Dá para alimentar um motor, por exemplo, com um ci que tem limite de alimentação menor que o do motor em stall... ele só não fica com a força total... 

 

Mas como esse motor vai ser usado em esteira ou sei lá complicado dizer que ele vai consumir pouco... 

Agora você me faz até lembrar que algum produtos chinês se auto destroem huauauhauh 

adicionado 7 minutos depois

Um vídeo do povo mexendo com um parecido para você ter ideia. 

 

 

So mais uma pergunta, kkk, tem alguma diferença de eu usar um step-up 12v ou 24v? Muda alguma coisa drasticamente? Ou seria quase a mesmo coisa um e outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O de 24V de entrada você vai precisa colocar as baterias de 12V em série para atingir a tensão mínima de trabalho do step up. 

 

As diferença hum... depende os circuitos mudam ... só sei que quanto menor a diferença entre tensão menor o trabalho do bicho, mas duas em paralelo também dificulta no fornecimento máximo de corrente... 

 

Espera o povo da comunidade entrar no tópico também para você ver outras soluções ^^ às vezes dou as soluções mais loucas por aqui huahuauhahua Bom divertimento ^^ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

O de 24V de entrada você vai precisa colocar as baterias de 12V em série para atingir a tensão mínima de trabalho do step up. 

 

As diferença hum... depende os circuitos mudam ... só sei que quanto menor a diferença entre tensão menor o trabalho do bicho, mas duas em paralelo também dificulta no fornecimento máximo de corrente... 

 

Espera o povo da comunidade entrar no tópico também para você ver outras soluções ^^ às vezes dou as soluções mais loucas por aqui huahuauhahua Bom divertimento ^^ 

Prometi que ia ser a ultima mais n foi, kkkk, esse video que você mostrou e um step-up 1200w isso faz diferença? Por que meu motor tem quase 2000w de potencia, se fosse pensar eu teria que pegar um step-up de uns 3500w? Por conta da força que ele exerce a mais para sair da inercia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, faz diferença.. quanto mais potência na mesma tensão mais corrente a tua fonte pode fornecer ao motor quando  exigir. 

 

Se ele tem 2000W (o motor e não a fonte)de potência então ele tem 2000W/90V=  22,2 A de corrente de consumo máximo aproximadamente... 

Se ele trabalha com menor tensão do que 90V ele pode ter a corrente que você informa de 60A, tipo uns 32V. Mas a corrente varia com a carga... você pode ter 90V mas só 10A como você falar e funcionar para sua necessidade. 

 

esses dados que você trás estão onde? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Sim, faz diferença.. quanto mais potência na mesma tensão mais corrente a tua fonte pode fornecer ao motor quando  exigir. 

 

Se ele tem 2000W (o motor e não a fonte)de potência então ele tem 2000W/90V=  22,2 A de corrente de consumo máximo aproximadamente... 

Se ele trabalha com menor tensão do que 90V ele pode ter a corrente que você informa de 60A, tipo uns 32V. Mas a corrente varia com a carga... você pode ter 90V mas só 10A como você falar e funcionar para sua necessidade. 

 

esses dados que você trás estão onde? 

Entao, como é um projeto em andamento eu nao tenho todas as informações concretas e testadas para saber o real gasto ou coisa assim, mas o motor que eu estou querendo colocar e esse aqui em baixo, so que para eu ter um bom tempo de uso precisaria de baterias de maior capacidade, porém ele funciona com 90v, e tem 1.2hp (aproximadamente 1000w), ai a duvida de qual tipo de circuito usar e se era possivel usar. O step-up de 1200w que você tinha mandado por meu motor ter aproximadamente 1000w, ele funcionara sem problema nenhum? Com uma entrada de 12v 60.000mah, para 90v?

Screenshot_2019-01-19-18-03-13.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionaria ^^ 90V*10A = 900W apenas. Tem um sobra ... 1200W usando só 80% da potência máxima dá 960W um pouco acima do que seu equipamento exigiria. Pelo vídeo teoricamente funcionaria ^^ no vídeo ele chega a 11,algumacoisa amperes. 

adicionado 6 minutos depois

ops... ele tá medindo a tensão* da bateria kkkkkkkkkkkkkkkkkk ele não mediu a corrente do motor *

 

malz ai ^^ 

adicionado 8 minutos depois

Está aqui corrente de saída 

 

"

 

Citação

Output current: MAX 12A over 20A, please strengthen the 

cooling (with input and output differential pressure, the greater 

the pressure difference between the output current is small)

 

 

