Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC liga, não da vídeo, Só liga pelo boot manual


Posts recomendados

Boa noite,

Venho a algum tempo com esse problema:
O PC liga, não da vídeo e nem bipa, o botão de reset não funciona nesse momento, eu tenho que segurar o botão de power, esperar ele desligar e voltar a apertar o power, ele liga e vai pra tela de erro e pede para apertar F1 e acessar a BIOS, a partir dai eu consigo ir nas opções de boot e consigo ligar o pc. Todas as vezes que vou ligar o pc, preciso fazer os mesmos passos.

Já fiz a checagem de problemas no HD pelo Data Lifeguard Diagnostic for Windows e não foi encontrado nenhum erro; 

Já mudei o HD;

Já troquei o windows e também não consegui solucionar o problema.

A imagem do erro e da bios foram anexadas.
Se alguém puder me ajudar no meu problema eu agradeceria bastante.

 

Configurações:
Processador: Intel Core i5 6600K 3.5GHz Skylake
placa-mãe: Asus Z170 PRO GAMING

RAM: 2x 4GB DDR4 Kingston (DUAL)

         1x 4GB DDR4 Corsair

BIOS: American Megatrends versão 3402

Vídeo: Intel HD graphics 530
           NVIDIA Gforce GTX 1060 6gb GIGABYTE

*O problema existia antes do upgrade de placa de vídeo.
Fonte: Corsair CX500

Cooler CPU: Akasa Venom Voodoo Tower.

IMG_8730.jpg

IMG_8731.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Bios ta atualizada pra ultima versão? Como você ta usando apenas três pentes de memória, e eles são diferentes em frequencia e em marca, pode também ta ocorrendo algum conflito, tenta tirar esse pente da corsair.

 

Só uma observação: Usando 3 pentes de memoria não fica em dual Channel, se tiver usando apenas 2 pentes iguais o dual Channel acontece nos canais A1 e B1, se tiver usando 4 pentes iguais o dual Channel vai usar tanto os Canais A1 e B1 (1 Channel), quanto A2 e B2 (2 Channel). E por você estar usando memorias de frequencias diferentes, reduziu a frequência de todas as memórias de 2400mhz da kingstom pra apenas 2133mhz da corsair. Lembrando que o ideal é usar apenas memórias iguais em pares de 2 ou 4 pentes (Mesmo Modelo, Marca, Tamanho e Frequência), para fazer o dual channel sem risco de incompatibilidades.

 

O erro sempre aconteceu desde que você comprou/montou o pc? Ou ocorreu depois de alguma mudança de componentes ou configuração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, mtalyson disse:

A Bios ta atualizada pra ultima versão? Como você ta usando apenas três pentes de memória, e eles são diferentes em frequencia e em marca, pode também ta ocorrendo algum conflito, tenta tirar esse pente da corsair.

 

Só uma observação: Usando 3 pentes de memoria não fica em dual Channel, se tiver usando apenas 2 pentes iguais o dual Channel acontece nos canais A1 e B1, se tiver usando 4 pentes iguais o dual Channel vai usar tanto os Canais A1 e B1 (1 Channel), quanto A2 e B2 (2 Channel). E por você estar usando memorias de frequencias diferentes, reduziu a frequência de todas as memórias de 2400mhz da kingstom pra apenas 2133mhz da corsair. Lembrando que o ideal é usar apenas memórias iguais em pares de 2 ou 4 pentes (Mesmo Modelo, Marca, Tamanho e Frequência), para fazer o dual channel sem risco de incompatibilidades.

 

O erro sempre aconteceu desde que você comprou/montou o pc? Ou ocorreu depois de alguma mudança de componentes ou configuração?

 

A Bios ta atualizada;
O Dual Channel ta nas duas iguais (A1 e B1), a memoria diferente ta na A2;
O erro aconteceu depois de um tempo de pc montado, não lembro de ter feito mudanças ou se fiz não lembro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, raiff disse:

 

A Bios ta atualizada;
O Dual Channel ta nas duas iguais (A1 e B1), a memoria diferente ta na A2;
O erro aconteceu depois de um tempo de pc montado, não lembro de ter feito mudanças ou se fiz não lembro.

