Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Repetidor wifi com roteador via cabo pegando o ip do roteador principal


Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Boa Tarde, Noite, Dia.

Configurei um roteador (d-link DIR-615 E5) para funcionar como repetidor wifi via cabo. Feito o processo conecetei o cabo no roteador com internet (ZyXEL) na porta lan do repetidor (d-link). Ta funcionando perfeitamente só que não consigo entrar na configuração do roteador repetidor com o ip dele (192.168.0.1). Mas se eu digitar o ip do outro roteador (192.168.1.1) entra, mesmo conectdado no d-link. O que pode está causando essa transferencia de ip?

Usando um aplicativo da pra ver que o ZyXEL esta online e o d-link esta off.Screenshot_2019-01-20-19-56-25.thumb.png.072abaaa282dc05bcbce64019464e204.pngScreenshot_2019-01-20-19-56-31.thumb.png.2bbbb12af7e5a1a74144f41ac979037c.png 

me ajudem ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico se for desabilitar o DHCP do repetidor ja fiz e nao funcionou. Será que desabilitar do primeiro roteador tira esse problema . O primeiro roteador é 192.162.1.1

Mesmo mudando o ip ele continua com o ip do primeiro ai nao consigo entrar no repetidor. Só com o cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 minutos atrás, Lauro Cesar disse:

@Edvaldo J. Frederico se for desabilitar o DHCP do repetidor ja fiz e nao funcionou. Será que desabilitar do primeiro roteador tira esse problema . O primeiro roteador é 192.162.1.1

Mesmo mudando o ip ele continua com o ip do primeiro ai nao consigo entrar no repetidor. Só com o cabo.

Então mude o endereço do segundo roteador para 192.168.1.2, e tem que ligar LAN com LAN.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá

Tem várias maneiras de fazer isso.

 

Eis uma, para o caso de ter um ou poucos roteadores adicionais em sua rede:

 

Seu roteador inicial, ZyXEL, está em 192.168.1.1, como disse. Veja nele a configuração de endereços do servidor DHCP. É só um intervalo então vai ter algo assim:


 inicio 192.168.1.100 final 192.168.1.200. isso quer dizer que dispositivos em sua rede que estejam configurados para receber endereço dinamicamente via DHCP vão receber um endereço nesse intervalo. E vão ficar com esse endereço por no mínimo o tempo que está definido em Lease Time, outra opção na mesma tela. Desculpe se estou escrevendo o óbvio

Separe então endereços nessa rede 192.168.1.X fora desse intervalo, para usar com seus roteadores adicionais. Apesar de comum, creio de essa nomenclatura "roteadores repetidores" não é correta ou mesmo significativa. Na verdade em geral você não quer rotear nada novo ou sequer criar uma nova rede ou segmento dela, em termos de rede IP.

 

Para fazer o simples no seu caso com apenas dois roteadores e para ter uma rede wi-fi no segundo roteador ligado via cabo no primeiro, continue lendo :)

 

Nesse caso pode usar por exemplo entre 192.168.1.2 e 192.168.1.99. Claro que precisa ajustar isso à sua configuração.

 

Separe por exemplo 192.168.1.2 para seu segundo roteador, esse DIR-615. Vá na configuração dele e defina o endereço dele como fixo em 192.168.1.2. Desabilite o servidor DHCP dele porque isso só irá criar dificuldades adicionais se ativo. Ligue o cabo que vem do ZyXEL nele em uma das portas LAN. Esqueça a porta WAN nesse caso. Também só iria criar mais problemas.

Pronto. Assim já vai poder acessar o roteador adicional através da rede e concluir a configuração como precisar. Ele vai estar na mesma rede de seus computadores.

 

Você vai estar usando o segundo roteador como um switch de rede e um ponto de acesso de rede sem fio, mas o controle da rede continua sendo feito pelo ZyXEL. E todos os micros ligados em qualquer um deles continuam na mesma rede então pode usar impressoras e transferir arquivos e tal, sem stress. Tem outras maneiras de fazer isso, mas não acho que compensa sequer tentar...