12A ... máximao 20A mas fica necessário melhorar o cooler ^^ Pronto, corrigido²

adicionado 14 minutos depois

Vai precisar muito de cooler ^^ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Funcionaria ^^ 90V*10A = 900W apenas. Tem um sobra ... 1200W usando só 80% da potência máxima dá 960W um pouco acima do que seu equipamento exigiria. Pelo vídeo teoricamente funcionaria ^^ no vídeo ele chega a 11,algumacoisa amperes. 

adicionado 6 minutos depois

ops... ele tá medindo a tensão* da bateria kkkkkkkkkkkkkkkkkk ele não mediu a corrente do motor *

 

malz ai ^^ 

adicionado 8 minutos depois

Está aqui corrente de saída 

 

"

 

 

 

12A ... máximao 20A mas fica necessário melhorar o cooler ^^ Pronto, corrigido²

adicionado 14 minutos depois

Vai precisar muito de cooler ^^ 

Tinha visto tb que as placas funcionam de acordo c a entrada, por exemplo: a placa aguenta uma corrente de entrada maxima de 30a, entao se eu colocar 12v x 30a, eu teria uma potencia de 360w e isso faria com que o meu motor n funcionasse, ou se funcionasse, ele funcionaria sem atingir nem metade de sua capacidade maxima, sera que eu teria outra escolha? Ou teria que fazer as contas e ver quanto precisaria de tensão e corrente passando para meu motor funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa ai em cima está bem em cima dos limites... acreditando apenas nos 10A e que aplaca chinesa com um melhor cooler daria conta do recado... O ideia seria uma sitema mais parrudo.

 

 

A bateria depende do datasheet da mesma...fi ca difícil falar por cima de quanto ela pode fornecer sem super aquecer... mas quanto maior a bateria e menor a diferença da corrente necessária para o sistema melhor..

 

 

Essa sua bateria de 60ah dura apenas 6 horas você consome 10A do motor. fora perdas que tem né... se fosse só o motor e a bateria, mas tem o circuito também e disperdícios por calor ^^ 

 

vou esperar o povo também se tem outro sistema melhor ^^ 

\/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá para contas de novo ^^

 

Você me perguntou qual a diferença de 12V e 24V de bateria... ou seja, a fonte...

é que se você quer fornecer uma potência ao sistema tipo 1200W a bateria teria que fornecer

P=ui

1200=12*i

i=100A

A bateria teria que fornecer 100A para o sistema...

Se você mudar a fonte para 24V ficaria

1200=24*i

i=50A

Ou seja, com a diferença de tensão maior você precisa fornecer menos corrente para o sistema.

 

Tem uma "pegadinha" nesses sistemas step up dc dc... A corrente máxima de entrada do mesmo determina a potência de saída.

 

Note que dependendo de que circuito você pega a corrente de entrada é 30A por exemplo... ou seja se você quer passar 100A ou 50A não será possivel... já que a entrada do sistema é limitada a 30A. ^^ você vai ter que perder isso em algum lugar.

 

Seu exemplo 90V*10A = 900W.

Então corrente máxima de 30A sua potência é de 900W... então na entrada seria de P=ui ; 900=u*30 ; 30V=u ; portanto, precisaria de uma tensão de 30Volts para conseguir alimentar totalmente esse teu motor sem considerar perdas... ou seja, colocar 3 baterias em série de 12V que vai dar uns 36V...

 

Como seu motor trabalha não apenas em 10A ele pode funcionar com menos... então a potência necessária seria suprida... e assim com no vídeo teu motor funciona, mas se o motor exigir de mais do conversor complica... Por isso estou insistindo em algo mais "parrudo"... funcionaria, mas no limites...

 

 

O negócio é meio complicado...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para fazer um conversor não estabilizado full bridge.

Não estabilizado fica mais simples. 

 

Full bridge facilita a construção do transformador. A opção mais comum seria trafo push-pull. Mas precisa de duas bobinas que precisa ser feita com iguais características para o trafo não saturar. Fazer as bobinas com tanta precisão pode ser meio difícil nesta corrente alta.

 

Daí um circuito em full-bridge só vai precisar de uma bobina primária e por isso será maia simples.  

 

6 mosfets IRF1404 em paralelo já irão garantir uns 300 amperes. 50A por mosfet. 

 

Daí você faz uma ponte "H" com cada um dos 4 braços da ponte contendo 6 mosfets IRF1404 em paralelo.

Total de 24 mosfets.

 

Usa um oscilador SG3525 como oscilador e um trafo de ferrite reutilizado de máquina de solda inversora sucateada. 

Deve encontrar a venda essas placas de inversora de solda sucateadas no.mercado livre.

 

Os trafos de ferrite delas dão fácil 3Kw.

Depois é só rebobinanar de acordo com seu uso. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, albert_emule disse:

Dá para fazer um conversor não estabilizado full bridge.

Não estabilizado fica mais simples. 

