Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura ideal do VRM


Posts recomendados

Bom dia a todos,

 

Bom, estou com dúvidas a respeito de uma temperatura considerada ideal ou aceitável para os VRMs. Minha Mobo é uma Z370m Aorus Gaming, e até então eu estava por fora do superaquecimento de VRM em mobos da gigabyte. Meu processador é um 8600k, e ontem em stress de FPU, na parte de monitoramento de sensores do AIDA 64, notei que o processador em stock com baixa tensão (vcore padrão) chega a bater 82ºc no VRM, em overclock a 4.8ghz e a 1.28v de vcore vai pra um pouco mais de 102°c, devo me preocupar com isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se fosse qualquer outra placa-mãe, eu lhe diria para nao se preocupar, mas como tenho pavor a esta marca que voce usa, a qual recuso ate escrever o nome. lhe digo para comprar uma fan de 120mm e colocar proximo ao vrm, ou se seu gabinete ja tem, aumentar a rotacao da fan traseira para expelir mais ar quente das vrms. deixa por volta dos 95graus.

 

  • ja no modo padrão de vcore, essa temperatura de 82 graus esta aceitavel.

 

o grande problema é que esse dissipador tem uma area de superficie com baixa eficiencia na troca de calor. é bonito visualmente mas na pratica esquenta mesmo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, leo3D disse:

se fosse qualquer outra placa-mãe, eu lhe diria para nao se preocupar, mas como tenho pavor a esta marca que voce usa, a qual recuso ate escrever o nome. lhe digo para comprar uma fan de 120mm e colocar proximo ao vrm, ou se seu gabinete ja tem, aumentar a rotacao da fan traseira para expelir mais ar quente das vrms. deixa por volta dos 95graus.

 

  • ja no modo padrão de vcore, essa temperatura de 82 graus esta aceitavel.

 

o grande problema é que esse dissipador tem uma area de superficie com baixa eficiencia na troca de calor. é bonito visualmente mas na pratica esquenta mesmo.

 

 

Eu acho realmente alta, mas pelo que vi em reviews so placas mãe extremamente caras mantem uma temperatura mais baixa que isso, como no caso da godlike da MSI, mas assim em relação as outras é realmente bem mais quente e isso porque a tampa do gabinete está aberta, e uso push n pull no H100i com fans soprando pro gabinete, ja que ele está na parte frontal. No meu teste do aida nao tinha dado thermal trhotling, mas fico com medo de manter o over. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@T. Brito  olha so esclarecendo alguns pontos importantes que voce deve levar em consideracao, eu nao sei qual o tipo de vrm sua placa-mãe tem mas é provalvel que nao seja os top, o que vai acontecer é com o passar do tempo, isso claro depende de quanto tempo voce usa seu pc e de que modo usa seu pc, seus vrms irão inevitavelmente deixar de segurar seu overclock,

 

sintomas de morte da gi***** : 

audio onboard picotando

interferancia em headset microfonia

usb 2.0 queimando

usb 3.0 nao reconhece pendrive

etc...

ai depois vem a morte do vrm,  nao necessariamente nesta ordem :)  ;

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara to encucado, esse cara aqui tem basicamente o mesmo setup que o meu:

A placa-mãe é a mesma, inclusive fiz uma pergunta pra ele no vídeo dele, e o VRM que é o TMPIN4 no HWmonitor fica estável em 63,64º o meu jogando sem fazer overclock fica assim, se eu fizer teste vai passar dos 80, bater uns 84 por ai, se eu fizer overlock ave maria nem comento, eu to achando que pode ser minha fonte que está esquentando demais, mas acho estranho, uso uma da evga de 600w 80 plus white, sera que pode ser isso? ele usa uma tx 750w da corsair, outra coisa que notei é que o processador dele está praticamente com o tdp máximo de 95, eu quando faço overclock passa dos 100 fácil, isso porque nem uso o prime pra fazer testes, porque a temperatura vai subir pra 100 em menos de 1 minuto. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...