 

Pra não dizer que não avisei, muita gente acaba com essa dificuldade: se vai programar o segundo roteador em sua mesa com um computador ligado direto via cabo nele, precisa colocar seu micro manualmente na mesma rede, já que o serviço DHCP está desabilitado no roteador, certo? Não se esqueça disso. Se ele está fixo em 20.19.20.19 por exemplo, você deve colocar seu micro em 20.19.20.20 por exemplo, direto na configuração de rede. E acessar http://20.19.20.19 do seu micro dará acesso ao roteador

 

Espero ter ajudado

ARFNeto

  • Curtir 2
  • Obrigado 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai funcionar. Fique tranquilo. Abraço

 

Não se esqueça, em sua rotina de testes, de testar os cabos. Por exemplo ligando um micro no cabo que vai ligar ao roteador  D-Link pra ver se ele se conecta ao ZyXEL do outro lado. Tenho casos de pessoal que perdeu horas por causa disso ou coisas similares :) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Obrigado meu amigo. Meu problema foi solucionado graças a você. Mais uma coisa que aprendi pra aprimorar meu conhecimento. Nunca mais passo por isso.

adicionado 7 minutos depois

@Edvaldo J. Frederico obrigado pelo esforço pra me ajudar também. Sua dica foi parecida com a do outro amigo. So que a dele estava mais detalhada. Mas ajudou.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Mestre88 disse:

@arfneto Finalmente consegui fazer isso, muito obrigado!

 

No meu caso o primeiro roteador é um TPLink WR845N e o segundo é um DLink DI524, consegui configurar normalmente.

 

Em 24/01/2019 às 16:18, Lauro Cesar disse:

@arfneto Obrigado meu amigo. Meu problema foi solucionado graças a você. Mais uma coisa que aprendi pra aprimorar meu conhecimento. Nunca mais passo por isso.

adicionado 7 minutos depois

@Edvaldo J. Frederico obrigado pelo esforço pra me ajudar também. Sua dica foi parecida com a do outro amigo. So que a dele estava mais detalhada. Mas ajudou.

 

Bom que funcionou. Atentem para o fato de que ao usar endereços fixos para os roteadores é bom ter um registro deles, tipo uma lista com o numero de serie do roteador e o endereço e senha que usou pra ele, pra simplificador o acesso no futuro se precisar mudar algo. Assim pode ligar em um micro e reconfigurar sem problemas. De outro modo vai perder um tempo voltando ele pra configuração de fábrica e vai perder tudo que já tenha programado nele, como listas de acesso e redirecionamento de portas, transformando uma mudança de minutos em um trabalho de horas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, arfneto disse:

 

 

Bom que funcionou. Atentem para o fato de que ao usar endereços fixos para os roteadores é bom ter um registro deles, tipo uma lista com o numero de serie do roteador e o endereço e senha que usou pra ele, pra simplificador o acesso no futuro se precisar mudar algo. Assim pode ligar em um micro e reconfigurar sem problemas. De outro modo vai perder um tempo voltando ele pra configuração de fábrica e vai perder tudo que já tenha programado nele, como listas de acesso e redirecionamento de portas, transformando uma mudança de minutos em um trabalho de horas

Antes eu precisava resetar o modem e refazer tudo so pra poder entrar nas configuraçoes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lauro Cesar disse:

Antes eu precisava resetar o modem e refazer tudo so pra poder entrar nas configuraçoes.

Pois é. E quando você faz isso, RESET, perde por exemplo a tabela de portas que pode ter configurado para vários serviços, perde a configuração certinha da rede, a lista lista de sites proibidos, lista de endereços reservados...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@arfneto Estou com um problema também no roteador, eu resetei ele e agora não consigo mais configurar para colocar senha está com o wi-fi aberto 🤦🏻‍♀️.

Só que porém, eu tenho nele somente um cabo na Lan pois conecto direto do modem do meu cunhado que mora do lado da minha casa e ao tentar verificar meu IP, Gateway, etc... aparece o do cunhado e não o meu....o meu é da Intelbras e o dele Huawei. Me ajuda por favor 🙏🏻

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Nanda Fernandes disse:

@arfneto Estou com um problema também no roteador, eu resetei ele e agora não consigo mais configurar para colocar senha está com o wi-fi aberto 🤦🏻‍♀️.