 

Full bridge facilita a construção do transformador. A opção mais comum seria trafo push-pull. Mas precisa de duas bobinas que precisa ser feita com iguais características para o trafo não saturar. Fazer as bobinas com tanta precisão pode ser meio difícil nesta corrente alta.

 

Daí um circuito em full-bridge só vai precisar de uma bobina primária e por isso será maia simples.  

 

6 mosfets IRF1404 em paralelo já irão garantir uns 300 amperes. 50A por mosfet. 

 

Daí você faz uma ponte "H" com cada um dos 4 braços da ponte contendo 6 mosfets IRF1404 em paralelo.

Total de 24 mosfets.

 

Usa um oscilador SG3525 como oscilador e um trafo de ferrite reutilizado de máquina de solda inversora sucateada. 

Deve encontrar a venda essas placas de inversora de solda sucateadas no.mercado livre.

 

Os trafos de ferrite delas dão fácil 3Kw.

Depois é só rebobinanar de acordo com seu uso. 

Sera que pelo fato dd usar tantos morfets n ficaria invialvel por ser caro? E sera que e possivel rebobinar para uns 90v? E por see um circuito nao estabilizado n tem problemas de picos de energia ou coisa assim? 

Sera que ja existiria um circuito pronto? Tipo no protheus para ver? E teria como fazer de um jeito mais simples e mais barato? Ou esse seria o mais simples que eu conseguiria fazer para o projeto desejado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

OFF---

int main (){

 

Viajando na maionese, part 1:

 

. @albert_emule

Sem produtos no mercado para isso? Pois se tiver algum poderia custar menos para dona do tópico...

______________________

até os mosfets piratas do mercado livre que vão explodir se exigir muito... vai sair bem caro... ainda se for juntar com preço de sucata+

Só não vá comprar mosfet de 200 reais porque na Mouser ele está custando um dolar e alguma coisa (sem transporte) huahuahuaahu

 

 

Parte 2: ________

Acho importante ter o negócio funcionando corretamente, mesmo que exija mais dinheiro ^^ e se for comparar preços está mais barato que outras possibilidades (tipos aqueles step up fora de mercado... um de 2000W de menor tensão que nem funcionaria no caso está custando mil reais lol ou 200 dólares direto do Alibaba com o fabricante)... o negócio é ter habilidade também de fazer o circuito ^^

 

Se bem que já vi povo aqui da comunidade vendendo placa... quem sabe alguém monte e te venda ^^

 

FIM DO DEVANEIO.

}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

 

OFF---

int main (){

 

Viajando na maionese, part 1:

 

. @albert_emule

Sem produtos no mercado para isso? Pois se tiver algum poderia custar menos para dona do tópico...

______________________

até os mosfets piratas do mercado livre que vão explodir se exigir muito... vai sair bem caro... ainda se for juntar com preço de sucata+

Só não vá comprar mosfet de 200 reais porque na Mouser ele está custando um dolar e alguma coisa (sem transporte) huahuahuaahu

 

 

Parte 2: ________

Acho importante ter o negócio funcionando corretamente, mesmo que exija mais dinheiro ^^ e se for comparar preços está mais barato que outras possibilidades (tipos aqueles step up fora de mercado... um de 2000W de menor tensão que nem funcionaria no caso está custando mil reais lol ou 200 dólares direto do Alibaba com o fabricante)... o negócio é ter habilidade também de fazer o circuito ^^

 

Se bem que já vi povo aqui da comunidade vendendo placa... quem sabe alguém monte e te venda ^^

 

FIM DO DEVANEIO.

}

 

Na verdade estes núcleos de ferrite são vendidos na loja http://www.magmattec.com.br/

Tem um modelo capaz de entregar 4000W em modo contínuo. 

 

Mosfets na loja eletrodex tem se mostrado originais. Os IRF1404 suportam 50 amperes tranquilamente. 

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

O núcleo que entrega 4000W custa R$15,00 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, albert_emule disse:

 

Na verdade estes núcleos de ferrite são vendidos na loja http://www.magmattec.com.br/

Tem um modelo capaz de entregar 4000W em modo contínuo. 

 

Mosfets na loja eletrodex tem se mostrado originais. Os IRF1404 suportam 50 amperes tranquilamente. 

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

O núcleo que entrega 4000W custa R$15,00 

Qual seria o nuclueo que eu teria que comprar? Pois ha diversos tipos no site, apos eu comprar eu ainda teria que passar todos os fios para a tensão de entrada e saida desejada? E eu estava fazendo as contas e para eu comprar todos os 24 morfets + frete eu gastaria cerca de 200 reais mais o resto sera que n teria como diminuir os morfets usados ou simplificar o projeto? Por que por esse preço sera que n vale a pena comprar um inversor pela internet mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...