Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Semp Toshiba 1484 (G)AV U12 Tela Azul


Ir à solução Resolvido por BCP,

Posts recomendados

Ola, peguei uma TV Semp Toshiba de 14 polegadas com chassis U12, a principio ela estava com o flyback estourado, substitui ele e a tv funcionou. Algum tempo depois ela voltou com o vertical fechado, troquei o mesmo e alguns capacitores do vertical, ao ligar ela percebi que o filamento acendeu muito forte, quando medi ele acusou 17v AC no filamento, o +b da tv antes de disparar fica em 113v, quando dispara cai pra 06v e o +b da placa do tubo sobe para 245v, alguem tem alguma dica?

Edit:

Consegui resolver o problema da fonte alta ressoldando o ci vertical, agora o vertical abriu com a tela na cor azul bem forte e os caracteres aparecendo bem apagado na imagem. Medi a tensão do pino azul do tubo e estava em 11v, os outros estavam em 130v normais. Depois da tv ficar um tempo ligado os caracteres sumiram e não aparecem mais, nem se apertar algum botão, a tela não apaga completamente se reduzir todo o screen, e se aumentar ele a tela fica com retraços, alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, BCP disse:

@Admsteve Os capacitores do +B devem estar ruins, experimente substitui-los; C884 secundário da fonte (220uF/160V)e o capacitor de booster C448 (33uF/160V) perto do flyback.

Depois meça a tensão de +B novamente...

Sim, consegui normalizar o +b da tv, deixei em 113v, o problema agora é com a cor azul da tv, pois esta dando apenas 11v no coletor do transistor azul, ja até substitui o mesmo mais não adiantou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

Troque esse resistor novamente, (Troque com o do canhão vermelho (Q901), pois a tensão na base deles é de aproximadamente 2,2V e a tensão no coletor em torno de 112V a 117V, como esse seu ai só tem 1V na base, ele esta conduzindo direto (com fuga)...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCPSubstitui o resistor que alimenta o coletor do transistor Q905 pelo resistor do Q901 e continuou na mesma, troquei novamente o transistor Q905 por um novo e também continuou na mesma, isolei o emissor da placa e as tensões voltaram ao normal, mas obviamente sem a cor azul, o que poderia ser?

 

adicionado 36 minutos depois

Tirei jumper GD903 e a imagem voltou ao normal, vou fazer os testes e talvez deixar assim mesmo, obrigado pelas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

😬 Ontem deixei ela ligada por +- 6 horas e estava funcionando normal, hoje quando eu fui ligar ela fez um barulho estranho no flyback, desliguei e liguei de novo e ela voltou ao normal, sai de perto da tv e quando voltei tinha muita fumaça envolta dela e ela estava piscando o led, abri ela e logo notei que o flyback foi se igual o outro 😤 Lembrei que o flyback ainda esta na garantia 😁mas antes de trocar queria saber o que pode estar queimando ele, o +b está normal, o que poderia ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dr.Luan vintage 1986 disse:

Qual e a marca desse flyback ai ? Flybacks sempre uso o brasalfa de outras marcas só me trouxe dores de cabeça,pra queimar flyback pode ser fonte alta ou horizontal com frequencia alterada ou trafo driver horizontal é raro pode acontecer,ou flyback de pessima qualidade.

O flyback é da brasalfa,  +b está em 113v e a frequencia não consigo medir porque ainda não tenho um frequencimetro 😪. Notei quando a tv estava funcionando que a imagem estava meio esticada, vou trocar o capacitor de largura, será ele o causador da queima do flyback?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Dr.Luan vintage 1986 disse:

O tfb 4126br comparado tfb4134Ae é fraco vai acontecer isso ae,medindo pelos pinos ele vai ser igual,mas na hora de trabalho ele vai alterar ou seja aumentar largura ou reduzir,o substituto dele é o At2079/AO ou OV2094/A0.

Hmm, o ruim é que o tfb 4126br ainda esta na garantia e acho que não da pra trocar ele por outro para cobrir a garantia, o estranho é que aconteceu a mesma coisa com os dois flybacks! Ahh, outra coisa, é normal dar um chiado na tv ao encostar a ponta de prova do multimetro no coletor da saida horizontal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Dr.Luan vintage 1986 disse:

@Admsteve Dependendonda escala não pode ficar encostando no horizontal pode queimar ele,pagou quantonpor esse flyback ?ele é baratinho.

Usava a escala de 200v DC, e mesmo encostando no pino do flyback que entra a frequencia horizontal dava o chiado! O flyback eu paguei 30$ ksks, mas ja é um prejuizo, mesmo que seja pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui é 25R$,amigo você deveria ter perguntado antes de colocar para os vendedores ou com nós ou outro colega da area porque nem tudo q ta no esquema bate com aparelho uma vez foi uma toshiba mesmo de 14 estava com difcultade encontrar um flyback ai no esquema dizia o tal ai coloquei o filamente acendeu estão forte que canhao do tubo quebrou, asua sorte é que não degolou o crt o 4126br é usado nas de 20 e não nas de 14 as de 14 as tensões são menores e as de 20 as tensão é maior mas faz parte,mas você vai ter que tentar trocar na loja pelo original ou comprar ou original ou equivalentes q citei. 

adicionado 1 minuto depois

Coloca o at2079/ao esse é o mesmo do seu

adicionado 2 minutos depois

O ov2094 esquece esse ai que falei é usado nas de 20 também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Dr.Luan vintage 1986 disse:

Aqui é 25R$,amigo você deveria ter perguntado antes de colocar para os vendedores ou com nós ou outro colega da area porque nem tudo q ta no esquema bate com aparelho uma vez foi uma toshiba mesmo de 14 estava com difcultade encontrar um flyback ai no esquema dizia o tal ai coloquei o filamente acendeu estão forte que canhao do tubo quebrou, asua sorte é que não degolou o crt o 4126br é usado nas de 20 e não nas de 14 as de 14 as tensões são menores e as de 20 as tensão é maior mas faz parte,mas você vai ter que tentar trocar na loja pelo original ou comprar ou original ou equivalentes q citei. 

Pois é, mas naquela epoca em que eu comprei ele ainda não usava o forum, em questão do filamento, as tensões dele estavam normais, e se fosse para degolar o tubo teria degolado antes, pois a tv funcionou bastante tempo com esse flyback

Ahh, e eu tinha perguntado a um tecnico mais experiente que eu que ficava aqui na minha região, ele disse que dava pra trocar sem problemas para o TFB4126BR, por isso troquei sem medo de se arrepender

adicionado 9 minutos depois
14 minutos atrás, Dr.Luan vintage 1986 disse:

O ov2094 esquece esse ai que falei é usado nas de 20 também.

Vish, na unica loja que vende flyback aqui em curitiba só tem para essa tv o TFB4126BR, o AT2079/AO, mas o OV2094/A0 não tem, só o OV2094 (08231) que esta bem mais caro que o que comprei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Dr.Luan vintage 1986 disse:

Putz espere que corra tudo certo ai.

Flyback chegou, saida horizontal também mas não veio o capacitor de largura, como eu sou muito ansioso liguei com o antigo mesmo, no qual não estava tão alterado assim, soldei tudo, liguei na lampada em serie e de novo queimou a saida horizontal 😭, tomara que não tenha queimado o flyback também ksks, mas eai, o que poderia estar queimando a saida horizontal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...