Só que porém, eu tenho nele somente um cabo na Lan pois conecto direto do modem do meu cunhado que mora do lado da minha casa e ao tentar verificar meu IP, Gateway, etc... aparece o do cunhado e não o meu....o meu é da Intelbras e o dele Huawei. Me ajuda por favor 🙏🏻


De qualquer maneira você precisa acessar seu roteador para configurar a rede sem fio e desligar o resto porque vai interferir no acesso. Em geral as senhas são alguma coisa como usuário admin e senha em branco ou senha password, mas primeiro precisa saber o endereço que seu roteador está usando. Você podia ter dito a marca e o modelo do cidadão, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Nanda Fernandes disse:

@arfneto roteador Intelbras modelo WRN 240i

Já tentei descobrir os IP e aparece do roteador principal que é do meu vizinho, cunhado...192.168.2.1

 

Claro... Desligue o cabo primeiro... Tem um outro cabo curto? Tem certeza que esse roteador foi zerado para as configurações de fábrica né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Siiiim resetei ele e agora o wi-fi está sem senha, aberto.

Só tenho o cabo azul conectado na entrada LAN 3 do meu roteador. E o roteador do meu cunhado é o principal tem o cabo na porta WAN...

Já tentei o IP de fabrica da Intelbras que é o 10.0.0.1 e não abre fica buscando e não entra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, vou aproveitar o tópico aberto e perguntar sobre meu caso.

Tenho um modem(que é roteador também da NET(é um Arris TG862)).Instalei um D-Link DIR615 que uso para fazer a wireless na minha casa.Como o sinal é fraco em alguns lugares, pensei em colocar outro DIR 615 como repetidor, só que tenho tido dificuldade de configurar, tentei o comando ipconfig para ver todos os dispositivos e achar o ip desse novo repetidor, mas não tive sucesso.Em anexo o ipconfig.

Tenho dúvida se devo tirar esse primeiro roteador DIR 615 ligado no modem ao configurar o repetidor.

 

ipconfig.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Nanda Fernandes disse:

@arfneto Siiiim resetei ele e agora o wi-fi está sem senha, aberto.

Só tenho o cabo azul conectado na entrada LAN 3 do meu roteador. E o roteador do meu cunhado é o principal tem o cabo na porta WAN...

Já tentei o IP de fabrica da Intelbras que é o 10.0.0.1 e não abre fica buscando e não entra...

 

É assim que funciona... 

 

Se você não desligar o cabo que vem do outro roteador seu computador vai receber um endereço lá da rede dele praticamente 100% das vezes. Eis como funciona isso: quando você liga o micro ele vai procurar pela rede receber um tal endereço IP. Como o cabo é muito mais rápido que o wi-fi praticamente 100% das vezes em que ligar ele vai receber um endereço IP do roteador de seu cunhado, quase certamente algo do tipo 192.168.X.Y. E aí não vai ter acesso a nada nessa outra rede 10.0.0.0 (é assim que se escreve).

 

Desligue o cabo antes de ativar o wi-fi no seu micro e vai receber um endereço via wi-fi dessa rede aí, já que ela está ativa segundo você diz. E "aberta". E então você acessa o roteador e programa o wi-fi. E ai você acessa o seu roteador e desliga o serviço DHCP e configura o wi-fi. E aí liga o cabo de novo

 

Direto do manual a senha e usuário

240i.png.5b0e955bd19ae912f97d1382e67dbe0b.png

adicionado 16 minutos depois
1 hora atrás, PedraX disse:

Bom dia, vou aproveitar o tópico aberto e perguntar sobre meu caso

 

Abra um outro tópico com um título objetivo tipo
 

Citação

"Como usar D-Link DIR615 como repetidor numa  segunda rede wifi"


e vai ajudar outros no futuro com problema ou intenção similar...

1 hora atrás, PedraX disse:

nho um modem(que é roteador também da NET(é um Arris TG862)).Instalei um D-Link DIR615 que uso para fazer a wireless na minha casa.Como o sinal é fraco em alguns lugares, pensei em colocar outro DIR 615 como repetidor, só que tenho tido dificuldade de configurar, tentei o comando ipconfig para ver todos os dispositivos e achar o ip desse novo repetidor, mas não tive sucesso.Em anexo o ipconfig.