 

Pois é, como eu falei, não tem como ter dual channel com 3 memorias, ou você tem com 2 ou tem com 4, nunca com numeros impares de memorias. Não dá pra ter dual channel em A1 e B1 somente se você tem uma terceira memória conectada.  Essa memoria diferente pode ta dando algum conflito, é só uma teoria. Isso se a bios ta atualizada como você disse. Não é que não pode usar 3 memorias, poder pode. Só perde o dual channel no caso, como mostrado na imagem abaixo:C5KUt.jpg


Se não for isso, é realmente estranho esse problema de só ligar na segunda vez. Já tentou resetar a bios tirando a bateria que fica na placa-mãe por alguns segundos e depois recolocando, com o pc desligado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, mtalyson disse:

 

Pois é, como eu falei, não tem como ter dual channel com 3 memorias, ou você tem com 2 ou tem com 4, nunca com numeros impares de memorias. Não dá pra ter dual channel em A1 e B1 somente se você tem uma terceira memória conectada.  Essa memoria diferente pode ta dando algum conflito, é só uma teoria. Isso se a bios ta atualizada como você disse. Não é que não pode usar 3 memorias, poder pode. Só perde o dual channel no caso, como mostrado na imagem abaixo:C5KUt.jpg


Se não for isso, é realmente estranho esse problema de só ligar na segunda vez. Já tentou resetar a bios tirando a bateria que fica na placa-mãe?

 

 

Acabei de tentar atualizar a BIOS, ele não queria ligar de forma alguma, ai tive que tirar a bateria pra ele voltar a ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, raiff disse:

 

 

Acabei de tentar atualizar a BIOS, ele não queria ligar de forma alguma, ai tive que tirar a bateria pra ele voltar a ligar.

Atualizar Bios é um procedimento arriscado, pode corromper e estragar a placa-mãe se não souber o que ta fazendo. Algumas vezes depois de atualizar, pra ligar de novo só resetando manualmente mesmo tirando a bateria. O pc deu boot normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, mtalyson disse:

Atualizar Bios é um procedimento arriscado, pode corromper e estragar a placa-mãe se não souber o que ta fazendo. Algumas vezes depois de atualizar, pra ligar de novo só resetando manualmente mesmo tirando a bateria. O pc deu boot normal?

Consegui atualizar a BIOS, pra ultima versão disponível. Porém depois de você ter questionado as memorias, eu fiquei encucado e retirei a Corsair, ele ligou normal. Ai testei colocando ela no ultimo slot e continuou a ligar normalmente, não sei se é o slot ou a memoria. ai ficou o slot A1, B1 com as Kingston e B2 com Corsair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, raiff disse:

Consegui atualizar a BIOS, pra ultima versão disponível. Porém depois de você ter questionado as memorias, eu fiquei encucado e retirei a Corsair, ele ligou normal. Ai testei colocando ela no ultimo slot e continuou a ligar normalmente, não sei se é o slot ou a memoria. ai ficou o slot A1, B1 com as Kingston e B2 com Corsair

As vezes é um briga interna entre aquele slot em específico e aquele pente de memória kkkkk não tem como saber. Aqui no meu por exemplo, quando montei ele, só reconheceu um dos dois pentes de 4gb, dai eu só inverti os pentes de memória nos slots e reconheceu os dois. Espero que não dê mais esse problema de ficar iniciando só na segunda vez. Se voltar o problema, tira esse pente da corsair

Até porque, como eu te disse, por causa dessa memoria da Corsair ser de apenas 2133mhz, ela ta diminuindo a velocidade das duas outras memorias Kingston de 2400mhz, pois quando tem memorias de velocidades diferentes, o sistema nivela pela de menor velocidade. Então tenta vender esse pente e comprar outros dois também de 2400mhz exatamente iguais (frequencia, modelo, capacidade) aos que você já tem pra fazer o dual channel.

Da forma que você ta usando, ta somente em single channel e isso diminui um pouco a performance do sistema, principalmente em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...