Tenho dúvida se devo tirar esse primeiro roteador DIR 615 ligado no modem ao configurar o repetidor

 

De um modo geral o melhor é ligar via cabo cada DIR615 ao roteador principal. Repetidor wi-fi via wi-fi vai repetir um sinal possivelmente já ruim, e tem claro um efeito cascata. E esses equipamentos são lentos

 

O ipconfig não ajuda em nada. Só mostra a configuração das placas de rede do micro onde rodou o programa. 

 

Mas serve como exemplo ao menos. Você está usando essa rede 192.168.100.X com o gateway em 192.168.100.1. Numa rede doméstica esse é o modem da NET. 

 

Então você vai lá e ve o intervalo DHCP: pode estar entre 192.168.100.2 a 192.168.100.200 sei lá. Separe uns endereços e marque lá por exemplo 192.168.100.10 ate 192.168.100.200 como intervalo. 

 

Então você sabe que ele não vai das esses endereços entre .1 que é o dele e .10 que é o início do intervalo.

 

Pegue então os DIR-615 e configure o wi-fi como queira. Desative o serviço DHCP claro. E configure o endereço LAN de cada um deles como 192.168.100.2, 192.168.100.3 e tal... Assim se você fez algo errado ou quiser mudar algo no wifi poderá voltar a acessar os dois direto através do endereço deles, colocando lá no navegador em um micro nos favoritos tipo http://192.168.100.2 como roteador quintal por exemplo. 

 

Ligue os cabos nas portas LAN que é mais simples.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto mas se eu tirar o cabo aqui da porta Lan vou parar de receber sinal da internet...daí como irei configurar?? Este transmite o sinal para a minha casa, entendi? 

Eu até tirei agora e fiz um teste...daí no Pc fui em status de conexão de rede sem fio e sumiu o Gateway padrão e o endereço de Ip. Só aparece IPv4 169.254.146.189

 

Outro detalhe pra você entender, na entrada WAN do meu roteador não tem nada, ou seja cabo nenhum eu só tenho na entrada LAN que vem do roteador do meu cunhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

43 minutos atrás, Nanda Fernandes disse:

mas se eu tirar o cabo aqui da porta Lan vou parar de receber sinal da internet...daí como irei configurar?? Este transmite o sinal para a minha casa, entendi? 

 

Claro. Eu te expliquei porque: o "sinal" da internet vem do tal gateway padrão.

 

Você não pode estar usando o gateway padrão ou quando tentar acessar 10.0.0.1 seu pedido vai para a internet e ninguém vai te responder.

 

Você não pode desligar o cabo um pouco só para poder configurar o seu roteador?
 

46 minutos atrás, Nanda Fernandes disse:

Eu até tirei agora e fiz um teste...daí no Pc fui em status de conexão de rede sem fio e sumiu o Gateway padrão e o endereço de Ip. Só aparece IPv4 169.254.146.189

 

Pois é: então você não se conectou a essa tal rede  wifi aberte que você acha que é do seu roteador aí né? aquela que iria te dar um endereço na rede 10.0.0.0...

 

47 minutos atrás, Nanda Fernandes disse:

Outro detalhe pra você entender, na entrada WAN do meu roteador não tem nada, ou seja cabo nenhum eu só tenho na entrada LAN que vem do roteador do meu cunhado

 

Eu entendi como quando você disse das outras vezes...

adicionado 0 minutos depois
2 horas atrás, PedraX disse:

Vou abrir outro tópico

 Mas de todo modo faça como eu expliquei e já vai funcionar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, arfneto disse:

Mas de todo modo faça como eu expliquei e já vai funcionar

Putz.Não sei o que estou fazendo de errado.

Já tentei várias opções

1) o DIR 615 roteador(primário com DHCP) ligado ao DIR 615(secundário) pela porta4 RJ54 usando a WAN , ou usando uma das LAN

2) DIR 615 primário e DIR615 secundário, este ligado ao modem Arris por uma das 4 portas

O problema é que não consigo "enxergar" o DIR 615 secundário.Talvez precise ligar ele no PC, mas aí ele passa a ser "primário" e cai de novo no problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Tá deixa eu ver se entendi, eu tiro o cabo azul do Lan 3 (amarela) e coloco naquela entrada azul que seria a WAN? Não vai ter conflito ou problema na internet dos outros q recebem também o sinal do meu, que no caso é um intermediário, o meu é como se fosse uma ponte para mais 2 roteadores 🤦🏻‍♀️🙄 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...